quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Círio de Nazaré - Brasília/DF

Há mais de 35 anos a comunidade paraense que vive em Brasília comemora, nos moldes do Círio de Belém que atrai milhares de pessoas às ruas, o Círio de Nazaré de Brasília no Lago Sul.

A comunidade paraense confraterniza-se em torno da festa que acontece todos os anos, no mês de setembro, sempre no 2º final de semana, exatamente 1 mês antes da festa de Belém do Pará.

Este ano, a festa será nos dias 10, 11, 12 e 13 de setembro, com barracas temáticas com comidas típicas do Pará, Nordeste, Brasília, Sudeste e mais diversas barracas, cada qual com uma especialidade diferente.

Para quem quiser conhecer de perto a culinária paraense, a barraca do Pará está se preparando muitos quilos de Pato no Tucupi, Tacacá, açaí, caranguejo, vatapá paraense, maniçoba, bombom de cupuaçu, entre outros. trazidos de Belém.

Na barraca de Brasília, um mix de sabores, onde serão servidas tapiocas recheadas com carne seca e abóbora; frango com catupiry e outros mais. Além disso, também haverá founde de frutas com chocolate e churros.

Na barraca do Nordeste, será servido um delicioso prato com carne de sol, lingüiça toscana, arroz, paçoca, mandioca cozida e vinagrete. E também, para quem preferir, haverá um caprichado arroz carreteiro.

Na barraca do Sudeste, será servido macarrão com molhos diversos, preparados por quem entende do assunto

Teremos ainda muitas delícias, para agradar a todos os gostos, como crepes da Sweet Cake, cachorro quente, pastel com caldo de cana, galinhada, churrasquinho, doces e tortas, sorvete Gula Gelada, além de bebidas, artigos religiosos, artesanato paraense eanimação infantil.

E em todos os dias haverá uma tenda com palestras, orações, evangelização e também shows de bandas Católicas.

A festa é em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, é no dia 13/09, às 16h30min haverá Missa em ação de Graças, e em seguida a Procissão do Círio, onde milhares de fiéis caminham segurando em uma corda, que circunda a imagem da santa, vinda de Portugal.
Esta tradição é repetida em Belém há mais de 200 anos, e em Brasília a mais de 35 anos, na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, na QI. 1 – Conjunto 1 Lote A - Lago Sul (após o balão do Aeroporto, inicio da estrada parque Dom Bosco, segunda construção, à direita).

Programação

De 02/09 a 10/09...... Missa e Novena, às 19h30, sábado, dia 05/09 às 18h30.

De 10 a 13/09........... MISSA E QUERMESSE: Barracas com comidas típicas regionais e shows.


HORÁRIOS DETALHADOS - FESTIVIDADES:

Dia 10 de setembro (5ª feira) às 19h30MISSA presidida pelo Pe. Rambo, encerramento da novena e início das festividades, com abertura das barracas da quermesse e show Evangelizador com o Ministério de Música da Liturgia da Paróquia.

Dia 11 de setembro (6ª feira) às19h30 - MISSA, presidida pelo Pe. Moacir Anastácio seguida pela quermesse com barracas de comidas típicas e show com a banda Sirac.

Dia 12 de setembro (sábado) às 18h30 - MISSA presidida pelo Pe.Giovani Carlos, quermesse com barracas de comidas típicas e show com a banda Maranatha.

Dia 13 de setembro (domingo) às 10h30MISSA. Ofício de Nossa Senhora, Oração do Terço Mariano. Abertura das barracas com comidas típicas a partir das 12 horas.

Às 16:30, Missa festiva em ação de graças pelo Círio de Nazaré.

Às 18h00 PROCISSÃO DO CÍRIO, seguida por show pirotécnico e show com a banda Amigos do Pai.

Mais informações:
Paróquia Nossa Senhora de Nazaré – fone: 3365.2963


Nenhum comentário:

WMblog.blogspot.com - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: Rodrigo Vidigal