quarta-feira, 23 de setembro de 2009

SOBRE SUICÍDIO. o que fala nossa igreja?

Com base nas Sagradas Escrituras, o Catecismo da Igreja Católica fala que:

1691. Cada um é responsável por sua vida diante de Deus, que "lha deu e que dela é sempre o único e soberano Senhor. Devemos receber a vida com reconhecimento e preservá-la para honra dele e salvação de nossas almas. Somos os administradores e não os proprietários da vida que Deus nos confiou. Não podemos dispor dela.

1692. O suicídio contradiz a inclinação natural do ser humano a conservar e perpetuar a própria vida. É gravemente contrário ao justo amor de si mesmo. Ofende igualmente ao amor do próximo, porque rompe injustamente os vínculos de solidariedade com as sociedades familiar, nacional e humana, às quais nos ligam muitas obrigações.

1693. Se for cometido com a intenção de servir de exemplo, principalmente para os jovens, o suicídio adquire ainda a gravidade de um escândalo. A cooperação voluntária ao suicídio é contrária à lei moral. Distúrbios psíquicos graves, a angústia ou o medo grave da provação, do sofrimento ou da tortura podem diminuir a responsabilidade do suicida.

1694. Não se deve desesperar da salvação das pessoas que se mataram. Deus pode, por caminhos que só Ele conhece, dar-lhes ocasião de um arrependimento salutar. A Igreja ora pelas pessoas que atentaram contra a própria vida.

4 comentários:

Flávio Bueno disse...

muito bom este temaaa

valeu Tiago pela sugestão...

muitos de nossos jovens estão afundados em situações q levam ao suícido, este dado é pouco levantado no Brasil, pq muitas vezes a família esconde, ou tenta esconder...

mais dados da secretária de saúde do DF revelam que cerca de 2% dos jovens de Brasília com idade entre 15 e 30 anos cometeram ou já tentaram cometer suícidio... o q representa um número significativo...

países como o japão onde este índice é muito alto existem políticas voltadas para combater este mal...

belo tema tiago

Anônimo disse...

VC VÃO ACABAR COM PROBLEMAS POR USAR A IMAGEM DO BATMAN NO BLOG, MAIS UMA VEZ AI NESTA FOTO.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Juliano disse...

Realmente... excelente tema...

rpincipalmente em uma sociedade q o stress e a depressão é tão presente...

parabéns ao blog....

Eduardo disse...

EU tbm me preocupo com esta questão...

legal usar o catescismo da igreja pra eaxplicar tal questão..

as vezes esquecemos do nosso catecismo q é tão bacana e tão rico em informações

WMblog.blogspot.com - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: Rodrigo Vidigal