sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Ecumenismo: papa ao encontro dos luteranos!!!!

O Papa Bento XVI visitará em breve a igreja luterana de Roma. O anúncio foi feito ontem pelo Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper. A notícia deixou o pastor luterano de Roma, Jens-Martin Kruse, “surpreso e feliz”.

Na coletiva de imprensa de apresentação do livro “Colhendo os frutos. Aspectos fundamentais da fé cristã no diálogo ecumênico. Consensos, convergências e diferenças”, o cardeal acrescentou que ainda não foi estipulada uma data para este evento.

A respeito do livro, o Cardeal Kasper adiantou que é o resultado de dois anos de intenso trabalho, ao lado de seus colaboradores e com os consultores e interlocutores ecumênicos. A obra analisa as principais comunidades protestantes, “as primeiras, depois do Concílio Vaticano II, a estabelecer um diálogo conosco”, e é estruturado em 4 capítulos: “Fundamentos da nossa fé comum”, “Salvação, justificação e santificação”, “A Igreja” e “Batismo e Eucaristia”".

Além da visita do papa à Igreja luterana, Dom Walter Kasper antecipou ainda a realização de um simpósio, em fevereiro de 2010, para se discutir sobre o futuro do ecumenismo ocidental. O livro apresentado ontem na Sala de Imprensa servirá de base para os debates do encontro.

Para ele, “o diálogo oficial entre a Igreja Católica e as comunidades protestantes históricas (anglicana, luterana, reformada e metodista) está entrando numa nova fase, depois de encerrada a primeira, dos últimos 40 anos, desde o final do Concílio Vaticano II até hoje. Esperamos que seja tão frutífera como a anterior e que possam ser resolvidos os difíceis problemas ainda pendentes” – declarou.

A respeito da visita de Bento XVI ao templo luterano, o convite foi feito pela própria comunidade de Roma, composta por 350 pessoas, em grande maioria descendentes de alemães. A ocasião seria o 25º aniversário da visita de João Paulo II, realizada em 11 de dezembro de 1983, nos 500 anos da morte de Martinho Lutero.

Ressaltando que este ano decorre também o 10º aniversário da declaração comum católico-luterana sobre a justificação, (assinada em 31 de outubro de 1999), o pastor não esconde a sua esperança de que Papa Ratzinger reze as Vésperas com a comunidade luterana, como o fez o Papa Wojtyla.

Nenhum comentário:

WMblog.blogspot.com - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: Rodrigo Vidigal