Páginas

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Não estamos sós: Temos o Espírito Santo!

"Se me amais, aplicar-vos-ei a observar os meus mandamentos; quanto a mim, eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Paráclito, que permanecerá convosco para sempre. É ele o Espírito da verdade, aquele que o mundo é incapaz de acolher, porque não o vê e não o conhece. Quanto a vós, vós o conheceis, pois ele permanece junto de vós e está em vós. Não vos deixarei órfãos, eu virei a vós” (João 14,15-18).
“Não vos deixarei órfãos.” Esta é a palavra mestra. Jesus não quer nos deixar órfãos, Ele sabe que precisamos de Sua presença. O Pai havia planejado que Cristo, fisicamente, não ficaria mais no meio de nós, mas não O percebemos, não O vemos fisicamente.
Quem agora está agindo é o Espírito Santo. Podemos dizer que todo o Antigo Testamento foi o tempo do Pai: o tempo em que o Pai se manifestou.
Chegando a plenitude dos tempos, Jesus veio e viveu, presente no meio de nós, por curto tempo: uns trinta e poucos anos. O Deus que se fez homem, o Deus que tomou a nossa humanidade, esteve conosco e viveu nossa vida. Permaneceu visível, palpável. Realizou as obras do Pai e deixou- nos a marca de Sua presença, mas foi um tempo curto. Terminada a Sua missão Ele voltou para o Pai, mas derramou sobre nós o Seu Espírito Santo.
Estamos no tempo do Espírito Santo: na fase em que é o Espírito Santo Paráclito quem age e se manifesta. Ele realiza agora em nosso meio as obras de Jesus. Ele não age por Si: as obras d'Ele são as obras de Jesus. Ele está glorificando Cristo Jesus, está fazendo com que as obras d'Ele continuem por meio de nós.
Nenhuma das pessoas da Trindade busca a Si mesma, mas busca o Outro. É justamente isso que o Espírito Santo está fazendo. Este trecho bíblico é a promessa de Jesus de enviar-nos Seu Espírito. Ela faz parte da Sua pregação na Última Ceia:
“Se me amais, aplicar-vos eis a observar os meus mandamentos; quanto a mim, eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Paráclito, que permanecerá convoco para sempre” (João 14,15-16).Quem é esse Paráclito? Jesus explica:
É Ele o Espírito da verdade, Aquele que o mundo é incapaz de acolher, porque não O vê e não O conhece. “Quanto a vós, vós o conheceis, pois ele permanece junto de vós e está em vós” (João 14,17).
“Permanece junto de vós e está em vós”, não apenas estará convosco, mas estará em vós. Esta Palavra é muito importante: “Está em nós”. Jesus quer que o Espírito Santo permaneça em você. Esta é a grande verdade do Cristianismo: você cristão é templo do Espírito Santo. Ele mora, vive, habita em você. Ao mesmo tempo, Jesus quer que esse mesmo Espírito, que vive em você, aja em você e por seu intermédio. Ele quer que o Espírito Santo se derrame em sua vida como uma fonte de água viva.


Trecho do livro “O Pão da Palavra – Volume 3” de monsenhor Jonas Abib

Nenhum comentário:

Postar um comentário