Páginas

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

CENFI 1960-2010: 50 anos de formação missionária!!!

CENFI 1960-2010: 50 anos de formação missionária

Em 15 de dezembro de 1960, começava o primeiro Curso do CENFI (Centro de Formação Intercultural) para a iniciação das missionárias e dos missionários estrangeiros à missão no Brasil. A iniciativa foi encabeçada pelos Franciscanos Menores, por obra do norte-americano Fr. João Batista Vogel, sob impulso do famoso teólogo e sociólogo Mons. Ivan Illich, e de seus Centros de Formação Intercultural (CIF) de Fordham, EUA, e de Documentação Intercultural (CIDOC) de Cuernavaca, México.

O primeiro Curso do CENFI teve 18 participantes, entre padres e irmãs todos de língua inglesa, durava dez semanas, sua sede era o Colégio São Francisco de Assis em Anápolis, GO, e chamava-se “Secção Brasileira do Instituto de Comunicação Inter-cultural”. A referência era o homônimo Instituto da Universidade Católica de Ponce, Porto Rico, inspirado por Ivan Illich, onde Fr. João Batista Vogel fez sua capacitação e de onde trouxe metodologia e profissionais para começar o mesmo curso aqui no Brasil.

A partir dessa data, abrem-se as celebrações dos 50 anos do CENFI. Esse curso introduziu, ao longo das últimas cinco décadas, milhares entre irmãs, padres e leigos estrangeiros à missão no Brasil através de uma aprendizagem sistemática da língua portuguesa e de uma iniciação à sociedade, às culturas e à caminhada da Igreja no Brasil.

Hoje o CENFI integra uma série de iniciativas do Centro Cultural Missionário (CCM), organismo da CNBB com sede em Brasília, DF, sob a responsabilidade direta da Comissão Episcopal da Ação Missionária e da Cooperação Intereclesial.

Não são previstos particulares eventos comemorativos, vistos que os protagonistas, diretores e missionários que passaram pelo CENFI, estão bastante imersos na missão no Brasil afora. Os 50 anos do CENFI se prestam mais para uma reflexão pacata sobre o tema da formação missionária no Brasil: suas memórias, seus caminhos e suas perspectivas. É o que será encaminhado pelos atuais responsáveis do Curso, através das publicações missionárias e dos eventos promovidos pelo Conselho Missionário Nacional (Comina) e pelo Centro Cultural Missionário (CCM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário