Páginas

sexta-feira, 19 de março de 2010

Bento XVI a ação católica: promover solidariedade e respeito pela dignidade humana

O Santo Padre enviou um telegrama aos participantes do IV Congresso Internacional da Ação Católica (FIAC) realizado em Kigali, capital de Ruanda.


"Pão, vida, paz e liberdade" foi o tema do Congresso que reuniu delegados da Ação Católica de vários países africanos e europeus. O papa expressou satisfação pela realização do encontro, sublinhando a importância de reafirmar os valores espirituais em favor da autêntica solidariedade e do respeito pela dignidade humana.


O Congresso foi um momento de formação para os responsáveis e membros da Ação Católica e também para os representantes de outros movimentos laicos. Bispos, sacerdotes, religiosos e leigos de vários países refletiram sobres os desafios enfrentados pela evangelização, como a pobreza, as injustiças sociais, o mau governo, a persistência da insegurança e da corrupção, a deterioração dos valores, a urgência de reconciliação, a necessidade de uma cultura da paz e de uma formação na Doutrina Social da Igreja.


Os participantes ressaltaram num documento os compromissos que devem ser assumidos em favor da defesa da vida, através da salvaguarda e da promoção da dignidade da pessoa humana e seus direitos inalienáveis, do exercício da caridade para com os mais pobres, a formação das consciências, a busca de justiça, paz e reconciliação, a aplicação dos princípios de subsidiariedade, do bem comum e da solidariedade em várias realidades sociais.


Em particular, a Ação Católica quer difundir a Sagrada Escritura nas línguas locais a fim de que a Palavra de Deus chegue a todos os povos, utilizar os meios de comunicação modernos como instrumento eficaz de transmissão da fé cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário