segunda-feira, 22 de março de 2010

Papa pede desculpas às vítimas de abuso sexual!!!

Diante do crescente escândalo, o Papa Bento XVI assina uma Carta Pastoral dirigida à Igreja da Irlanda, totalmente consagrada à «situação dolorosa» provocada pelos escândalos de abuso sexual que atormentam o clero naquele país.

Bento XVI pediu desculpas às crianças vítimas de abuso sexual neste termos: «têm sofrido terrivelmente e eu estou arrependido». «Sinto vergonha e remorso», pode ler-se ainda nesta Carta Pastoral sem precedentes.

Na Carta, o Papa também anunciou uma investigação formal do Vaticano às dioceses, seminários e ordens religiosas irlandesas, afectadas pelo escândalo.

O Papa, e diante de repetidos escândalo de abuso sexual por padres na Igreja Católica, já tinha revelado a sua vontade de que com esta Carta possa «ajudar o arrependimento, cura e renovação».

Nas últimas semanas, o Vaticano tem feito um esforço por conter os danos de uma série de escândalos de abusos sexuais de crianças por padres da Irlanda, Alemanha, Áustria, Holanda, Espanha e Brasil.

Há já reacções na Irlanda a esta Carta Pastoral. Um representante vítimas do abuso sexual clerical diz-se profundamente decepcionado. «Nós sentimos que a carta está muito longe de resolver as preocupações das vítimas», disse Maeve Lewis, a directora executiva do grupo de vítimas «One in Four», à Reuters.

Maeve acrescenta que a Carta do Papa concentra-se na valorização negativa dos padres irlandeses sem reconhecer a responsabilidade do Vaticano.

O documento de Bento XVI também não exige a renúncia do chefe da igreja na Irlanda, o Cardeal Sean Brady, uma exigência deste grupo de apoio.

Acompanhem neste video:

http://diario.iol.pt/artmedia.html?id=1148838&pagina_actual=1&tipo=2&mul_id=13235532

Nenhum comentário:

WMblog.blogspot.com - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: Rodrigo Vidigal