Páginas

quinta-feira, 4 de março de 2010

Retiro Quaresmal Franciscano 2010

O retiro é um momento em que paramos, momento de saída para refletir sobre nós mesmos, a nossa condição de vida. Como estou vivendo? Quais são as minhas motivações? Como estou agindo? Comportando-me no meio da sociedade? Quais são as minhas contribuições? O que estou oferecendo para a minha comunidade, onde as pessoas possam viver mais felizes?

O retiro quaresmal franciscano será um momento de saímos do barulho, do mundo agitado para ficarmos a sós com Deus. Trata-se de um momento de intensa e profunda intimidade com Deus e São Francisco de Assis. É um espaço de oração, meditação através da palavra de Deus, dos textos sagrados e dos últimos dias de São Francisco. Deus quer nos falar, mas no barulho é muito difícil ouvir a voz de Deus, em meio a tantas correrias, precisamos do silêncio. “[...] no silêncio, aprendemos a fazer distinções. Os que fogem do silêncio também fogem das distinções. Não querem ver muito claro. Prefere a confusão”. (Thomas Merton). Você tem o costume de fazer silêncio? Retiro é também um profundo silenciar para ouvir Deus.

No retiro somos convidados a nos entregarmos nos braços de Deus, confiar a ele toda a nossa vida. O retiro é um momento oportuno para renovarmos a nossa vida de oração, a nossa espiritualidade. Como vai a minha vida de oração? É um momento de olharmos para dentro de nós mesmos, reflexão acerca de nós mesmos. Refletir o meu relacionamento comigo mesmo, com Deus e com o outro, o meu irmão.

O retiro não é momento para estudos, nos preocuparmos com os cálculos matemáticos, físicos etc. É realmente um encontro único com Deus. Desse encontro nem todas as pessoas têm o privilégio. Aquelas que têm a oportunidade de participar de um retiro são privilegiadas, porque no retiro a pessoa tem a oportunidade de buscar forças para viver mais felizes e renovar a sua vida de oração, para melhor se corresponder com Deus e relacionar-se com as outras pessoas. Todas nós no decorrer de nossas vidas, precisamos de um momento para nos reabastecermos da graça de Deus.

Participe do RETIRO QUARESMAL FRANCISCANO 2010 com Frei Marcelo na Casa de Retiros do Instituto São Boaventura em Brasília, anexo ao Santuário São Francisco na Asa Norte. Serão três dias de encontro, silêncio e reflexão franciscana.

Inscreva-se aqui:

Dias 26, 27 e 28 de março de 2010. No início da semana santa venha rezar com os franciscanos e caminhar com Cristo e Francisco rumo ao Reino.

As acomodações comportam 19 quartos com três leitos e banheiro interno. Serão 57 vagas. As refeições serão servidas no refeitório da Casa de Retiros. Conheça esse espaço de oração. Ligue e converse com a coordenadora Radma da Casa de Retiro no telefone: (61) 3349 0230, ela lhe dará todas as informações necessárias e também de como fazer sua inscrição e pagamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário