Páginas

sábado, 30 de outubro de 2010

Diferenças e semelhanças entre SERRA E DILMA!!!

Padre Joãozinho, scj on outubro 30th, 2010

Estamos às portas de uma importante eleição presidencial. Para alguns os ânimos estão apaixonados e a escolha feita turva a razão. Não me parece muito razoável para manter uma reflexão de nível. Vamos tentar ponderar, do nosso limitado ponto de vista, as semelhanças e diferenças entre os dois candidatos. Fazemos isso estimulados pela mensagem do Papa Bento XVI aos bispos brasileiros, neste dia 28.10.2010. O Santo Padre afirmou que a participação dos padres e bispos na política é “mediata” e a dos leigos é “imediata”. Sintético e genial. Cabe ao clero formar as consciências, ajudar a refletir e cuidar das coisas da Igreja. Cabe aos leigos e leigas militar na política e cuidar das coisas da família e da sociedade. Portanto, mesmo já tendo escolhido em quem vou votar (meu direito enquanto cidadão), esta opção não está em pauta neste artigo. JS pensa do global para o pessoal. Sempre vê a partir do macro para chegar ao micro. Tem uma estrutura de pensamento claramente dedutiva. DR tem pensamento de matriz indutiva. Normalmente parte do real para o ideal, do micro para o macro, da pessoa para a sociedade, do fato para a norma. JS é signatário da visão de Estado praticada desde o governo FHC, que acredita no setor privado e tende a enxugar a máquina do governo. DR acredita em um Estado forte, com um Governo que atue e monitore atentamente o setor privado. JS inclina-se a promover o setor produtivo e empreendedor. DF faz a opção preferencial pelos que trabalham e consomem. JS tem uma poesia agradável aos ouvidos da classe média. DF fala o português das classes populares. Incomoda o fato de nenhum dos dois candidatos terem explicitado por escrito clara e detalhadamente seu projeto de governo. Ambos se apresentam como administradores compentes para o Brasil. São igualmente frágeis no carisma. Têm claras dificuldades diplomáticas. JS normalmente conjuga o verbo na primeira pessoa do singular. É personalista. Fará um governo à sua imagem e semelhança. Tem dificuldades de referir-se ao próprio partido. Pensa que é o sol. DR parece orientada para sistematicamente conjugar o verbo na primeira pessoa do plural. Apresenta-se como representante de um governo que tem aprovação popular, especialmente do presidente Lula. Mas vez por outra trai esta orientação mostrando-se tão personalista quanto JS. Eleitos, certamente governarão com personalidade. Ambos terão o desafio de domar seus ávidos partidos. Até o momento PT e PSDB, por motivos diferentes, brincam de esconde-esconde. Ninguém viu José Dirceu… Ninguém viu FHC.

Algumas pessoas dizem que estamos diante de dois candidatos muito parecidos. Engano. São muito diferentes. José Serra (JS) tem mostrado uma ênfase na economia, enquanto Dilma Rousseff (DR) tem insistido na questão social como eixo transversal de seu modo de pensar a vida. Ultimamente veio para o centro do debate a questão da vida, emblematizada pela descriminalização do aborto. Até o papa se pronunciou. A questão é fundamental e irrenunciável, mas não me parece que possa servir de critério para escolher ou excluir um dos candidatos. Aberta ou veladamente os dois se inclinam pela descrimilização. Um já fez no passado; outra sabe que seu governo já faz no presente.

Vamos para as urnas… e que vença: O BRASIL!

3 comentários:

  1. Bom moçada!!!

    quem acompanhar este padre no veiculos de interação sociaql sabe q ele é abertamente Serra e tem seus motivos

    Para não dizer q eu to tendendopara um lado coloco este texto dele ae... q pra mim foi a unica coisa, realmente, coerente q ele disse em meses!!!

    Analisem e parafraseando ele q Vença o Brasil!!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo19:29

    Gostei do texto, tem muita coerência, infelizmente, alguns meios e católicos fazem campanha quanto ao aborto para puxar votos para o candidato serra... como se isso fosse o maior problema que o Brasil encontra... Sou contra o aborto, mais não foi somente isso que decidiu meu voto!!! Minha análise foi muito mais ampla....
    Na minha opinião os dois são abortistas...rsrsrs
    Mais uma coisa é certa... não anularei meu voto por isso!!!
    NOS MILHÕES DE VOTOS QUE O BRASIL TEM EU QUERO SER UM DOS RESPONSÁVEIS PELO CRESCIMENTO DO PAÍS!!! COMO??? COM MEU VOTO!!! POR MENOR QUE SEJA MAIS TEM VALOR!!!

    DEUS ABENÇOE E CUIDE DO BRASIL!!!

    ANDRÉ MORAIS

    ResponderExcluir
  3. idem irmão!!!!

    assino aonde????

    ResponderExcluir