Páginas

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Política. É preciso entender para transformar!!!

Compreender a política é também uma forma para despertar o desejo de ir além, exercer verdadeiramente a cidadania e, assim, mudar o que está errado.

Este livro, de caráter introdutório, pretende apresentar o mundo da política para os jovens e ainda, despertar neles o interesse em conhecer a estrutura do poder, a função de nossos representantes, o trabalho desempenhado em cada cargo e as formas como são tomadas as decisões que afetam toda a sociedade. Para isso, Maria Beatriz Lemos, mestre em Ciências Sociais na área de Política, esclarece o funcionamento das instituições brasileiras e discute conceitos importantes para sua compreensão, de uma maneira simples, mas muito bem fundamentada, na obra Política – Entender para transformar, de Paulinas Editora.

A obra é dividida em quatro partes: na primeira, são apresentados conceitos sobre política, as formas de governo mais comuns e os princípios básicos da democracia; a seguir, a autora explica como funciona a política no Brasil, ou seja, o sistema eleitoral, o sistema de governo brasileiro e a estrutura dos partidos; demonstra, então, a importância de se interessar pelo assunto e de que forma é possível participar da política em nosso País. Ao final, relaciona livros e autores que podem proporcionar maior aprofundamento no tema.

Conforme conclui a autora na obra, viver em sociedade não é apenas viver próximo uns dos outros, já que todas as ações têm repercussão entre seus membros. As alternativas para participação são variadas e há enormes desigualdades para serem vencidas em nosso País. Desta maneira, compreender a política é também uma forma para despertar o desejo de ir além e exercer verdadeiramente a cidadania e assim mudar o que está errado, reivindicar o cumprimento das leis, fiscalizar a atuação dos nossos representantes, exigir a punição para os casos de corrupção, lutar por uma sociedade mais ética e justa.


Título: Política – Entender para transformar
Autora: Maria Beatriz Lemos
Ilustrador: Francisco A. Marcatti Jr.
Paulinas Editora
Coleção: Adolescer
Formato: 11,5 x 16,0
Páginas: 128
Preço: R$ 13,50
Código: 517410
ISBN: 9788535626667

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina

Nenhum comentário:

Postar um comentário