Páginas

sábado, 27 de novembro de 2010

Preparemos o Natal do Senhor! Preparemos a segunda vinda do Senhor! Vem, Senhor Jesus!

+ João Braz de Aviz
Arcebispo Metropolitano de Brasília


Hoje a Igreja inicia o primeiro tempo do novo ano litúrgico. É o tempo do advento, isto é, da chegada do Senhor, em sua primeira vinda no natal de Jesus, acontecido há mais de dois mil anos. É também a chegada do Senhor que aguardamos, em sua segunda vinda, no final dos tempos. O tempo do advento, que hoje iniciamos, é tempo de piedosa e alegre expectativa.

A palavra que o evangelista Mateus hoje nos anuncia é: “ficai atentos!” (Mt 24,42). “Ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá” (Mt 24,44). São palavras que nos alertam a não viver projetados no passado ou, quem sabe, preocupados com o futuro. Há um tempo presente, o único de que dispomos com certeza, na fragilidade de nossa existência. É nesse tempo presente, o agora que vivemos, o tempo em que somos chamados a estar na presença do Senhor que está para chegar.

O apóstolo Paulo, amigo incondicional do Senhor, nos alerta: “Vós sabeis em que tempo estamos, pois já é hora de despertar. Com efeito, agora a salvação está mais perto de nós do que quando abraçamos a fé. A noite vai adiantada, o dia vem chegando: despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da luz. Procedamos honestamente, como em pleno dia: nada de glutonerias e bebedeiras, nem de orgias sexuais e imoralidades, nem de brigas e rivalidades. Pelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo” (Rm 13,11-14ª ). Eis aqui, irmãos e irmãs, um excelente programa para realizarmos juntos em nossas comunidades até o dia do Natal do Senhor!

O dia do Senhor, porém, que está para chegar, não é o dia dos católicos apenas, ou dos cristãos, mas de todos os homens e mulheres da terra. O profeta Isaías fala, alguns séculos antes, dizendo: “Acontecerá nos últimos tempos, que o monte da casa do Senhor estará firmemente estabelecido no ponto mais alto das montanhas e dominará as colinas. A ele acorrerão todas as nações, para lá irão numerosos povos e dirão: “vamos subir ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos e nos ensine a cumprir seus preceitos” (Is 2,2-3).

Todos os povos têm acesso livre a esse encaminhamento para o Senhor. Ele mesmo deixou todos os caminhos de sua misericórdia abertos para isso. Cabe ao homem e à mulher de boa vontade buscar este encontro. Isto é reservado para você e para mim a partir de hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário