Páginas

sábado, 1 de janeiro de 2011

Um novo começo em 2011

Por ser um Deus rico em amor e misericórdia, nosso Senhor Jesus Cristo proporciona-nos um ano novo repleto de possibilidades de reais concretizações dos ideais de santidade e, por isso, no dealbar do ano de 2011, nosso olhar fixa-se n’Ele, o Salvador do homem. Temos que iniciar o novo ano reafirmando a certeza de que, sem Cristo, jamais alcançaremos o nosso destino último, pois é Ele quem, com a força do Seu Divino Espírito, nos acompanha nos desafios que enfrentamos a cada novo dia de nossas vidas.

O começo de um novo ano é sempre um tempo de graças e de conversão, que nos é concedido para que possamos recomeçar a partir de nosso Redentor. Um novo ano repleto de novas oportunidades é um novo tempo que recebemos a fim de cultivar nossa intimidade com Cristo, incrementar nossa participação nos sacramentos, resgatar os momentos de oração e de adoração e, sobretudo, é um tempo de capacitação, de profundas transformações, para que sejamos agentes de mudança, intrépidos servos do Evangelho que estão sempre disponíveis para testemunhar as razões da fé.

Desde os primeiros minutos do ano novo, nós temos que elevar a Deus um solene Te Deum repleto de gratidão por todas as graças e progressos alcançados no ano que termina. Mas, ao mesmo tempo, nós devemos professar que temos consciência de que iremos vivenciar alegrias e sofrimentos, dramas e esperanças, vitórias e derrotas no decorrer dos meses. Em todas essas situações, com renovada esperança, naturalmente, irá emergir a consciência de que é Jesus Cristo quem orienta os acontecimentos de nossa existência. Ele caminha conosco e não cessa de realizar grandes obras em prol de nossa cura e libertação. Em prol de nossa salvação, nesse novo ano, Cristo irá escancarar diante de nossos olhos os mananciais da graça sobrenatural. Ele irá nos convidar a descansar quando for necessário e irá nos conduzir a novas messes onde iremos trabalhar como discípulos e missionários, testemunhando que fomos alcançados por Seu amor.

Quando iniciamos um novo ano, unidos com a Virgem Maria, a Rainha da Paz, ela nos ensina a abrir as portas do nosso coração ao Cristo, para que Ele nos acompanhe ao longo de todo o ano. Se estivermos doentes, a possibilidade de novos dias traz consigo uma maior consolação ao corpo e ao espírito. Se estivermos confusos, com medo e receios, a possibilidade de novos dias traz consigo a necessária virtude da fortaleza para enfrentarmos as batalhas do dia a dia. Se estivermos robustecidos na vivência da fé e da caridade, a possibilidade de novos dias traz consigo a certeza de que cada dia é uma preciosa dádiva do Altíssimo que devemos acolher com retidão, piedade e ciência.

Quando a alvorada do ano novo irradia em nossas almas a luz de Cristo, de alguma forma resplandece diante dos nossos olhos o caminho que nosso Redentor espera que trilhemos ao longo do novo ano que se apresenta como o tempo ideal para corresponder à nossa vocação de santidade. Nesse processo de vivência da justiça, descobrimos que ninguém é santo sozinho, pois a santidade é contagiante. Descobrimos ainda que um único santo é suficiente para semear um imenso campo de fecundas obras. Na busca da santidade, por sermos seres humanos que vivem em comunidade, no início de um novo ano nós desejamos uns aos outros votos de serenidade e de bem, de saúde e de paz, de fraternidade e de pleno amor. Desejamos também que se realize nas nossas almas e nas almas do nosso próximo uma autêntica comunhão com o Cristo em quem depositamos todas as nossas esperanças, na certeza de que não seremos confundidos.

Ao longo de todo o novo ano, a nossa participação nos sacramentos deve tornar-se mais frequente, nossos gestos caritativos mais insistentes e nossa oração mais vigorosa, em ordem a obter de Deus o precioso dom da fraternidade e da paz em nossas comunidades, em nossas famílias, em nossas sociedades e em todos os países do mundo. Com esse propósito, iniciemos o ano novo com incontida alegria e confiança, imitando a fé, a doação e a dócil entrega da Virgem Maria, a Senhora de todos os povos, que medita e conserva no seu coração todas as maravilhas operadas por Deus no decorrer de nossa história. A ela nós confiamos os nossos bons propósitos de vivenciar cada novo dia desse novo ano em profunda e íntima comunhão com Cristo. Santa Mãe Maria, Rainha da Paz, rogai por nós, para que saibamos aderir, com sabedoria, neste ano de 2011, a salvação plena e definitiva que o nosso Redentor nos propõe! Que pela sua mediação, Virgem Mãe, Deus nos conceda um feliz e abençoado ano novo! Assim seja! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário