Páginas

domingo, 29 de maio de 2011

Novena de Pentecostes na Paróquia Nossa Senhora da Glória

Em preparação a Pentecostes - dia celebrado cinqüenta dias após o domingo de Páscoa, a Paróquia Nossa Senhora da Glória, Ceilândia Sul, realiza a Novena de Pentecostes. Serão nove dias de orações que começam na sexta-feira, dia 04 de junho, e vão até 12 de junho.

Há cinco anos, a paróquia realiza a novena, e “surgiu com o objetivo de incentivar e difundir a devoção ao Divino Espírito Santo”, como explica Paulo Alves Santos, Vice-Coordenador da Pastoral Litúrgica e Membro da Comissão de Pentecostes.

Quanto à sua essencialidade desses nove dias de oração, Paulo ressalta, “a partir da novena, busca-se celebrar melhor a festa de Pentecostes, compreendendo a importância da presença do Espírito Santo na Igreja e resgatando a religiosidade popular, tão ameaçada em nossa sociedade contemporânea”.

Este ano, a preparação do evento, que traz como tema e lema respectivamente, ‘Com a Virgem Maria pedimos um novo Pentecostes’ e “O Espírito Santo descerá sobre ti e a força do altíssimo te envolverá" (Lc 1,35), começou mais cedo, ainda na Páscoa, e tornou-se um “período de intensa evangelização”. “Na noite da Vigília Pascal, a bandeira do Espírito Santo foi enviada para visitar as famílias de nossa comunidade. Desde então, todos os dias membros de nossas pastorais e fiéis piedosos de nossa paróquia saem às ruas com velas acessas e cantando cantos tradicionais. Eles levam consigo a Bandeira do Espírito Santo e todo dia se reúnem para oração na casa de algum membro da comunidade”.

Ao todo, 42 famílias serão visitadas. No primeiro dia da novena, a bandeira será novamente conduzida para a matriz, onde ficará exposta para a veneração publica durante os nove dias.

Livro do Novenário e Camisetas

Já estão à venda as camisetas e os livros da Novena de Pentecostes. Vendidos na própria paróquia, a camiseta custa R$ 20,00 e o livro R$ 2,00. O dinheiro arrecadado pelas vendas será para custear as despesas do evento.

Paulo Alves, comenta que os textos da novena foram elaborados por ele e revisados pelo Pe. André Lima, vigário da paróquia. Quanto à Comissão de Pentecostes, ficou a função de organizar os escritos em forma de um livro.

Além da novena, o livro contém cantos e orações populares, a fim de facilitar a participação dos fiéis. Confira a programação abaixo.

Informações:
Local: Paróquia Nossa Senhora da Glória
Endereço: EQNM 3/5, Área Especial, Ceilândia-Sul / DF
Telefone: (61) 3581 1396

Nenhum comentário:

Postar um comentário