quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O Menino Jesus de Praga

A devoção ao Menino Jesus de Praga consiste no culto a Jesus, reconhecendo-O como REI desde a Sua infância . Esta devoção teve origem na cidade de Praga. Foi a princesa Polixena a primeira que deu ao Menino Jesus uma representação de Rei, numa imagem que ofereceu aos Carmelitas Descalços de Praga.

À vista dos prodígios operados , a devoção do Menino Jesus de Praga, confirmou-se ,estendeu-se, tornou-se universal. Para o Brasil , foi esta devoção trazida pelos Carmelitas , que instalaram , na basílica de Santa Terezinha da cidade do Rio de Janeiro, a Arquiconfraria do Menino Jesus de Praga, rica de indulgências e privilégios. Também para S. Paulo esta devoção foi trazida pelos Carmelitas. De fato, na Igreja Santa Terezinha, dedicaram ao Menino Jesus de Praga um nicho à direita de quem entra . Freqüentemente , prostra-se diante deste um grande número de fiéis para pedir a proteção do Menino Jesus e agradecer-lhe as graças já recebidas, muitas das quais são verdadeiros milagres.

Sucedem-se então as demonstrações de gratidão para com o Grande-Pequenino, expressão esta de carinho , que os agraciados gostam de aplicar ao Menino Jesus de Praga. É realmente inefável o poder de atração de Sua sagrada imagem. O rosto do pequeno REI é cheio de graça e tem um reflexo, na verdade divino. A mão direita está levantada em ato de abençoar, e com os seus dedinhos, o médio e o indicador juntos, parece apregoar a verdade do seu amor e eficácia de seus favores.

Na esquerda ,sustenta um pequeno globo , símbolo de Sua soberania no Universo; cinge-lhe a cabecinha augusta uma preciosa coroa, distintivo de Sua majestade real; uma túnica ,que vai aos pés, e um manto imperial lhe dão imponência e graça . O sorriso infantil , que desabrocha dos lábios rosados da linda imagem , atrai nossos olhares , anima a nossa confiança e parece repetir a todos os eus devotos aquela mesma promessa que dirigiu ao venerável Carmelita Descalço, Frei Cirilo da Mãe de Deus, o pioneiro da devoção ao milagroso Menino Jesus de Praga : "Se me amardes eu usarei convosco de misericórdia: quanto mais me honrardes, mais vos favorecerei", promessa que o Menino Jesus tem cumprido fielmente.

Nenhum comentário:

WMblog.blogspot.com - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: Rodrigo Vidigal