Páginas

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Você sabe o que é o YouCat ?

A Igreja Católica, preocupada em fazer chegar a Palavra de Deus aos jovens, de uma maneira simples e atrativa, editou o Catecismo Jovem (em inglês significa Youth Catechism, cuja sigla é YOUCAT). O livro, lançado em 2011, foi escrito com o envolvimento dos jovens para que a linguagem da publicação fosse adequada a esse público, contudo, sem perder em nada no conteúdo dogmático e espiritual.

Esse projeto vai ao encontro do pedido feito pelo Papa Bento XVI quando se dirigiu à juventude católica: “Estudai o catecismo! Este é o desejo do meu coração. Formai grupos de estudo nas redes sociais, partilhai-o entre vós na internet. Permanecei deste modo num diálogo sobre a vossa fé. Dou-vos a minha bênção e oro cada dia por todos vós”.

O Papa apoiou a iniciativa desde o início. Ele próprio escreveu o prefácio, recomendando o livro aos jovens. “Muitas pessoas me dizem: os jovens de hoje não se interessam por isso (o Catecismo). Duvido de que isto seja verdade e estou certo do que digo. Os jovens de hoje não são tão superficiais como se diz deles. Eles querem saber realmente o que é a vida”, enfatizou o Papa.

Monsenhor Fisichela, presidente do Conselho Pontifício para a Nova Evangelização, no dia do lançamento do livro em Roma, afirmou que o “YOUCAT é um verdadeiro catecismo e como tal um instrumento válido para a nova evangelização”. A publicação foi analisada e aprovada também pela Congregação para a Doutrina da Fé e pela Congregação para o Clero.

O YOUCAT está repleto de citações, referências e explicações que ajudam o leitor a compreender melhor os propósitos da Igreja. É uma leitura agradável não só para os jovens, mas para todo católico, de qualquer idade.

A obra tem a mesma proposta do tradicional Catecismo da Igreja Católica, além de contar com muitas imagens e textos complementares, sendo estruturado em 527 perguntas com as respectivas respostas. O YOUCAT é também o documento oficial das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) e está disponível em 23 línguas diferentes, inclusive em Português.

O preço do livro varia de R$ 25 a R$ 30, dependendo da editora. Todas as principais livrarias católicas, inclusive por meio de sites na internet, comercializam o YOUCAT em português. A Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre traçou a meta de distribuir 500 mil exemplares por todo o Brasil.

Além do livro de capa amarela, já foram lançadas outras duas publicações na mesma linha: “YOUCAT – Orações para os Jovens” e “YOUCAT – Agenda 2013”. Para mais informações sobre o livro, visite o site www.catecismojovem.com.br. Como se percebe, o YOUCAT é muito mais que um livro, é um projeto para a evangelização dos jovens. Boa leitura!


Por Renato Lima, pertence aos Vicentinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário