Páginas

terça-feira, 26 de março de 2024

O que é software livre e quais as vantagens em usá-lo na sua empresa

 Softwares são programas de computador que permitem aos usuários redigir textos, fazer tabelas, editar conteúdo, ver imagens e executar outras infinitas atividades no computador.

Sem a instalação dos softwares, não podemos executar essas atividades. Mas para tê-los, até pouco tempo, o usuário tinha que pagar por quase todos esses programas essenciais.

Na maioria das vezes, o computador já vem com os programas básicos instalados, mas o cliente paga o valor do software, nada módico, embutido no preço do computador. No entanto, uma geração de programas surgiu para acabar com isto: os softwares livres.

Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation, é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído com algumas restrições.

O software livre é um movimento que visa promover o compartilhamento de conhecimento e criar uma cultura de colaboração na comunidade de desenvolvedores. O software livre pode ser usado para qualquer propósito, desde desenvolvimento de software até pesquisa científica.

Diferentemente do software proprietário, que é vendido almejando lucro, software livre é produzido de forma colaborativa por milhares de programadores em todo o mundo, produzindo um único software de acesso gratuito.

Com a evolução dos softwares livres, já existem programas similares e tão bons quanto aqueles tradicionais e conhecidos pela maioria das pessoas. São programas de redação de textos, tabelas, banco de dados e muito mais. Basta entrar no site e baixar em seu computador.

Vantagens para micro e pequenas empresas

O uso de software livre possui uma grande vantagem em relação ao software proprietário, especialmente para as empresas, pelo não pagamento de licenças. Licenças de softwares podem representar um imenso custo a cada ano para a utilização e atualização de tais programas.

O preço de algumas licenças chegam a custar 70% do valor do software. Ou seja, imagine um software (o programa em si) que custe R$ 1.000,00, a sua licença a 70% seria algo em torno de R$ 700,00. Além disso, quando se compra um software proprietário só se tem "o direito" de usar em um único computador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário