Páginas

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cáritas Brasileira envia mais de 1 milhão de reais aos africanos!!!

Lançada em agosto deste ano pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sob coordenação da Cáritas Brasileira, a Campanha SOS África mobilizou milhares de brasileiros e brasileiras que prestaram solidariedade aos povos da África por meio de doações financeiras. Até o momento, foi arrecadado e enviado 1 milhão e 300 mil reais.

O objetivo da campanha emergencial é arrecadar fundos para a compra, principalmente, de alimentos e água potável para os milhões de africanos que ainda sofrem com a pior seca já registrada nos últimos 60 anos. A catástrofe ambiental atinge o Chifre da África (região Nordeste do continente que compreende países como Somália, Uganda, Etiópia, Quênia, Djibuti e Eritréia), atinge 13 milhões de pessoas e já matou cerca de 30 mil crianças de fome.

Leia mais
.: Papa envia nova ajuda financeira à países da África
.: SOS África: Coleta nas paróquias do Brasil ajuda a salvar vidas
.: Diversas instituições católicas levam ajuda à África

Para ajudar a quebrar o ciclo da seca e da pobreza que atinge toda a região, membros da Cáritas Internationalis (CI) estão ajudando mais de um milhão de pessoas na África Oriental durante esta crise alimentar. Por meio do projeto de Togo Wuchale Pond, diversas ações estão sendo realizadas.

Dentre elas, membros da CI ajudam a cavar um lago de 75 mil metros cúbicos de água que irá fornecer água durante um ano inteiro para uma das vilas afetadas. Além disso, também como parte do projeto, uma equipe treina comunidades inteiras a cultivar árvores frutíferas e mudas, por meio de uma formação adequada para os beneficiários na utilização de pequenas áreas exclusivamente desenhadas para atrair água. O sistema, conhecido como micro bacias, permite que o manejo das mudas plantadas possa absorver mais água e prevenir a erosão do solo.

O projeto ainda mantém sessões de formação na reabilitação de florestas e do meio ambiente, a fim de educar os moradores sobre a importância e a necessidade de conservar o crescimento de plantas ao redor dos poços de água existentes.

De acordo com a diretora executiva nacional da Cáritas Brasileira, Maria Cristina dos Anjos, em conjunto com a Cáritas Somália e a Catholique Release Services (CRS), está em fase de definição um plano de trabalho apoiado pela Igreja do Brasil que será desenvolvido na Somália. “Segundo eles a garantia de água potável para as famílias e o enfrentamento da desnutrição são as prioridades para este momento”, explicou.

“Estamos felizes com os primeiros resultados da campanha que possibilita o primeiro envio de recursos para a Somália. A sociedade brasileira, de modo especial comunidade católica, tem respondido muito bem aos apelos de solidariedade lançados pela CNBB, integrando assim a essa grande Rede de Solidariedade. Só temos que agradecer a estes gestos concretos de solidariedade e anima aqueles e aquelas que ainda não doaram a fazê-lo. A África Oriental, principalmente a Somália, precisa do nosso apoio”, destacou Maria Cristina.

As doações, em qualquer valor, ainda podem ser realizadas nas seguintes contas:
Banco do Brasil: AG. 3475-4, C/C 26.116-5
Caixa Econômica Federal: AG. 1041, OP. 003, C/C 1751-6
Banco Bradesco: AG. 0606-8, C/C 187587-6

*para DOC e TED o CNPJ é: 33.654.419/0001-16

sábado, 22 de outubro de 2011

Cristo fundou na sua Igreja um magistério vivo e o confiou aos Apóstolos

Explicação - O Concílio Vaticano ensina "A fim de que pudéssemos cumprir o dever de aceitar a verdadeira fé e de nela perservarar, Deus, por meio do seu único Filho, fundou a Igreja e a muniu de sinais que demonstram sua divina origem, para que possa ser conhecida como custódia e, mestra da palavra revelada" (Denz. 1793). O Concílio, na definição da regra de fé, supõe a existência do magistério (cf. $ 2) quando declara que "devemos crer com fé divina e católica tudo o que está contido na palavra de Deus, escrita ou transmitida de viva voz, e proposto como revelado pela Igreja, quer com solene decisão, quer por meio do magistério ordinário e universal (Denz. 1792). Este magistério é chamado vivo (magisterium vivum) em oposição ao ensinamento dado por meio das letras mortas (cf. II Cor 3,6).

Prova - Jesus mesmo exercitou o poder do magistério, como um dever particular da sua atividade messiânica. Durante sua vida pública torna os Apóstolos participantes desse poder e dá as normas para o exercitar de forma autônoma e pessoal (cf. Mt 10,5-42; Mc 6,7-13; Lc 9,1-6; 10,1-20). No fim, encarrega-os solenemente do magistério: "Foi-me dado todo poder, no céu e na terra. Ide, portanto, e ensinai a todas as gentes... ensinando-as a observar todas as coisas que eu vos ordenei. E eis que Eu estou convosco todos os dias até o fim do mundo" (Mt 28,18-20; cf. Mc 16,15-20; Lc 24, 47-49). "Como o Pai me enviou, assim eu envio a vós" (Jo 20,21; cf. 18,18; At 1,2.8).

Os Apóstolos têm uma vívida consciência deste dever, e, em virtude da missão recebida, apresentam-se, depois de Pentecostes diante do mundo, como doutores da verdade; estão prontos a sofrer a morte, antes que renunciar a este ministério (cf. At 2,14-40.42;3,11-26;4,1-22; S. Paulo, apela, para justificar seu poder de ensinar, para a escolha direta de Deus (At 22,18-21; Gál 1,12) e é reconhecido pelos primeiros Apóstolos (cf. Gál 2,9; At 9,27). Ele coloca seu magistério acima de todas as coisas (cf. I Cor 1,17;9,16).

(fonte: BARTMANN, Bernardo. TEOLOGIA DOGMÁTICA Vol II: A Redenção, A Graça, A Igreja. Tradução Pe. Vicente Pedroso. São Paulo: Ed. Paulinas, 1964. Pgs 449-450).

Livro Recomendado: A FÉ CRISTÃ PRIMITIVA

“A Fé Cristã Primitiva” é a reunião, em um só volume, de todos os 6 livros da clássica Série "Citações Patrísticas".

Referida Série constitui uma hercúlea coletânea das palavras e ensinamentos dos Santos Padres da Igreja, aqueles homens que, no início da Era Cristã, sedimentaram as bases desta Fé, guiados pelo Espírito Santo.

Qual a importância de uma obra como esta para os nossos dias? Grandiosa, responderíamos. Não só pelo seu caráter histórico e doutrinário, mas ainda pelo contexto singular e confuso no qual vivemos nestes tempos.

Mas poderíamos ainda encontrar essa "Antiga Fé" no nosso "mundo moderno"? O presente compêndio demonstra que sim...

Confira

Vaticano e Bispos da Itália deploram violência e destruição de imagem da Virgem de Lourdes em Roma

O Diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, deplorou a violência e a destruição de um crucifixo e uma imagem da Virgem da Lourdes durante a manifestação dos “indignados” em Roma que se uniram ao protesto mundial (15- O, em referência a 15 de outubro) deste movimento surgido na Espanha.

No sábado 15 de outubro um grupo de vândalos em Roma saquearam lojas e bancos, queimaram veículos e enfrentaram as forças da ordem. Faziam parte de uma manifestação que começou na Praça da República e que terminou na Plaza São João do Latrão na Cidade Eterna.

O Pe. Lombardi disse no dia 16 de outubro sobre estes fatos que “a violência ocorrida ontem em Roma é inaceitável e injustificada. Condenamos toda a violência e também aquela contra os símbolos religiosos”.

A manifestação do sábado era parte da iniciativa mundial que uniu centenas de cidades como Barcelona, Nova Iorque, Sydney, entre outros, aonde os “indignados” protestaram por “uma mudança global” da situação econômica, política e social.

A cruz e a imagem da Virgem de Lourdes que destruíram os manifestantes em Roma se encontravam na antiga paróquia dos Santos Marcelino e Pedro em Latrão.

O jornal vaticano L’Osservatore Romano (LOR) recolhe em sua edição para o dia 18 de outubro as declarações do Presidente da Conferência Episcopal Italiana, Cardeal Angelo Bagnasco, quem afirmou que “não podemos não expressar nosso total rechaço pela violência organizada por facínoras que turvaram a muitos que tentavam manifestar de modo pacífico suas preocupações”.

O Vigário do Papa para a diocese de Roma, Cardeal Agostino Vallini, disse à sua vez que “a violência gratuita que profanou imagens sagradas, a agressão a pessoas e a destruição de coisas não podem ser não justificadas”.

“Roma, cidade acolhedora, que recebe a cada dia milhares de peregrinos e turistas, ficou agora ferida”, acrescentou.

O Arcebispo de Milão, Cardeal Angelo Scola, disse em sua homilia de ontem na festa da dedicação da Catedral dessa cidade que “ofende-nos profundamente como cristãos a destruição da estátua da Virgem e a profanação do crucifixo, mas o episódio, além de nos ofender, entristece-nos muito e nos enche de dor de maneira grave porque expressa uma grave violência do sentido comum do humano”.

É necessário, disse o Cardeal, “responder com paz e justiça, reagir no sentido nobre da palavra, construindo boas relações. Não podemos sofrer tudo de modo inelutável”.

O LOR conclui ressaltando que nos 82 países onde se deram os protestos, “não se registrou felizmente graves desordens. Em Nova Iorque a polícia prendeu 40 pessoas que não obedeceram a ordem de sair de Times Square. Mas não há rastros de violência, exceto os de Roma”.

Wikipedia censura informação contrária ao aborto

A agência AICA informou que o site em inglês da enciclopédia online Wikipedia bloqueou a publicação de informação científica contrária ao aborto, diante dos insistentes esforços de um grupo de jovens locais que buscou dar aos usuários desse site acesso a prestigiosos estudos sobre a síndrome pós- aborto.

Conforme informa AICA, um grupo de jovens estudantes do colégio Mallinckrodt de Buenos Aires, motivadas por uma investigação realizada em uma aula de biologia sobre o síndrome post aborto (SPA), comprovaram que a Wikipedia em inglês, nega que o SPA esteja reconhecido por alguma “organização médica ou psicológica e que seus riscos de depressão ou suicídio não são reconhecidos pela literatura científica”.

“As jovens reuniram uma extensa documentação científico-médica de reconhecimento internacional e tentaram carregar os dados obtidos de instituições oficiais e ONGs de distintos países na Wikipedia para conhecimento geral”, indicou AICA.

“Quisemos demonstrar que estava tratado cientificamente em muitos livros e por muitos cientistas como por exemplo o Dr. Reardon, diretor do Elliot Institute Springfield, ou o Dr. Phillip Ney, quem realizou trabalhos a respeito e Mika Gissler, Elina Hemminki, Jouko Lonnqvist, entre outros”, afirmaram.

“Quisemos pôr simplesmente “dados”, obtidos de lugares confiáveis como por exemplo STAKES (Finland’s National Research and Development Center for Welfare and Health) em um estudo realizado na Finlândia, resultados que foram publicados pelo British Medical Journal e o WEF (World Economic Fórum), ou o estudo realizado pelo Dr. Elard Koch no Chile cujo estudo foi apresentado em janeiro de 2010 na reunião inaugural do International Working Group for Global Women’s Health Research, em Washington, Estados Unidos, outros pela University of Minnesota, ou estudos do Center Bio-Ethical Reform obtidos do Alan Guttmacher Institute and Planned Parenthood’s Family Planning Perspectives nos Estados Unidos, entre outros tantos mais”.

Embora a informação das jovens tenha aparecido na Web por umas horas, “pouco tempo depois não estava mais e em troca tinha uma mensagem que nos proibia seguir publicando informação nas próximas 24 horas”.

“Passadas as 24 horas publicamos novamente, agora em tom nitidamente descritivo e citando muitíssimo, já que nos objetaram que não tínhamos justificado o suficiente”.

“Apesar disto, recebemos uma mensagem novamente, esta vez bloqueando-nos por duas semanas e dizendo que se seguíamos publicando seríamos bloqueados definitivamente da Wikipedia”.

“Tentamos discutir no foro de discussão, e embora tenhamos conseguido pôr o estudo do Chile, responderam-nos sem nenhum tipo de argumentação científica que não era válido; não nos deixaram publicar nada mais”.

As jovens estudantes manifestaram sua indignação ante a censura e discriminação sofrida, “como é possível que não se permita publicar sobre estes temas? Nem sequer nos permitiram realizar uma contribuição científica e objetiva”.

Revista Brasília Católica – 4ª Edição


Já está em sua paróquia a quarta edição da revista Brasília Católica!

Você saberá tudo sobre os preparativos da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro, que acontecerá em julho de 2013. O maior evento católico do mundo promete receber mais de 2 milhões de jovens.

A Brasília Católica também aborda o ensinamento da Igreja e testemunhas de famílias sobre adoção. Estado laico e combate à pobreza no mundo são alguns dos assuntos desta edição.

Outro destaque é a entrevista com Dom Sergio da Rocha, nosso arcebispo metropolitano. Conheça a trajetória e os acontecimentos que marcaram a história de nosso Pastor.


Adquira a Brasília Católica
Enviamos exemplares para sua paróquia por meio dos Grupos de Oração, da Renovação Carismática Católica. Fale com seu pároco ou coordenador de grupo de oração.

Faça a sua assinatura por apenas R$ 20,00 anuais, com seis edições.

Para mais informações acesse:
www.brasiliacatolica.com.br

Fone: (61) 3213-3336

XVII Acamps


O ACAMPAMENTO NOSSA SENHORA APARECIDA, da Arquidiocese de Brasília, convida a comunidade a participar do 17º Acamps, que vai acontecer no Feriado de Proclamação da República, nos dias 12 a 15 de Novembro!

O encontro proporciona uma experiência pessoal madura e profunda com Deus, com o próximo, com a Igreja e com a própria pessoa, numa metodologia dinâmica e surpreendente.

É destinado a pessoas a partir de 18 anos, solteiros, casais, lideranças, leigos e religiosos.

O acampamento é realizado pela equipe de Acampamento Nossa Senhora Aparecida, da Arquidiocese de Brasília, sob a direção espiritual do Pe. José Emerson Barros Cabral. Por ser uma Obra arquidiocesana, a divulgação ocorre em todos os cantos de Brasília, paróquias, universidades, rádios, redes sociais e afins, para que mais pessoas conheçam e possam viver esta experiência inesquecível!

Muitos ouvintes de todas as paróquias de Brasília já viveram estes quatro dias com a gente, e nosso esforço é para que o Acamps renove nas pessoas a alegria de servir às suas comunidades paroquiais, pastorais e movimentos. Também é importante para quem não pertence a nenhuma paróquia, despertando o desejo de buscar se engajar, conscientes de seu papel como cristãos no mundo.

Venha Viver uma Aventura de Verdade!!

Inscrições pelo site: www.acampsdf.com.br

Para mais informações:
Karolina: 96517629 / 84816437
Dani: 99592810
Márcia: 92132937

Paróquia na “M” Norte promove 2ª edição da Semana da Vida


Entre os dias 23 e 30 deste mês, a Paróquia Imaculada Conceição, Taguatinga, promove a 2ª edição do evento: a Semana da Vida, com o lema “Ciclo da Vida, dom de Deus”.
O encontro “é um meio de evangelização, formação e de informação, composto por palestras, debates, celebrações, cursos, encontros e seminários sobre assuntos polêmicos e que têm gerado discussões na sociedade atual como concepção,  desenvolvimento da vida, casamento, juventude e doenças e seus tratamentos. Serão abordadas também, questões que têm gerado ataque e ameaça à vida humana como aborto, eutanásia, uso de anticoncepcionais e drogas”, explicou o Diácono Valney Oliveira, da Pastoral da Família da paróquia Imaculada Conceição.
E para tratar destes temas citados pelo religioso, foram convidados a Dra. Lenise Garcia, presidente do Movimento Nacional Brasil sem aborto sobre o início da vida, concepção, nascimento; a Dra. Marli Virginia, médica obstetra, membro da comissão de bioética da Arquidiocese de Brasília sobre planejamento familiar, métodos anticoncepcionais e interrupção da gravidez (aborto espontâneo ou não); Dr. Miranda, advogado e Presidente em exercício da Associação Nacional Pró vida pró família; o professor Reinaldo Cordova, formador no Seminário Arquidiocesano Redemptores Mater de Brasilia; a Psicóloga Dra. Maria Izabel Aviz experiente palestrante sobre assuntos relacionados a psicologia infantil e de adultos, palestrante em cursos de noivos em várias paróquias do DF e do país; a Dra. Celia Cals, médica geriatra e membro da Comissão de bioética da Arquidiocese de Brasília, sobre o fim da vida, doenças e morte cristã, sentido da morte para a Igreja Católica e velhice com dignidade; e o Pe. Paulo de Matos, membro da comissão de Bioética da Arquidiocese de Brasília e Vice reitor do Seminário Arquidiocesano Redemptoris Mater de Brasília.
O Diácono Valney se mostrou preocupado com a interferência da mídia secular na vida das pessoas e as suas conseqüências, uma vez que a vida humana tem perdido seu valor e a sua dignidade. Assim, relatou a importância deste evento: “aqui, queremos ensinar a verdade e mostrar que não se deve acreditar somente no que se assiste na TV. Por isso, trouxemos profissionais e especialistas nesses temas e que conhecem a Doutrina Cristã, à fundo, para palestrar. Com certeza, terão a habilidade necessária para mostrar para as pessoas a grandeza de sua existência, apoiados nos ensinamentos da Igreja Católica sobre a Vida”, finalizou.
A expectativa é que 250 a 300 pessoas participem da programação diária.

Participe!

O evento é gratuito e aberto à comunidade.


Clique aqui e veja a programação!

Informações:
Local: Paróquia Imaculada Conceição
Endereço: EQNM 38/40 A. Especial Taguatinga Norte / DF
Telefone: (61) 3491 2140 / 9558 5998 Diácono Valney
Blog: http://semanadavida.blogspot.com

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Pra quem gosta de uma boa arte!

Conheça o trabalho do amigo Cesar Maia, renomado pintor paraense!



Entre no blog e confira: www.cesarmaiartes.blogspot.com

domingo, 16 de outubro de 2011

4º E-PASCOM Brasília



Para integrar e motivar as Pastorais de Comunicação das Paróquias do DF, acontece no dia 23 de outubro, das 9h às 17h, no Espaço do Movimento  Eureka  de Brasília, o 4° E-PASCOM. A expectativa é que 120 pessoas participem do encontro.
Promovido pela PASCOM, o evento tem o objetivo fomentar o conhecimento entre os membros de Pastoral e gerar um momento de confraternização, com estudos, formação, debates, palestras e espiritualidade.

Os interessados podem se inscrever através do Blog da pastoral, pelo endereço eletrônico: www.pascomdf.blogspot.com, ou clicando aqui.
Lembrando que cada pastoral deve colaborar com um valor simbólico de R$10,00 para ajudar nos gastos com alimentação.


Informações:

Local: Espaço do Movimento  Eureka  de Brasília
Endereço: SGAN 906, s / n MDD / E, Brasília-DF
Telefone: (61) 96484198
Visite nosso blog: http://pascomdf.blogspot.com/
Mande-nos um email: pascombrasilia@gmail.com
Fale pelo Twitter: @pascombrasilia

Evangelizar: Vocação e missão da Igreja

Na revelação bíblica, a Missão está intimamente relacionada à história da salvação, ao desejo de Deus de "que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade." (ITm 2,4). Por isso a Missão está ligada ao envio: "Ide, fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo quanto vos mandei." (Mt 28,19-20). O motivo primordial da Missão é e sempre será o mandato missionário que Jesus Cristo deu aos apóstolos e aos discípulos. Dessa maneira a Igreja procurou sempre tomar consciência de sua natureza evangelizadora. A evangelização exprime a identidade da Igreja: "Evangelizar constitui, de fato, a graça e a vocação própria da Igreja, sua mais profunda identidade" (Paulo VI "Evangelii nuntiandi", 14).

Não é suficiente perceber a necessidade da Missão, mas é fundamental tomar consciência de que toda a Igreja, e nela cada batizado (a), é o sujeito da Missão. Fica muito claro que a Igreja é por sua natureza missionária e é preciso colocá-la dessa maneira em "estado permanente”. O compromisso com a justiça é parte indispensável do processo de evangelização.

Com o lema “Muitos, mas um só coração” (At 4,32a.), o objetivo da Missão de Roraima é o mesmo afirmado pelo Papa Bento XVI em mensagem para o Dia Mundial das Missões de 2009: “Iluminar com a luz do Evangelho todos os povos em seu caminhar na história rumo a Deus, pois n’Ele encontramos a sua plena realização”. Com este intuito, a equipe missionária foi enviada para trabalhar na Paróquia Nossa Senhora do Livramento e São José Operário em Caracaraí, localizada no sul de Roraima e erigida em 25 de setembro de 1966 por Dom Servílio Conte - data em que foi entregue a missionários religiosos. Em 1999, Pe. Jesus, do clero de Roraima, assumiu a Paróquia. E, em 2006, o Arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz e o Bispo de Roraima, Dom Roque Paloschi, selaram um caminho que vai tornando-se comum entre as duas Igrejas particulares: Projeto Missionário em Roraima especificamente na Paróquia de Caracaraí. Aos poucos foi composta e preparada uma equipe missionária de padres, seminaristas, leigos e leigas da Arquidiocese de Brasília para dar continuidade ao trabalho de evangelização da Paróquia. No dia 5 de novembro de 2007 os missionários da Arquidiocese de Brasília chegaram e assumiram a administração da Paróquia.

A Paróquia atende várias comunidades: três em Caracaraí, com aproximadamente 16.000 habitantes, duas em Iracema com 8.000 habitantes e treze vicinais. Atendemos a Fazenda Esperança em suas diversas necessidades. No Baixo Rio Branco atendemos vinte e duas comunidades ribeirinhas com 2000 habitantes, que são visitadas a cada quatro meses. Além da extensão territorial, que se aproxima dos 62.000 km² aliada à limitação das vias de acesso terrestre e fluvial, juntamente com a precariedade de recursos da Paróquia, também é enfrentado a falta de missionários e o baixo nível de formação no campo pastoral. As distâncias entre as comunidades variam em torno de 50 a 100 km.  Atualmente a equipe missionária é composta por dois padres, dois diáconos, quatro leigas e um leigo.

Mesmo com todas as dificuldades, a Missão em Roraima atende o chamado da Igreja na defesa dos direitos humanos e da dignidade da pessoa. Estes são sinais de fidelidade e de autenticidade à Igreja de Cristo, que também deve denunciar todas as formas de opressão. Uma Igreja verdadeiramente missionária é aquela que anuncia a cada ser humano que ele é filho de Deus em Cristo. Em resumo “A Missão é anúncio de perdão”.

Por Padre Sergio Correia
Cedido pela Revista Brasília Católica

sábado, 8 de outubro de 2011

EFETA REVOLUTION na Estrada. (2011) Paraná dias: 28 e 29 de Outubro

Catequese Mariana: 'Maria: Coração acolhedor da Palavra'

“Maria conservava todas essas palavras, meditando-as no seu coração”. (São Lucas 2,19. 25).

 A Catequese Mariana deste 6º dia da Novena de Aparecida nos ajuda a refletir o tema ‘Maria: Coração acolhedor da Palavra!’.

 Segundo o Missionário Redentorista, padre Antônio Carlos Oliveira Souza, o evangelista São Lucas diz duas vezes que Maria guarda e acolhe no coração os acontecimentos, descobrindo e dando sentido à Palavra de Deus.

 “Quando Jesus nasce (Lc 2,19), ela está contente e surpresa como toda jovem mãe. Olhando seu filhinho envolvido em panos reclinado no presépio cercado pelos animais num lugar simples, certamente pensou qual seria a missão do seu filho, como ela o educaria e de que maneira daria seu amor e dedicação a ele”, descreve na catequese.

Sessão Solene em Comemoração ao Dia de Nossa Senhora Aparecida

No dia 11 de outubro, às 09h, no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal, será realizada sessão solene em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil e de Brasília.

A Sessão será aberta ao público e contará com a presença de diversas autoridades da Igreja.

Festa da Padroeira

No dia 12 de outubro, a Arquidiocese de Brasília celebrará a Festa da Padroeira - Nossa Senhora Aparecida e o aniversário da Rádio Nova Aliança.  Este ano, o encerramento será com padre Reginaldo Manzotti.
Realizada na Esplanada dos Ministérios, a festa terá inicio às 9h com uma missa especialmente celebrada para as crianças. Após a celebração, a garotada poderá se divertir na barraquinha de pesca, cama elástica, piscina de bolinhas, pintura de rosto e no festival de sorvete, além de outras atrações.
Na parte da tarde, a programação é direcionada aos jovens e adultos. A partir de 13h, começam as orações marianas, com o Ofício de Nossa Senhora e o rosário meditado, além de uma homenagem a Maria, preparada por grupos jovens de diferentes movimentos e paróquias da Arquidiocese. A partir das 14h, sacerdotes atenderão as pessoas que desejarem se confessar, sendo este um dos locais mais procurados durante o evento.
O momento mais esperado por todos os presentes é a celebração da Santa Missa às 17h, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Brasília, Dom Sergio da Rocha, e concelebrada pelos demais sacerdotes da Arquidiocese. Após a missa, os fiéis seguem em procissão pela Esplanada dos Ministérios, acompanhando a imagem da Padroeira levada no Papamóvel. Durante a procissão, três bênçãos serão concedidas: pelos doentes na altura da Catedral, pelos governantes na altura do Congresso Nacional e pelas famílias na altura dos Ministérios. As festividades se encerram com o padre Reginaldo Manzotti, vindo especialmente para as comemorações do dia.
Haverá um barracão de alimentação que fornecerá durante todo o dia alimentação para os participantes da festa, com mais de 20 opções de alimentações servidas a preços populares.

Informações: 
www.arquidiocesedebrasilia.org.br
Telefone: (61) 3213-3345/3346.

Cerca de 150 mil fieis participarão da Festa de Nossa Senhora Aparecida

Na próxima quarta-feira (12/10), a Arquidiocese de Brasília celebrará a Festa da Padroeira - Nossa Senhora Aparecida e o aniversário da Rádio Nova Aliança.  Realizada na Esplanada dos Ministérios, a festa terá inicio às 9hs com uma missa especialmente celebrada para as crianças e encerra com a missa às 17h seguida de procissão. A expectativa é que 150 mil pessoas participem da solenidade. Este ano a festa conta com uma novidade: o encerramento da festa será com padre Reginaldo Manzotti.

Toda a animação da manhã será comandada pelo coral infantil da Paróquia São Judas Tadeu - Taguatinga. Por volta das 10h, acontece a coroação da imagem pelas crianças da paróquia Boa Jesus dos Migrantes - Sobradinho. Logo após, brinquedos infláveis, barraquinha de pescaria, pintura de rosto e festival de sorvete estará disponível para todas as crianças presentes. O valor para o sorvete e da pescaria é de R$ 1,00 (um real) cada e darão direito à participação no sorteio de vários brinquedos, que foram doados pelos fiéis de todo o DF.

Na parte da tarde, a programação é direcionada aos jovens e adultos. A partir de 13h, começam as orações marianas, com o Ofício de Nossa Senhora e o rosário meditado, além de uma homenagem a Maria, preparada por grupos jovens de diferentes movimentos e paróquias da Arquidiocese. A partir das 14h, cerca de 40 sacerdotes atenderão as pessoas que desejarem se confessar.

Presidida pelo Arcebispo de Brasília, Dom Sergio da Rocha, e concelebrada pelos demais sacerdotes da Arquidiocese a missa da tarde terá inicio às 17h.  Após a celebração, os fiéis seguem em procissão pela Esplanada dos Ministérios, acompanhando a imagem da Padroeira. Durante a procissão, três bênçãos serão concedidas: pelos doentes, pelos governantes e pelas famílias.

Logo após, padre Reginaldo Manzotti encerra a festa com sua apresentação “Milhões de Vozes”, de lançamento do DVD/CD.

Para oferecer mais conforto aos fiéis, a Arquidiocese de Brasília preparou uma estrutura com banheiros químicos para adultos e crianças e barracas de alimentação que funcionarão das 10h às 17h. O evento contará ainda com postos do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e um S.O.S Criança.

Informações:
Patrícia Quinderé – 8590-3330/3213-3346; Maria Oliveira – 3213-3345.

domingo, 2 de outubro de 2011

DDD – Doidim de Deus em Anápolis-Go dia 29 de outubro -2011


O Dia Nacional da Juventude é uma atividade permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que é realizada nas dioceses de todo o País. Com total apoio dos pastores de nossa Igreja, o DNJ quer celebrar a vida dos (as) jovens de forma alegre, descontraída e comprometida com a realidade social em que vivem, tendo como base a Pessoa e a Mensagem de Jesus Cristo.

Lembrando a mensagem
deixada pelo Papa Bento XVI, no Estádio do Pacaembu, em 10 de maio de 2007: as ameaças à dignidade humana requerem um maior compromisso nos mais diversos espaços de ação que a sociedade vem solicitando.
Em sintonia com a mensagem do Papa, o DNJ quer despertar um processo de formação de discípulos-missionários jovens que possam ir ao encontro de todos os outros jovens ainda não atingidos pela mensagem cristã de esperança e paz.

17:00 – Concentração na Praça Dom Emanuel
17:30 – Passeata com a Cruz Peregrina da JDJ até a Comunidade Católica Nova Aliança
19:00 - Celebração Eucarística
20:00 – Show com DDD

O fim dos “evangélicos”?

O fim dos evangélicos? O presente artigo visa desmascarar a lenda de que “crescem” as seitas protestantes, evangélicas, crentes, ou seja lá como gostam de serem chamadas.
Presidente da sociedade teológica evangélica retorna à Igreja Católica:
WASHINGTON DC, 08 Mai. 07 (ACI).- Francis Beckwith renunciou esta semana a seu cargo de Presidente da Sociedade Teológica Evangélica (ETS). O motivo: retornou à Igreja a Católica onde cresceu e que abandonou para abraçar o protestantismo. Beckwith relata que começou sua volta à fé em que cresceu, quando decidiu ler alguns bispos e teólogos dos primeiros séculos da Igreja. “Em janeiro, por sugestão de um amigo querido, comecei a ler os Padres da Igreja assim como alguns trabalhos mais sofisticados sobre a justificação em autores católicos. Comecei a convencer-me que a Igreja primitiva é mais católica que protestante e que a visão católica da justificação, corretamente compreendida, é bíblica e historicamente defensável”. Por isso, em 28 de abril passado recebi o sacramento da Confissão”. Veja a notícia
Igreja Católica para de perder fiéis no Brasil:
Para a desgraça geral dos evangélicos, mais recentemente, pouco antes da vinda do Papa Bento XVI, em 2007, a Fundação Getúlio Vargas divulgou em pesquisa, que: A Igreja Católica parou de perder fiéis no Brasil. Na década de 1990, o número diminuía cerca de 1% a cada ano. A partir de 2000, não houve mais queda. Veja a notícia
As pesquisas do IBGE acontecem a cada 10 anos, veja que contrariando a falsa notícia de que o número de católicos é cada vez menor, provamos que o número de católicos, é, e sempre foi, cada vez maior que na pesquisa da década anterior, confira:
Segundo o IBGE, em 1940 no Brasil havia 39,2 Milhões de católicos; em 1950, 48,6 Milhões; em 1960, 65,3 Milhões; em 1970, 85,5 Milhões; em 1980, 105,9 Milhões; em 1991, 121,8 Milhões; em 2003, 139,24 Milhões. Este é todo compêndio de pesquisas feita desde 1940 pelo IBGE. (Fonte: IBGE).
Nos USA cai vertiginosamente o número de evangélicos e cresce o de católicos:
Um estudo feito pelo instituto Gallup indicou que, desde a Segunda Guerra Mundial, o número de católicos subiu de 20% para 27% da população norte-americana, enquanto os protestantes diminuíram de 69% para 59% e os judeus caíram de 5% para 1%.>>Veja a notícia
O número de católicos nos Estados Unidos ultrapassa o de evangélicos no Brasil:
No maior país evangélico do mundo, que são os Estados Unidos, os católicos lá, conta 66 milhões e 400 mil católicos, com um incremento anual de 2%, índice igual ao crescimento demográfico. Este número é quase três vezes o número de evangélicos aqui no Brasil, e nunca os católicos, pilheriaram dizendo que os Estados Unidos são uma “nação católica”. (Fonte:Veja a notícia )
O papa João Paulo fez crescer o número de católicos no Brasil e no mundo:
Veja a evolução do número de católicos no Brasil e no mundo, conforme dados da ONU e IBGE: quando João Paulo II iniciou seu pontificado, a Igreja Católica tinha 757 milhões de católicos, ao fim de seu pontificado tem 1 Bilhão e 98 milhões de católicos. Nos Estados Unidos o número de Católicos saltou para 74 milhões (esse número é quase três vezes maior que o número de evangélicos no Brasil). No Brasil, quando o Papa João Paulo II assumiu, em 1978, tinha 85,5 milhões, agora tem 125 milhões de católicos. O Papa ampliou a presença da Igreja de 110 para 180 países. (Fontes: IBGE, ONU).
Outra notícia espetacular acaba de ser divulgada:
Cresce número de católicos no mundo: Veja a notícia
Escândalos de padres desviados não afastam fiéis nos Estados Unidos. A Igreja Católica cresce e o protestantismo definha:

Noticiou o jornal O Correio: Os vários casos de padres pedófilos não interromperam o aumento na quantidade de fiéis da Igreja de Roma nos Estados Unidos. Segundo dados do Vaticano, o país tem hoje mais de 74 milhões de católicos. Um estudo feito pelo instituto Gallup indicou que, desde a Segunda Guerra Mundial, o número de católicos subiu de 20% para 27% da população norte-americana, enquanto os protestantes diminuíram de 69% para 59% e os judeus caíram de 5% para 1%.
Veja a notícia
Diz site evangélico: “Há algo errado com o povo chamado evangélico”
Veja a notícia
Outro site evangélico questiona: “o que aconteceu com os evangélicos?”
Quando Paulo Romeiro escreveu ‘Evangélicos em Crise’ em meados da década de 90, ele apenas tocou em uma das muitas áreas em que o evangelicalismo havia entrado em colapso no Brasil: a sua incapacidade de deter a proliferação de teologias oriundas de uma visão pragmática e mercantilista de igreja, no caso, a teologia da prosperidade. Fica cada vez mais claro que os evangélicos estão atualmente numa crise muito maior, a começar pela dificuldade – para não falar da impossibilidade – de ao menos se definir hoje o que é ser evangélico. (Augustus Nicodemus Lopes). Veja a notícia
Católicos partem para ser maioria na Inglaterra
LONDRES, 2007-02-16 (ACI).- Os católicos no Reino Unido aumentam cada dia mais, devido à intensa imigração dos últimos anos, sobre tudo dos países do leste europeu como a Polônia, e poderiam chegar a superar o número de anglicanos no país. Assim o assinala um relatório do instituto Von Hugel, de Cambridge, que foi publicado ontem no jornal The Times, segundo o qual as paróquias católicas vêem crescer fortemente o número de fiéis. Enquanto em alguns lugares, a Igreja Católica respondeu positivamente a esse fenômeno, em outros se viu “afligida” pela magnitude do desafio que representa a maciça afluência de novos fiéis, explica o relatório.Veja a notícia
Grupo de anglicanos solicita ingressar “em massa” à Igreja Católica: Veja a notícia
Luteranos finlandeses querem voltar ao catolicismo:
Os Luteranos finlandeses manifestaram a intenção de fazer parte da Igreja Católica. Após o apelo à unidade lançado por Bento XVI na sua primeira viagem do Pontificado, a Bari, o Bispo luterano de Helsínquia explicou que a verdadeira intenção de Martinho Lutero “não era fundar uma nova Igreja, mas renová-la”.
D. Eero Huovinen, que também participou no Congresso Eucarístico Nacional Italiano de Bari, afirmou à Agência Ecclesia que “nós, os Luteranos finlandeses, queremos fazer parte da Igreja Católica de Cristo”, numa declaração de intenções que poderá ter consequências nos próximos tempos.
Uma delegação desta Igreja visita todos os anos o Vaticano por ocasião da Festa de S. Henrique, patrono do país. “Junto com os irmãos e irmãs católicos, rezamos para poder ser uma só carne em Cristo”, conclui D. Huovinen, líder da Igreja a que pertencem cerca de 85% dos finlandeses. Fonte: Jaime Francisco de Moura – CN em 26 Maio de 2005./Zenit/.Veja a notícia
Converte-se ao catolicismo o maior espalhador de calúnias contra a Igreja:
Dr. Scott Hahn ex-pastor presbiteriano, hoje é professor na Franciscan University of Steubenville – Ohio. Tornou-se um dos maiores pregadores católicos dos EUA. Ele foi um ferrenho aliciador de jovens católicos para o protestantismo, tendo distribuído inúmeras cópias do livro Roman Catholicism, de Loraine Boettner , conhecido como a bíblia do anti-catolicismo, mais de 450 páginas contendo todo o tipo de distorções e mentiras sobre a Igreja Católica. O cd do seu testemunho de conversão atingiu o maior número de cópias distribuídas em todos os tempos. O seu testemunho pode ser acessado pelo site: www.chnetwork.org/scotthconv.htm ou em português no site:Veja a notícia
Grande grupo de pastores se converte ao catolicismo:
A revista norte-americana Sursum Corda Special Edition 1996, noticiou que nos últimos anos, cinqüenta pastores protestantes se converteram ao Catolicismo, sendo que outros mais estão a caminho da Igreja Católica. O artigo respectivo, da autoria de Elizabeth Althau, tem por título Protestant Pastors on the Road to Roma, (pp. 2-13).
Alan Stephen Hopes, “ex-pastor” e “bispo” Anglicano, convertido ao Catolicismo, foi nomeado Bispo auxiliar de Westminster por João Paulo II, após ter sido padre por vários anos. (Para ver os testemunhos destes “ex-pastores” e outros mais, leiam o livro: “Por que estes ex-protestantes se tornaram Católicos”. Editora ComDeus – São José dos Campos.
TV católica está convertendo os norte-americanos:
Marcus Grodi – ex-pastor presbiteriano convertido ao catolicismo, nos Estados Unidos, tem um programa às segundas-feiras, às 20h, na televisão EWTN (católica) com uma ótima audiência, no qual sempre entrevista um ex-protestante convertido. Muitos ligam durante o programa para perguntar algo e terminam dizendo que já estão se convertendo. Saltou para 74 Milhões o número de católicos nos Estados Unidos, esse número é quase três vezes maior que o de evangélicos no Brasil.
Para constatar a corrida dos evangélicos para a Igreja Católica de Jesus Cristo, consulte o Livro: “Porque estes ex-protestantes se tornaram católicos! “ Autor: Jaime Francisco de Moura Editora COMDEUS Págs: 52-54.
Essa foi ótima:
Ex-protestante convertido aponta 150 razões por ter virado católico: Veja a notícia
Outra notícia maravilhosaIgreja Pentecostal Maranata decide se tornar católica:
Acesse: Veja a notícia , e veja os testemunhos fantásticos do pastor, de sua família e dos ex-protestantes dessa igreja, que viraram católicos depois de descobrir qual a verdadeira igreja de Cristo.
Em meio a estas notícias espetaculares para os católicos, os sites evangélicos confessam:
Igrejas evangélicas “pedem socorro”, com tanto “pastor” pornográfico.
Veja a notícia “64% dos pastores evangélicos e evangélicos são pornográficos e 25% são adulteros:
Patrick Means, em seu livro Men’s Secret Wars (As Guerras Secretas dos Homens), numa pesquisa entre os “evangélicos” destaca: 64 por cento dos “pastores evangélicos” e leigos têm problemas com vício sexual, inclusive pornografia e outras atividades sexuais secretas. Especificamente, 25 por cento confessaram ter cometido adultério depois de casados e depois de se tornarem “evangélicos”. Diz o Artigo de Julio Severo, no site evangélico: Veja a notícia
Na Europa e nos USA já estão vendendo as igrejas evangélicas:
Já aflorou até uma liquidação de venda de igrejas protestantes. Na página http://www.property.org.uk/unique/ch.html é possível ver várias. Algumas já foram convertidas em residências particulares ou hotéis.
Na Suécia, Dinamarca, Grã-Bretanha, Alemanha e Holanda, dezenas de templos protestantes, foram convertidos em bancos, supermercados, museus e repúblicas estudantis em razão da perda de fiéis e dos escassos meios econômicos.
Enquanto isso, o Islã espera converter-se na segunda religião na próxima década, logo atrás do Catolicismo. As confissões alemãs precisam de dinheiro para manter sua burocracia; no entanto, este dinheiro torna-se escasso em razão da diminuição de fiéis e paralisação econômica, fatores que repercutem no chamado imposto religioso, isto é, uma quantidade que o Estado retira dos cidadãos e repassa para a igreja a que pertence cada contribuinte. Por isso, os pastores têm optado pela venda dos templos. Na Alemanha, berço do protestantismo, 50% dos alemães já não crêem em Deus. (Fontes consultadas: La Razón – 21.01.2004), (Instituto Emnid), (Popular/Quentinhas do site Terra 31/01/2006).
Depois de experimentar o enxofre das seitas, como o filho pródigo, voltam os dispersos a casa do Pai.
Fonte: Caiafarsa

NOTA DE ESCLARECIMENTO [Hallel Fortaleza 2011]

O Hallel Som & Vida tem sido uma grande graça de Deus para a cidade de Fortaleza. Uma linda festa para todo o povo de Deus. Realizado pela Renovação Carismática Católica de Fortaleza, com uma inspiração particular: acontecer no período do Ceará Music.

Em 2009 realizamos a primeira edição. Um grande desafio, mas conseguimos ser fiéis à inspiração. Em 2010 realizamos a segunda edição. O desafio foi bem maior. Muitas complicações, dentre estas, a mudança de data do Ceará Music. Com isto, tivemos também que mudar a data do Hallel para sermos fiéis à inspiração. Mesmo com as bandas e músicos todos agendados, alguns com passagens compradas, outros que não puderam vir na nova data, etc. Mesmo com tudo, conseguimos realizar o Hallel 2010 com a graça de Deus.

Um evento com a grandeza e o porte do Hallel precisa ser organizado e estruturado desde o início do ano, pois as agendas dos músicos e muitas outras providencias nos exigem isto. Este ano sem a data do Ceará Music e preocupados com todas as providencias a serem tomadas, refletimos sobre várias cinscustâncias, e chegamos a conclusão de que o Ceará Music seria nos dias 07 e 08 de Outubro, visto que o Rock’in Rio, que será no ultimo fim de semana de Setembro, seria lógico os organizadores fazerem uma ponte das atrações internacionais. Sobre este raciocínio, começamos a nos organizar estruturalmente e agendamos com todas as atrações, um total de 16.

No início de julho tivemos a notícia que o Ceará Music não seria mais nos dia 7 e 8, e sim nos dias 21 e 22 de Outubro. E o “Evangelizar é Preciso” com o Pe. Reginaldo Manzotti, evento que reúne cerca de 1 milhão de pessoas no Aterro da Praia de Iracema, seria no dia 22 de Outubro. Em virtude destas novas informações, o conselho da RCC se reuniu, orou, escutou, refletiu e decidiu manter a data inicial de 7, 8 e 9 de outubro, assim, não iríamos concorrer com o Pe. Reginaldo. Logo em seguida fomos comunicados que a Expoece, evento de exposição agropecuária que acorre há mais 50 anos no Parque de Exposições Governador Cesar Cals (local do Hallel), havia sido adiada de setembro para os dias 1 a 9 de Outubro, inviabilizando a realização do Hallel neste mesmo período. E não parou por aí! Depois recebemos a informação de que o evento do Pe. Reginaldo mudaria para o dia 29, e que o Ceará Music também mudara para os dias 28 e 29 de Outubro.

Diante destas e outras situações, o conselho da RCC Fortaleza, depois de várias reuniões, reflexões e muito escuta ao Senhor, discerniu e decidiu não realizar o Hallel Fortaleza 2011.

Acreditamos que com esta decisão estamos obedecendo a vontade de Deus.

Agradecemos a todos que de uma forma direta ou indireta colaboraram e oraram em favor do Hallel Som & Vida Fortaleza 2011.
E 2012 vem aí! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Conselho Arquidiocesano da Renovação Carismática Católica de Fortaleza.


Fonte: www.rccfortaleza.org.br