Páginas

terça-feira, 29 de maio de 2012

Catedral de Brasília completa 42 anos


A Arquidiocese comemora os 42 anos da Igreja Mãe da capital.  A missa em Ação de Graça acontece na próxima quinta-feira, 31, na Catedral Metropolitana de Brasília e será celebrada pelo arcebispo de Brasília, Dom Sergio da Rocha.
Na ocasião, será lançado um guia para o turista. A publicação tem 28 páginas e conta um pouco sobre a história da Catedral, sua localização, a simbologia da Cruz, da cúpula do batistério, a estátua dos evangelistas e das artes que estão dentro da igreja. A intenção é que o turista tenha um pouco mais de conhecimento deste famoso ícone da capital federal.

Histórico
A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, tendo sua construção iniciada em 1956, junto com outras obras de Brasília, quando foi lançada a pedra fundamental. Mas a obra só foi inaugurada no dia 31 de maio de 1970.
Um dos pontos turísticos mais bonitos de Brasília e com um formato um tanto curioso, a Catedral é um conjunto arquitetônico composto por 16 colunas de concreto – inspiradas na imagem de mãos postas em oração – e vitrais coloridos. Compõem ainda, as três esculturas dos anjos, que pesam em média duzentos quilos, suspensos por cabo de aço no interior da Paróquia. Já do lado de fora, o campanário com quatro sinos e as quatros esculturas em bronze, representando os evangelistas dão o acabamento perfeito a obra.

Serviço
Pároco: Padre George Albuquerque
Horário de Missas:
De Terça a Sexta – 12h15 e 18h15
Domingo – 8h30, 10h30 e 18h

Informações:
Local: Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
Endereço: Esplanada dos Ministérios – Lote 12
Telefone: (61) 3224 4073

Corpus Christi 2012


domingo, 20 de maio de 2012

Arquidiocese de Brasília comemora o 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Para comemorar o dia mundial das Comunicações, a Arquidiocese prepara uma missa no dia 20 de maio às 10h30 na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia.
Com o tema: “Silêncio e Palavra: caminho de evangelização”, o papa diz que o silêncio não é apresentado simplesmente como uma forma de contraposição a uma sociedade caracterizada pelo fluxo constante e incontrolável de ruídos na comunicação, mas como um elemento necessário de integração.  

No intuito de aprofundar o tema, a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, da CNBB preparou um livreto para o Dia Mundial das Comunicações, que contém: A mensagem do Papa Bento XVI; Uma reflexão de dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, sobre o texto do Papa; Sugestões de como celebrar e comemorar o Dia Mundial das Comunicações.
Atualmente, a Arquidiocese de Brasília tem cerca de 35 pastorais de comunicação. Elas trabalham diretamente com a divulgação de eventos, produção de material jornalístico, redes sociais e integração com demais pastorais.
Serviço:
Missa pelo 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais
Dia: 20/05/2012
Local: Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia
Endereço: Rua da Igreja, acampamento DFL lt. 06 – Vila Planalto
Horário: 10h30

Presidente do Pontifício Conselho para Comunicações fala aos jovens por videoconferência


Dom Claudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais (PCCS), participou de uma videoconferência com dom Dimas Lara e dom Eduardo Pinheiro e tratou do papel da comunicação na evangelização durante a manhã deste sábado, 19 de maio, no Seminário de Jovens Comunicadores promovido pelas comissões de Juventude e Comunicação da CNBB.
O presidente do PCCS lembrou que o grande testemunho de comunicação que os jovens brasileiros são chamados a dar na próxima Jornada Muindial da Juventude a ser realizada em julho do ano que vem no Rio de Janeiro com a presença do papa Bento XVI é o testemunho do amor. "Que os jovens do mundo inteiro possam olhar para os brasileiros e dizer como se dizia dos primeiros cristâos: vejam como eles se amam", frisou dom Celli.
A videoconferência funcionou com algumas limitações - em algum momento, dom Celli nao podia ouvir bem  em Roma aquilo que se dizia em Brasília - e foi concluída com uma palavra de dom Eduardo com um apelo para que os bispos, padres e lideranças das comunidades ouçam mais a juventude. Na despedida, os jovens aplaudiram dom Celli que saudou, com especial vigor, a presença dos bispos brasileiros no Seminário.
O Seminário de Jovens comunicadores prossegue até o domingo, 20 de maio, na hora do almoço.
Confira a programação do sábado:
07h30 - Chegada
08h00 - Leitura Orante na ótica da comunicação - Ir. Rosana Pulga
08h45 - Comunicação e evangelização - Dom Claudio Maria Celli, presidente do PCCS (videoconferência)
Jovens católicos: comunicação que transforma vidas - Pe. Antonio Spadaro
10h50 - Intervalo
11h10 - Debate
12h00 - Almoço
14h00 - Geração Y : atrair, enquadar, reter ou só entender? - Prof. Elizabeth Saad
Igreja: antenada e conectada - Pe. Gildásio Mendes dos Santos
Jovem católico: mística do comunicador - Pe. Antonio Spadaro
15h50 - Intervalo
16h15 - Grupos de interatividade
17h15 - Plenário
18h30 - Celebração Eucarística - presidida por Dom Dimas Lara
20h00 - Jantar
21h00 - Apresentação de dança

domingo, 13 de maio de 2012

Imagem de Nossa Senhora de Fátima participará da 8ª Jornada Nacional do Peregrino, em Roma!


A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima visitará Roma para a 8ª edição da Jornada Nacional do Peregrino. O evento será realizado no dia 13 de maio, quando se comemora o aniversário das aparições da Virgem Maria aos três pastorzinhos de Fátima, Portugal.
Em Roma, a imagem será recepcionada no Santuário do Divino Amor na Basílica de São João de Latrão, de onde sairá até a igreja de Santa Maria das Graças, que fica localizada muito próxima à Cidade do Vaticano. A imagem ficará neste templo religioso até 20 de maio.
Além da peregrinação com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, a 8ª Joranda Nacional do Peregrino prevê a apresentação de um concerto-meditação com a oração do Santo Rosário aminado pelo projeto "Fragmentos de Luz".
O coração da jornada, no entanto, segundo a Rádio Vaticano, será a Santa Missa presidida pelo vigário do Papa para a Diocese de Roma e presidente da Obra Romana Peregrinações, Cardeal Agosto Vallini. A celebração, que acontecerá, por volta das 18h (horário local) encerrará o evento.
A Pregrinação de Maria

De acordo com a Obra Romana Peregrinações a Peregrinação de Maria, com a venerada imagem da Virgem Peregrina do Santuário de Fátima, se prolongará até 5 de agosto. A pregrinação, que começou no dia 14 de abril, visitará ainda as comunidades diocesanas das Regiões do Lácio, Campani,a Apulia, Umbria, Sicília, Lombardia e Emilia Romana. (BD)
Com informações da Rádio Vaticano.

Símbolos da JMJ encontram o marco zero de Brasília


A Ermida Dom Bosco, primeira obra de alvenaria a ser erguida em Brasília, recebeu a cruz e o Ícone de Nossa Senhora da Jornada Mundial da Juventude na manhã deste domingo. A visita faz parte da programação do Bote Fé na cidade, que acontece neste fim de semana.
O local, hoje cuidado pelos sacerdotes salesianos recordou a visão de São João Bosco, em 1883, que previu a capital federal, em volta a um grande lago, que jorraria leite e mel. Há 57 anos, data da inauguração de Brasília, o santo é conhecido como um dos padroeiros da cidade (ao lado de Nossa Senhora Aparecida). Ao redor dos ícones, cerca de 200 jovens e sacerdotes da congregação Salesiana rezaram e pediram a João Bosco proteção à cidade.

Durante a reflexão em torno dos símbolos, os padres enfatizaram a importância de ao olhar as imagens, recordar Cristo ressuscitado.

O sacerdote Nivaldo Luís Pessinatti disse que a família salesiana estava orgulhosa ao receber a visita dos símbolos e de tantos jovens. “A cada evento religioso, reforçamos nosso compromisso em relação a juventude, que é o que sempre pregou João Bosco. Esta visita adquire para nós uma importância de publicidade, mas isso não é o mais importante. Temos um compromisso com a qualidade de vida dos jovens e renovamos agora nossa missão que é cuidar da juventude de Brasília”, destacou.

Além disso, o padre reafirmou que há um risco de fazer destes símbolos, uma expressão publicitária e se esquecer o momento de evangelização.
“Dom Bosco cuidava do coração dos jovens. Nessa celebração, não estamos adorando um pedaço de madeira, e sim Cristo ressuscitado, esperança e vida para a nossa juventude. Quando focamos o verdadeiro sentido evangelizador desses símbolos, acertamos. Caso contrário, pode virar um folclore, algo passageiro e isso não é o que queremos”, ressaltou.

De acordo com ele, a intenção do Bote Fé é preparar e fazer um itinerário, como um processo catequético, para que a partir desse pretexto, a sociedade chegue preparada para experimentar o verdadeiro amor de Cristo na Jornada Mundial da Juventude, no ano que vem. “A presença do papa virá para reforçar a fé do poo brasileiro na presença de Jesus Cristo”.

Presença transformará Brasília
Embora Dom Bosco tenha sonhado em 1883, atualmente a capital do Brasil tem sido reflexo de corrupção. Para o padre Pessinatti, a inspiração do santo é que a cidade sirva como luz e guia para todo o País. “Espero que a cruz seja proporcione e provoque os valores evangélicos aqui”.

Cândido Fernandes, catequista da Paróquia São João Bosco, do Núcleo Bandeirante, levou seus catequistas para vivenciar o momento. “A intenção em trazê-los é iniciá-los na cultura da jornada, que une os povos há tanto tempo”.

Maria Clara Farias, 17 anos, da articulação da juventude Salesiana, disse que os jovens se prepararam durante dois meses para receber os símbolos. Houve palestras e reflexões sobre a JMJ e a importância desta visita. “Não imaginava que o evento fosse tão grande e reunisse tanta gente. Fico feliz, porque muita gente talvez não poderá participar da jornada, e hoje pode ter uma experiência tão profunda como essa”,  contou.

Fotos no Flickr da Arquidiocese de Brasília ou na página de fotos do Bote Fé
Por Equipe dos Jovens Conectados

terça-feira, 1 de maio de 2012

Comunidade Canção Nova comemora 11 anos de Casa de Missão de Brasília



A Canção Nova completará, nos próximos dias, 11 anos da casa de missão de Brasília.  E para comemorar, nos dias 05 e 06 de maio, a comunidade promove uma grande festa no ginásio da Universidade Católica de Brasília, em Taguatinga Sul.

No sábado, a programação se inicia com a Santa Missa que será celebrada pelo Pe. Moacir. Logo após, haverá show com Renovamix e Dunga.

Já no domingo, a comemoração começa às 9h da manhã, com o Encontro PHN com Dunga.

A festividade se encerrará com a Santa Missa que terá início por volta das 17h30.

Participe! A entrada é franca!
 

PROGRAMAÇÃO:
05/05 - SÁBADO
17h00 - Missa com padre Moacir
19h30 - Renovamix
20h00 - Show com Dunga

06/05 - DOMINGO
09h00 às 17h00 - Encontro PHN com o Dunga
17h30 - Missa com o Padre Robson - Santuário do Divino Pai Eterno

Comunidade Canção Nova
A  Canção Nova é uma comunidade, com sede em Cachoeira Paulista, no Vale do Paraíba. Fundada em 1978, foi criada com o objetivo de “formar homens novos para um mundo novo com base no Evangelho”, segundo Monsenhor Jonas Abib, fundador da comunidade, no site Canção Nova.

A instituição é mantida pela Fundação João Paulo II e foi reconhecida pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI em 2008. A comunidade faz trabalhos de evangelização pela rádio, TV, internet à nível nacional e internacional.


Leia mais:
Conheça, na integra, a história da Comunidade

Relembre: Canção Nova em Brasília

Visite o blog da comunidade em Brasília

Visite também, a  Loja canção Nova (W3 Sul) e antene-se: Rádio 89.1 FM / Canal 43 UHF / Canal 22 Net.

Ouça:
Informações:
Telefone: (61) 3257 7050
e-mail: 89.1@cancaonova.com

Arquidiocese celebra Missa campal, lembrando a primeira Missa de nossa cidade


Em memória ao dia 03 de maio de 1957, data da primeira missa de Brasília, é que a Arquidiocese juntamente com o Arquivo Público convidam todos para participar da celebração Eucarística no dia 03 de maio de 2012, na Praça do Cruzeiro – em frente ao memorial JK.  A celebração será presidida pelo arcebipo de Brasília, Dom Sergio da Rocha, e é, também, uma homenagem aos candangos.
Segundo padre André Lima, coordenador do setor de comunicação. “A santa Eucaristia deu o tom da cidade: realizada sob os traços que lembram uma cruz e sendo erguida no meio do Planalto Central”. Sendo o primeiro ato público, e dando início às obras de construção da cidade em 1957, ocorreu essa celebração eucarística na manhã do dia 03 de maio daquele ano. Presidida pelo Cardeal Carlos Vasconcelos Carmelo Motta, arcebispo de São Paulo, contando com a presença da imagem de Nossa Senhora Aparecida trazida de São Paulo, e com a participação de Israel Pinheiro e Bernado Sayão, diretores da Novacap e de pessoas de todas as cidades vizinhas.

Juscelino Kubitschek disse ao final da primeira Missa em Brasília, em 03 de maio de 1957: “Hoje é o dia de Santa Cruz...Dia em que Brasília, ontem apenas uma esperança e hoje entre todas a mais nova das filhas do Brasil, começa a erguer-se, integrada no espírito cristão, causa, princípio fundamento da nossa unidade nacional; dia em que Brasília se torna autenticamente brasileira. Porque desde as suas origens o Brasil existe com a presença de Cristo. Este é o dia do batismo do Brasil novo. É o dia da esperança, o dia da ressurreição da esperança. É o dia da cidade que nasce. Plantamos, com o Sacrifício da Santa Missa, uma semente espiritual neste sítio que é o coração da Pátria. Seja-me permitido formular uma ardente súplica, neste momento: que Nossa Senhora da Aparecida, a Padroeira do Brasil e Madrinha de Brasília, vele por esta cidade que surge, resguarde os que a vierem habitar, volva os olhos benignos para os homens públicos que daqui deverão dirigir esta Nação, a fim de que eles honrem os nossos maiores e sirvam condignamente as gerações futuras. Que Brasília se modele na conformidade dos altos desígnios do Eterno; que a Providência faça desta nossa terrestre um reflexo da cidade de Deus; que ela cresça sob o signo da Caridade, da Justiça e da Fé”.
 
Serviço:
Missa campal, lembrando a primeira Missa celebrada no início da construção de Brasília
Dia: 03/05/2012
Horário: 20h
Local: Praça do Cruzeiro – em frente ao memorial JK