sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Pessoas, acontecimentos, escolhas... (nossa forma de ver o mundo)

O maior desejo humano é que sua realidade se encaixe naquilo que ele pensa ter sentido.

Isto é, aquela firme opinião sobre a-vida-como-ela-deve-seré o ponto de partida para o cotejo de todas as situações: se for assim, é bom; não foi assim, parece ruim.

Meu mundinho e nada mais.

A idéia funciona mais ou menos assim: nós queremos conformar pessoas, acontecimentos, escolhas... ao nosso particular jeito de ver o mundo... e isso não funciona.

A partir daí, surgem desafios diários – que se não tratados, ficam cada vez maiores, levando à exaustão – e cada detalhe abre caminho para a dúvida.

“Isso é a morte dos meus sonhos...”
“Não há saída para mim...”
“Como isso pôde acontecer...?”

Necessário lembrar que a FÉ não se sustenta em fatos ou ocorrências concretas, mas em algo futuro e invisível:

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.” Hb 11

Isso foi destacado por Jesus, no episódio por meio do qual Tomé pediu provas para crer, esquecendo que a fé se basta, sendo em si mesma uma prova:


“Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.
Depois, disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; chega a tua mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas creia.” Jo 20

A técnica usada pelo inimigo leva sempre à mesma conclusão: Deus se esqueceu, Deus não se interessa. Mas sabemos que isso jamais acontecerá.

Então, avalie: o seu jeito particularizado de entender a vida (e querer comandá-la) pode não ser a perspectiva correta.


Como um peixinho que nada dentro de um aquário curvo – e por isso vê tudo deformado ao seu redor – você pode estar tendo uma idéia um pouco diferente do que realmente ocorre à sua volta.

Se sua realidade se difere, em muito, do que você pensou que seria a sua vida, saiba que a ‘melhor’ visão é aquela que vem dos olhos espirituais – mediante a fé – sabendo que para Deus tudo é possível.

Seus sonhos podem não ter se realizado ainda, mas ainda há tempo para eles.

Deus jamais se esquece:

“Pode uma mulher esquecer-se tanto do filho que cria, que se não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas, ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, me não esquecerei de ti.” Isa 49

Nenhum comentário:

WMblog.blogspot.com - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: Rodrigo Vidigal