Páginas

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Cruz furtada em igreja de Mariana (MG) é devolvida após 60 anos -

PARÁBOLA DO LADRÃO ARREPENDIDO!!!!

AFoto: Marcos Vinicius Carvalho devolução de uma cruz da igreja de São Francisco de Assis, furtada havia cerca de 60 anos, chamou a atenção dos moradores de Mariana, cidade histórica de Minas Gerais. O responsável pelo furto mandou uma carta dizendo que estava arrependido. A cruz ficava sobre a coroa do rei da França, uma imagem do século 18, que está no altar na igreja. A peça em madeira, de cor dourada, mede cerca de 15 centímetros e foi devolvida através do envio de uma carta simples há cerca de um mês.

A correspondência foi entregue na casa de Antônio Pacheco Filho --membro da irmandade Ordem Terceira de São Francisco de Assis--, que administra o templo barroco construído entre 1762 e 1794.A carta era anônima e foi postada no Rio de Janeiro, no mês passado. "Na carta, a pessoa se dizia arrependida pelo ato de vandalismo e pedia perdão ao povo de Mariana e fiéis que frequentam a igreja. Ainda explicava que a cruz pertence à imagem que fica do lado direito da igreja", afirmou Pacheco Filho. Ele também disse foi preciso serrar a cruz para retirá-la do altar. O membro da irmandade frequenta a igreja desde 1950 e conta que não se lembra da peça. "Esta cruz sumiu há muitos anos e pelo local de difícil acesso, ninguém percebeu o sumiço, já que só é possível visualizar melhor quando olhamos de cima".

Igreja São Francisco de Assis em Mariana(MG). Foto: Daniela Souza Ferreira.Esta foi a primeira peça furtada que foi devolvida ao acervo da igreja, que é tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e guarda obras de Aleijadinho, entre outras. Desde 1989, o local possui um inventário com todo o acervo feito pelo Ministério da Cultura, e não existe nenhum registro da cruz. "A gente fica muito satisfeito pelo arrependimento e certamente Deus o perdoará", afirmou Pacheco Filho sobre o autor do furto. Até o início da tarde desta quarta-feira, o responsável pelo furto ainda não havia sido identificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário