Páginas

segunda-feira, 31 de maio de 2010

O Ecumenismo 100 anos depois da Conferência de Edimburgo

A capital escocesa, Edimburgo, está se preparando para acolher, a partir de quarta-feira, milhares de cristãos de todo o mundo para celebrar o centenário da histórica Conferência Missionária Mundial, ocorrida no país em 1910.

Este centenário oferece um espaço para refletir sobre a missão à luz da experiência dos últimos cem anos e da realidade da missão cristã no século XXI.

Paralelamente à Conferência, está sendo organizado um grande número de eventos por igrejas e organizações locais. Além das sessões plenárias, a programação prevê grupos de trabalho sobre aspectos teológicos, culturais e sociais da missão.

Em relação à primeira edição, 2010 não é limitado somente a Edimburgo, mas se estende a outras sedes, como Budapeste (Hungria), Cidade do Cabo (África do Sul) e Patna (Índia); e não envolverá somente protestantes, mas também católicos e ortodoxos.

Representando a Santa Sé, estará presente uma delegação guiada pelo Secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Dom Brian Farrell. A Conferência encerra-se no dia 6.

A Conferência Missionária de Edimburgo é considerada o marco inicial do movimento ecumênico contemporâneo. Naquela ocasião, delegados das sociedades missionárias de algumas confissões cristãs se encontraram durante o verão de 1910.

A Conferência não possuía caráter decisório, mas tinha a finalidade de ajudar os missionários a construírem um espírito comum e coordenar o seu trabalho.

A Conferência de Edimburgo gerou o Conselho Internacional da Missão, que se concretizou em 1921. Este movimento foi decisivo para a criação do Conselho Mundial de Igrejas, em 1948.

Nenhum comentário:

Postar um comentário