"O Cristo Redentor é o grande referencial simbólico do nosso país". É assim que o reitor do Santuário define o monumento que se tornou patrimônio histórico e cultural não só para católicos, mas para os cariocas e brasileiros. "O povo brasileiro se identifica com essa imagem, também encontra a sua experiência de 'brasilidade' no próprio Cristo Redentor", destaca.
Padre Omar explica ainda que o monumento não foi uma doação do governo francês, mas é uma obra de brasileiros e foi idealizada pela Igreja Católica. "O Cristo Redentor é o 'garoto propaganda' do nosso país e tem um valor cultural supremo, pois revela a nossa cultura, a nossa essência", ressalta ao falar sobre o monumento como "porta de entrada" da Igreja e do turismo brasileiro.
Ao mencionar a mentalidade atual de perseguição religiosa e de ataque aos símbolos religiosos, padre Omar ressalta a importância de se valorizar a imagem do Cristo através da nova iluminação. "Diante da força do secularismo e do materialismo, mentalidades errôneas que atingem as consciências, o Cristo Redentor desperta em nós a sensibilidade maior para a solidariedade e para busca da verdade", acrescenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário