Páginas

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Divulgado o programa de viagem do papa Bento XVI durante a Jornada Mundial da Juventude!!!!


benedetto-xvi2011A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou no último sábado, 25, o programa oficial da viagem do papa Bento XVI a Madri (Espanha), por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá na capital espanhola, de 16 a 21 de agosto. Uma das novidades do programa será a confissão de alguns jovens com o papa. Bento XVI chegará à capital espanhola na quinta-feira, 18 de agosto. Ali fará o seu primeiro discurso no aeroporto internacional de Barajas.
Às 19h30, do dia 18, presidirá a celebração de acolhida dos jovens na Praça de Cibeles onde fará o seu segundo discurso em território espanhol.
Na sexta-feira, 19, Bento XVI iniciará seus trabalhos às 7h30 com uma missa privativa, na Capela da Nunciatura Apostólica em Madri. Às 10h, realizará uma visita de cortesia aos Reis da Espanha, no Palácio de La Zarzuela, de Madri. Às 11h30 presidirá um encontro com jovens religiosas no “Patio de los Reyes de El Escorial”.
Às 12h o papa presidirá um encontro com os jovens professores universitários na Basílica de San Lorenzo del Escorial. Às 13h45 almoçará com um grupo de jovens no Salão dos Embaixadores da Nunciatura.
Às 17h o Santo Padre participará de um encontro oficial com o presidente espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, na Nunciatura. Logo em seguida, às 19h30 presidirá a Via Sacra com os jovens na Praça de Cibeles.
Para o sábado, 20, está programada a confissão de alguns jovens da JMJ, nos Jardins del Buen Retíro. Às 10h presidirá uma missa com os seminaristas na Catedral de Santa María la Real de la Almudena de Madri.
Às 12h45 almoçará com os cardeais da Espanha, os bispos da província de Madri e o séquito papal na residência do arcebispo de Madri e presidente da Conferência Episcopal Espanhola, cardeal Antônio Maria Rouco Varela.
Às 17h o papa se encontrará com os membros do Comitê Organizador da JMJ Madri 2011, na Nunciatura. Às 19h40 visitará a Fundação Instituto San José de Madri onde pronunciará um discurso.
Às 20h30 presidirá a Vigília de Oração com os Jovens no Aeródromo de Quatro Ventos em Madri aonde pronunciará um discurso.
No domingo 21 de agosto, o papa Bento XVI presidirá a missa de encerramento da 26ª Jornada Mundial da Juventude, às 9h30, no Aeródromo de Quatro Ventos, logo depois rezará com os presentes a Oração Mariana do Angelus.
Às 12h45 o papa almoçará com os cardeais da Espanha. Às 17h00 se despedirá dos presentes e, às 17h30, presidirá um Encontro com os voluntários da JMJ no Pavilhão 9 do novo centro de exposições Madrid.
Às 18h30 a cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional de Barajas, de Madri, onde fará seu último discurso em solo espanhol. Seu avião deverá decolar às 19h em direção a Roma.

Irmãs da congregação Filhas do Amor Divino serão beatificadas em Sarajevo!!!


martiresdodrinaNo próximo dia 24 de setembro, em Sarajevo – Bósnia Herzegovina haverá a beatificação das irmãs: Berchmana Leidenix (austríaca); Krizina Bojanc (eslovena); Jula Ivanisevic (croata); Atonija Fabjan (eslovena) e Bernadete Banja (húngara), mais conhecidas como Mártires do Drina (rio da região dos Bálcãs). As irmãs serão as primeiras da congregação Filhas do Amor Divino a serem beatificadas.
Segundo a provincial superiora da congregação Filhas do Amor Divino, da região sul do Brasil, irmã Zoeli Maria Pletsch, um grupo de brasileiros seguirá para Sarajevo para acompanhar a beatificação das irmãs. “Nós, da região sul estamos indo para acompanhar a beatificação em um grupo de cinco pessoas, todas religiosas. Na congregação da região norte, além de irmãs, irá acompanhá-las alguns leigos”, explicou.
Para a superiora provincial, Zoeli Pletsch, a preparação espiritual dela para acompanhar a beatificação está sendo enorme. “Estou rezando muito e me preparando psicologicamente e espiritualmente para essa beatificação, pois as irmãs Mártires do Drina serão as primeiras em nossa congregação a tornarem-se beatas, ou seja, é uma comprovação pública de que elas viveram uma vida santa, uma vida pura. Essa beatificação será o primeiro passo para declará-las santas. É um verdadeiro testemunho a ser seguido por todos”, ressaltou.

Vida e morte

A convite do arcebispo dom Giuseppe Stadler, as Filhas do Amor Divino chegaram a Saraievo em 1882, acompanhadas da fundadora da congregação, Madre Francisca Lechner.
Em 1911, em Pale, localidade próxima a Sarajevo, abriram um convento, chamado “Casa de Maria”. De início, o objetivo era que o local fosse destinado a recuperação de doentes e repouso para as religiosas que trabalhavam no Instituto São José, em Sarajevo. Entretanto a Casa de Maria tornou-se famosa pelas obras de caridade exercidas em favor de todos os necessitados que batiam as suas portas. O local ficou conhecido como “o hospital dos pobres”.
Em 11 de dezembro de 1941, em plena Segunda Guerra Mundial, os soldados da milícia “cetnici” aprisionaram as cinco irmãs e as levaram a Gorazde, após saquear e incendiar o convento. A via sacra destas irmãs, no frio e na neve, sem vestimentas adequadas, submetidas a investigações e interrogatórios, ameaças e ofensas, passou, em primeiro lugar, por Careve Voda (Águas do Imperador) e depois por Sjetlina, onde a irmã Berchmana, com 76 anos de idade, foi morta.
As demais irmãs foram conduzidas a Gorazde. A viagem de Pale a Gorazde, através da Montanha Romanija, são 65 quilômetros e durou quatro dias e quatro noites. No dia 15 de dezembro, em Gorazde, após a tentativa de estupro, as irmãs foram assassinadas a facadas e os seus corpos jogados no rio Drina.
Para entender melhor o ocorrido, o padre Anto Bakovic escreveu um livro chamado “As Mártires do Drina” contando a sua versão da história. Padre Bakovic tinha 10 anos, à época, quando tudo aconteceu. Ele foi um dos poucos sobreviventes do massacre e a única testemunha viva do fato.

Deputada católica Myrian Rios (RJ) discursa contra a PEC 23/2007 (uma es...

Duas homenagens singelas ao Sir Rodrigo Vidigal!!!

Há coisas que nunca mudam!!!! Mengo 4X1 Galo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

1980 - Nunes
ronaldinho gaucho flamengo gol atlético-mg (Foto: Alexandre Loureiro / Vipcomm)
2011 - R10

domingo, 26 de junho de 2011

Papa recebe mulher judia que é mãe de sacerdote católico!!!

O Papa Bento XVI recebeu nesta quarta-feira, 22, Stanislawa Stefanzki, uma judia que escapou da perseguição nazista e que agora é mãe de um sacerdote católico, a quem o Santo Padre saudou ao finalizar a catequese. 

O jornal vaticano L’Osservatore Romano (LOR) destaca que junto a Stanislawa estava seu esposo e seu filho Jacek, sacerdote católico, como parte da comitiva que acompanhou o rabino Arthur Schneier.

O rabino entregou ao Papa uma placa de lembrança pela visita que o Pontífice fez à sinagoga de Park East em Nova Iorque (Estados Unidos) no dia 18 de abril de 2008.

Bento XVI também foi presenteado com 60 peixes vermelhos, um por cada ano de sacerdócio que ele celebrará no próximo dia 29 de junho, por parte de um grupo de crianças do movimento orionita, na Itália.

De acordo com o LOR, as crianças comentaram que "estes peixes somos nós que nos deixamos pescar por ele [o Papa], para ser à sua vez, dom de Jesus".

Outro presente entregue ao Santo Padre chegou da Honduras. Por iniciativa do Cardeal Oscar Andrés Rodríguez, o artista Mauricio Lauri confeccionou um cálice com ouro "ético", quer dizer um metal precioso em cuja extração buscou-se obter o mínimo de impacto possível ecológico e não teve a participação de menores de idade.



Seminário das Pastorais Sociais do Regional Sul 1 debate mudanças climáticas e justiça social


pastoraissociaissul1O Centro de Pastoral Santa Fé, em São Paulo, receberá, entre os dias 1 a 3 de julho o Seminário das Pastorais Sociais do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), com participação do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social. O seminário é destinado aos agentes das Pastorais nas dioceses, movimentos e outras entidades sociais do estado.
O encontro em São Paulo discutirá o tema com base em dados sobre a realidade das mudanças climáticas do estado, interpretados por especialistas e profissionais da área. Para debater a respeito das mudanças climáticas foram convidados o Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social e o sociólogo e ambientalista José Soares da Silva, da diocese de Santo André (SP).
“Com o intuito de gerar consciência crítica e mobilizações de cidadania visando contribuir no enfrentamento das causas estruturais do Aquecimento Global, que provoca Mudanças Climáticas em todo o planeta Terra, o seminário busca compreender a problemática global”, destacam os organizadores do Seminário.
As Inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3253-6788 ou pelo e-mail cnbbs1@cnbbsul1.org.br

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Nada te perturbe

“Nada te perturbe”, essa é a vontade de Deus. Santa Teresa não fez poesia nem romance. Ela era uma mulher que enfrentava problemas nos Carmelos. Ela foi uma valente guerreira que recebeu de Deus a incumbência de fazer a renovação dos Carmelos: Ia de mosteiro em mosteiro enfrentando grandes problemas.

Foi nessa situação que ela fez esta oração: “Nada te perturbe”. Dizia isso para ela mesma em primeiro lugar e depois para suas irmãs.

“Paciência tudo alcança”. A paciência é ativa. Ela é força e coragem. Por ela tudo se alcança.

A Paciência é a virtude do guerreiro que quer ser valente, que quer fazer parte da tropa de elite do Senhor.

Deus te abençoe
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

terça-feira, 21 de junho de 2011

Mensagem do dia!!!

Um mês com São Paulo 
Paulo se incultura para chegar a todos 

Paulo se considera evangelizador por vocação e obrigação. Diz: 
"Ai de mim se não evangelizar" (1Cor 9,16). E aprofunda o sentido de sua 
Missão: "Sendo inteiramente livre, me fiz escravo de todos para ganhar 
O maior número possível. 
Com os judeus me diz judeu para ganhar os judeus (...) Tornei-me fraco com 
Os fracos para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos". (1Cor 9,19-21). 

Pedido: Pedimos a graça de viver como membros do Corpo de Cristo. 

Oração 
Ó São Paulo, mestre dos gentios, olhai com amor para a nossa Pátria! 
Vosso coração dilatou-se para acolher a todos os povos no abraço da paz. 
Agora, no céu, o amor de Cristo vos leve a iluminar a todos com a luz do Evangelho 
e a estabelecer no mundo o Reino do amor. 
Suscitai vocações, confortai os que anunciam o Evangelho, 
preparai as pessoas para que acolham o Cristo, divino Mestre. 
Que o nosso povo encontre e reconheça sempre a Cristo, 
como o Caminho, a Verdade e a Vida; 
busque o Reino de Deus e trabalhe em sua realização, 
para que a sua luz resplandeça diante do mundo, 
iluminai, animai e abençoai a todos! 
Amém. 

São Paulo apóstolo, rogai por nós! 

Veja mais: 

http://nospassosdepaulo.blogspot.com/

Pensamento do Dia!!!

"É por meio das tribulações que Deus vincula a si as almas prediletas." 
(Padre Pio de Pietrelcina)

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Faculdade Canção Nova está com inscrições abertas até dia 24!!!


Site Oficial
FCN oferece 190 vagas para os cursos de Jornalismo, Rádio e TV, Filosofia e Administração
A inscrição no processo seletivo para os cursos oferecidos pela recém-criada Faculdade Canção Nova (FCN) pode ser feita até o próximo dia 24 de junho, exclusivamente pela internet. O período de inscrições iniciou no dia 20 de maio, no valor de R$30,00, através dos endereços eletrônicoswww.institutoaocp.org.br e www.fcn.edu.br.

No total, serão oferecidas 190 vagas neste período inicial, para os cursos de Jornalismo, Rádio e TV, Filosofia e Administração. Com exceção de filosofia, no período diurno, os demais cursos serão ministrados à noite. As aulas começam no dia 2 de agosto, em regime semestral.

As inscrições deferidas serão divulgadas nos endereços indicados na data provável de 1º de julhoAs provas do vestibular acontecem no dia 10 de julho, em horário e local a serem informados pela internet. Os exames terão a duração de quatro horas e serão aplicados, preferencialmente, em Cachoeira Paulista (SP). Caso haja necessidade, as provas também poderão ser aplicadas nas cidades da região.
"Todo o processo seletivo está sob os cuidados do Instituto AOCP, que possui larga experiência em vestibulares e concursos públicos. Eles se encarregam da escolha dos locais de prova, seleção e treinamento do pessoal que trabalhará no dia do Vestibular, da montagem e impressão da prova.  Eles pensam e realizam tudo o que se refere a isso", explica o diretor da FCN, Jackie Sodero.


A Faculdade


A iniciativa começou a ser gestada em 1998. A publicação da portaria do Ministério da Educação aprovando a criação da faculdade aconteceu no dia 29 de abril.

Um dos principais diferenciais da Faculdade será a ênfase no desenvolvimento do saber técnico-científico vinculado aos valores éticos e cristãos. Nesse sentido, Sondero avalia que foi formada uma equipe técnica, de docentes e colaboradores, que trazem esses valores, ao longo dos anos de preparação à Faculdade. "Teremos no ambiente da faculdade uma pastoral atuante, aliada à missão realizada pelos jovens do projeto Revolução Jesus, que já estão participando deste processo inicial", diz.

Os alunos poderão fazer estágios e ter vivência prática dos conhecimentos graças a termos de cooperação técnica com entidades como o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Faculdade Dehoniana e instituição colombiana Uniminuto (Corporacion Universitaria Minuto de Dios). Os convênios serão assinados ao longo do início da faculdade.

 

A prova
O processo seletivo será feito em etapa única e composto de prova objetiva, com 40 questões, além da prova de redação que deverá ser elaborada a partir de um tema proposto e no formato de “dissertação”.

Para ter a redação corrigida, o candidato não poderá tirar nota zero na prova objetiva.
O gabarito preliminar e os cadernos de questões serão divulgados através da internet um dia depois da aplicação das provas. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 21 de julho. 


Atendimento especial
O candidato, portador de deficiência ou não, que necessitar de atendimento especial durante a realização das provas poderá solicitar este atendimento, indicando no formulário de solicitação de inscrição via internet quais os recursos especiais necessários.

As condições específicas disponíveis para realização das provas objetiva e discursiva são: prova em braile, prova ampliada (fonte 24), fiscal ledor, intérprete de libras, acesso à cadeira de rodas e/ou tempo adicional para realização das provas objetiva/dissertativa, de até uma hora.


Informações e dúvidas
Para maiores esclarecimentos e procedimentos da inscrição, consulte o edital no site da instituição.

Quaisquer dúvidas sobre os cursos, mensalidades, programas de bolsa e outros, acesse os endereços eletrônicos mencionados ou entre em contato pelo seguintes canais:

- telefone: 
(12) 3186 2600
- e-mail: faleconosco@fcn.edu.br
- twitter: @faculdadecn

Confira o quadro geral de vagas, turnos das aulas e tempo de conclusão 


Administração (Bacharelado) – 50 vagas – Noturno – 8 semestres
Comunicação Social – Jornalismo (Bacharelado) – 50 vagas – Noturno – 8 semestres
Comunicação Social – Rádio e TV (Bacharelado) – 50 vagas – Noturno – 8 semestres
Filosofia (Licenciatura) - 40 vagas – Matutino – 6 semestres

Acompanhe o calendário das etapas dos processo seletivo

Período de inscrição – de 20 a 24/06/2011
Deferimento das inscrições – 1º/07/2011*
Realização das provas – 10/07/2011*
Resultado final – 21/07/2011* (1ª chamada) e 28/07/2011* (2ª chamada)
Período de matrícula – 25 a 27/07/2011 (1ª chamada) e 29/07/2011* (2ª chamad

João Paulo II, um Papa que não morre!!!

"Era um homem de grande equilíbrio, dono de si, interiormente disciplinado. As únicas vezes em que perdia a calma era durante os discursos e, sobretudo, nas improvisações, quando se encontrava diante de fatos ou situações inaceitáveis, escandalosas."
João Paulo II foi um personagem determinante para a história, a política e o Cristianismo do século XX. Sua personalidade e carisma transformaram-no em uma figura de singular grandeza, impossível de ser esquecido. No entanto, sem um trabalho histórico e de memória, alguns aspectos podem ficar minimizados e se perderem no tempo. Impedir que isso aconteça, que as lembranças desse homem de Deus restem sendo apenas emoções antigas de gerações que inevitavelmente passam, é o sentido último do livro de Gian Franco Svidercoschi, estudioso que há mais de meio século acompanha os acontecimentos do mundo do vaticano. Escrito com paixão, seu livro João Paulo II – Um Papa que não morre, agora editado por Paulinas, apresenta um perfil multifacetado do pontífice, de modo a perpetuar sua lembrança às futuras gerações.
Svidercoschi reúne praticamente duas obras em uma só. Inicialmente apresenta uma narrativa sobre o homem Karol Wojtyla, a eleição, as grandes diretrizes de seu pontificado e as condições da Igreja que ele deixou ao sucessor Bento XVI - uma Igreja certamente diferente da que lhe foi confiada em 16 de outubro de 1978. A seguir, expõe um retrato da imensa multidão que acompanhou os últimos momentos de João Paulo II e que hoje o visita em seu túmulo, estabelecendo um "colóquio" cheio de mistério e de vida. Unindo essas duas perspectivas, a obra deixa emergir a questão da herança do padre, bispo e pontífice que viveu toda a sua vida concentrado no seu ministério e na condução da Igreja rumo ao novo milênio, uma herança cujos frutos espirituais continuam extraordinariamente abundantes.
Título: João Paulo II - Um Papa que não morre Autor: Gian Franco Svidercoschi
Coleção: Luz do mundo
Formato:  (14,0 x 21,0)
Páginas: 152 - código: 518700
ISBN: 9788535627992
Preço:R$ 20,70

Seminário Maior de Brasília promove a 1ª Semana de Formação Humana e Espiritual"""


semanaformacaohumanaO Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, em Brasília (DF), realizará, entre os dias 22 a 26 de agosto, a 1ª Semana de Formação Humana e Espiritual. O evento será no auditório do Colégio Militar de Brasília.
“Devido a atual necessidade de formação humana e de espaços de comunhão, sobretudo que contemplem as dimensões afetivas, psíquicas e espirituais de nossos presbíteros, religiosos e leigos de vida consagrada, nos leva a enfrentar grandes desafios pastorais em tempos de constantes transformações. Por isso, unimos esforços para promover o fim último, a configuração com Cristo”, destaca os organizadores da Semana de Formação.
Para isso foi convidado o frei Antônio Moser, escritor do livro “O Enigma da Esfinge: A Sexualidade”, para abordar o tema: “Desafios para a Humanização da Sexualidade”. Juntamente com ele, o padre Amedeo Cencini, escritor de vários livros, entre eles: “A Árvore da Vida”; “Virgindade e Celibato Hoje”. Para abordar o tema: “Formação permanente, graça e desafio para os dias de hoje”.
Outras informações: secretaria@seminariomaiordebrasilia.com.br (Elizabete - secretaria) /foremar@hotmail.com (Pe. Marco Antonio) ou phsaboia@hotmail.com (Diac. Raphael Saboia). Ou pelo telefone: (61) 3366-9900 / 3366-9901 (falar com Elizabeth).
A taxa de inscrição custa R$ 40,00.

Congresso Nacional da Pastoral Familiar debate “Família, Pessoa e Sociedade”


folder_congres_familia_web“Fortalecer a família na sociedade, como imagem daquilo que todos somos chamados a ser no mundo, família humana, família de Deus”, é um dos objetivos do 13º Congresso Nacional da Pastoral Familiar, sediado pelo Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais), nos dias 19 a 21 de agosto, no Minascentro, em Belo Horizonte (MG).
Sob o tema  “Família, Pessoa e Sociedade” e o lema “Somos cidadãos e membros da Família de Deus”, o Congresso pretende reunir cerca de mil participantes entre bispos; coordenadores regionais, diocesanos e assessores eclesiásticos da Pastoral Familiar; coordenadores nacionais dos Movimentos e Serviços Familiares, e agentes de Pastoral Familiar das dioceses de todo o Brasil.
A  programação do evento prevê o aprofundamento do tema e lema nos pontos que mais apontam para a problemática da família hoje, a abordagem dos aspectos sociológicos e psicológicos na identidade da família e seus membros, além de socializar as significativas iniciativas e  experiências da Pastoral Familiar.

domingo, 19 de junho de 2011

Mensagem do dia!!!

 (Marcos 1:8) - Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.

A pedra e o coração de Deus!!!

Três homens, andando pelas montanhas, foram surpreendidos por uma tempestade. Para se proteger refugiaram-se numa caverna. De repente, uma pedra enorme despencou do alto e fechou completamente a entrada da gruta. Os três chegaram à conclusão que somente Deus podia salvá-los. Assim, começaram a implorar a ajuda do Todo-poderoso apresentando os atos das suas vidas que pensavam ser mais merecedores de consideração por parte de Deus.
O primeiro disse: ”Eu tinha somente uma cabra. Todos os dias a levava para pastar e ter um pouco de leite para os meus velhos pais. Também juntava lenha para vender a fim de que nunca lhes faltasse comida. Certo dia, cheguei e os encontrei adormecidos. Esperei a noite toda até eles acordarem. De manhã, dei comida para eles e depois eu também me alimentei e fui descansar. Senhor, se eu disse a verdade, dê-me um sinal da tua bondade”. A pedra afastou-se um pouco.
O segundo falou assim: “Tempos atrás, apaixonei-me por uma jovem muito pobre, porém ela não aceitou se casar comigo. Então eu juntei todo o ouro que pude e disse para ela que tudo aquilo seria seu, se ela me vendesse o seu corpo por uma noite. A pobre jovem veio, mas o temor de Deus entrou no meu coração. Não toquei nela e lhe deixei todo o ouro. Senhor, se eu disse a verdade, dê-me um sinal da tua bondade”. A pedra afastou-se mais um pouco.
O terceiro homem, também, contou a sua história: “Eu tive muitos homens trabalhando comigo. Quando concluímos os trabalhos dei a todos o salário devido. Um, porém, não se apresentou. Com o dinheiro dele comprei uma ovelha. Os anos passaram e a ovelha tornou-se um rebanho. Quando, enfim, o homem apareceu para receber o seu dinheiro, mostrei para ele o rebanho. Achou que estava zombando dele, mas eu insisti para que levasse o que era seu. Agora, Senhor, se eu disse a verdade, dê-me um sinal da tua misericórdia”. A pedra afastou-se mais um pouco e os três homens conseguiram sair da caverna.
As boas obras deles tinham tocado o coração de Deus. O primeiro pela paciência e o amor filial. O segundo por causa do respeito ao fraco e do arrependimento. O terceiro porque agiu com justiça e honestidade.
Vale a pena nos perguntarmos: afinal, os três homens fizeram mesmo alguma coisa extraordinária, tão importante a ponto de conseguir comover o coração de Deus? Não deveríamos, todos, honrar os pais e as mães? Não deveríamos respeitar as pessoas mais fracas e necessitadas? Não deveríamos ser honestos e justos? Eles fizeram apenas o que estava certo. Nenhum heroísmo, nada tão fora do comum. Acontece, no entanto, que, muitas vezes, um gesto de bondade simples e pequeno, repetido, talvez, todos os dias, pareça-nos de pouco valor. Têm horas nas quais precisamos de forças extraordinárias para fazer alguma obra grandiosa, mas é muito mais provável precisarmos de muita perseverança e paciência todos os dias, para fazermos o bem simples que está sempre ao nosso alcance. Pagamos o preço e a ilusão da fama quando consideramos grandes somente aquelas pessoas que se destacam por algum dom especial ou algum gesto que chame atenção. O bom Deus não deixa faltar grandes qualidades a muitos dos seus filhos e filhas, assim como dá força sobre-humana para cumprir, em certas horas, gestos heróicos.  Contudo parece estejarmos esquecendo a coragem e a grandeza de ânimo daqueles irmãos e daquelas irmãs que todos os dias e a toda hora praticam o bem nas suas casas, nas suas famílias, no seu trabalho. Nunca serão manchetes de noticiário, mas nunca também deixarão de praticar o bem.
Neste domingo, celebramos a solenidade de Pentecostes. Jesus ressuscitado cumpre a promessa de estar sempre conosco. Com o auxílio do “mestre interior”, nós agora lembraremos e compreenderemos tudo o que Jesus ensinou e teremos coragem de continuar a missão que nos foi entregue. Para fazer isso, precisamos mesmo de muita força e coragem. O tempo vai passando, os acontecimentos da história humana se desenrolando, novas idéias estão sendo divulgadas, desafiando as anteriores. Nesse clima de incerteza, continuar firmes e fiéis ao Senhor Jesus exige, talvez, algo de heróico. Contudo, estou convencido, não será pedindo ao Divino Espírito Santo dons extraordinários que venceremos as dificuldades. Acredito que na hora da necessidade não faltarão os líderes, as luzes e as forças para continuar o caminho. Seria muita ambição, porém, nós mesmos nos acharmos uma dessas pessoas. Por isso, talvez o maior dom que podemos pedir ao Espírito Santo, não seja algum dom extraordinário, mas a capacidade simples e comum de escolher e de fazer sempre o bem. A humildade e a perseverança no amor movem qualquer pedra. Tocam sempre o coração de Deus.

O perdão ressuscita as famílias (Mons. Jonas)



sexta-feira, 17 de junho de 2011

Fé e Perseverança

Três rapazes suspiravam por encontrar o Senhor, a fim de fazer-lhe rogativas.
Depois de muitas orações, eis que, certa vez, no campo em que trabalhavam, apareceu-lhes o carro do Senhor, guiado pelos anjos.
Radiante de luz, o Divino Amigo desceu da carruagem e pôs-se a ouvi-los.
Os três ajoelharam-se em lágrimas de júbilo e o primeiro implorou a Jesus o favor da riqueza. 0 Mestre, bondoso, determinou que um dos anjos lhe entregasse enorme tesouro em moedas. 0 segundo suplicou a beleza perfeita e o Celeste Benfeitor mandou que um dos servidores lhe desse um milagroso ungüento a fim de que a formosura lhe brilhasse no rosto. 0 terceiro exclamou com fé:
- Senhor, eu não sei escolher... Dá-me o que for justo, segundo a tua vontade.
O Mestre sorriu e recomendou a um dos seus anjos lhe entregasse uma grande bolsa.
Em seguida, abençoou-os e partiu...
O moço que recebera a bolsa abriu-a, ansioso, mas, oh! desencanto!... Ela continha simplesmente uma enorme pedra.
Os companheiros riram-se dele, supondo-o ludibriado, mas o jovem afirmou a sua fé no Senhor, levou consigo a pedra e começou a desbastá-la, procurando, procurando...
Depois de algum tempo, chegou ao coração do bloco endurecido e encontrou aí um soberbo diamante. Com ele adquiriu grande fortuna e com a fortuna construiu uma casa onde os doentes pudessem encontrar refúgio e alivio, em nome do Senhor.
Vivia feliz, cuidando de seu trabalho, quando, um dia, dois enfermos bateram a porta. Não teve dificuldade em reconhecê-los. Eram os dois antigos colegas de oração, que se haviam enganado com o ouro e com a beleza, adquirindo apenas doença e cansaço, miséria e desilusão.
Abraçaram-se, chorando de alegria e, nesse instante, o Divino Mestre apareceu entre eles e falou:

- Bem-aventurados todos aqueles que sabem aproveitar as pedras da vida, porque a fé e a perseverança no bem são os dois grandes alicerces do Reino de Deus.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

XI Festa da Santíssima Trindade



Para comemorar o aniversário do Padroeiro, a Paróquia Santíssima Trindade do Gama promove entre os dias 17 a 19 de junho, a XI Festa da Santíssima Trindade. A estimativa é que compareçam cerca de quatro mil pessoas por dia.
Durante os três dias, as festividades terão início com a celebração da Santa Missa. De acordo com a programação, na sexta-feira, a missa tem início às 19h e no sábado, às 16h30. Já no domingo, dia do padroeiro, a Missa Solene, em sua honra, terá início às 18h30.
Na parte externa da Paróquia, barraquinhas com comidas típicas, sorteios, ações entre amigos e shows evangelizadores, com a presença de:  Typ Vox, Missionário Shalom, Flavinho, Davidson Silva, Nazaré Araújo, Francimar Costa, Banda Semear, Banda Maranatha e Jhonny
A grande surpresa fica por conta da visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima que, há 18 anos, verte lágrimas, sal, azeite e mel. A imagem tem cerca de 70 cm e vem da cidade de Marissol, São Paulo. Chegará a Brasília no dia 17 à noite. E durante o final de semana ficará exposta para veneração.
O pároco, Pe. Nei Nelson, explicou que não é a toa que a imagem verte lágrimas, e que há um significado bíblico, que tentou explicar, com as palavras citadas pelo arcebispo da cidade: “o mel é a palavra que transforma e chega ao alcance de todos; que alimenta. O sal, que tem o tempero. O azeite dá a unção; realeza. E a lágrima, é Deus que entra na história e se compadece da dor humana”.
Muito entusiasmado, o padre ainda falou da importância em receber a imagem. “Para a minha comunidade, essa imagem vai suscitar uma experiência Mariana-Cristocêntrica. Ou seja, minha paróquia além de ser muito eucarística, ela é uma paróquia que conhecesse Jesus pelas mãos da Virgem Maria. E nada melhor que a presença da Virgem entre nós. É suscitar a devoção mariana e alegria de ter a presença da eternidade no meio da humanidade”, finalizou o padre.
Santíssima trindade
A Santíssima Trindade é um dos dogmas centrais da fé cristã, e considerado um mistério, onde o Pai, Filho e Espírito Santo vivem em unidade, mesmo sendo distintas uma da outra. Sendo assim, podemos afirmar que esta data é uma das mais importantes do ano litúrgico.
Sobre a data, explanou o padre: “a Santíssima Trindade é comemorada no domingo, após o domingo de Pentecostes. E na quinta-feira, após a festa, comemora-se o Corpus Christi. Assim, é o 1º domingo do tempo comum da 2ª parte do tempo comum.”
Informações:
Local:Santíssima Trindade
Endereço: Parque Urbano – Àrea Especial Quadra 03 Lote D – Setor Norte - Gama
Telefone:             (61)3385 2729      
Veja a programação:

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Juventude será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013!!!


Fraternidade e Juventude. Este será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013. A escolha foi feita hoje, 15, pelo Conselho Episcopal Pastoral, que está reunido desde ontem na sede da CNBB.
O tema foi proposto pelo Setor Juventude da CNBB, que recolheu cerca de 300 mil assinaturas junto aos jovens do Brasil. O lema será escolhido na próxima reunião do Consep.

O Setor da Mobilidade Humana da CNBB apresentou e defendeu o tema do tráfico de pessoa humana e o trabalho escravo. Outros temas foram apresentados, mas não receberam votos.

Esta será a segunda Campanha da Fraternidade sobre a Juventude. A primeira foi realizada em 1992 com o lema “Juventude, caminho aberto”.

A escolha dos temas da Campanha da Fraternidade é feita com antecedência de dois anos.

Primeira entrevista de DOM SÉRGIO DA ROCHA como ARCEBISPO DE BRASILIA - concedida a RONALDO DA SILVA E GISELE PIRES (Rádio Canção Nova Fm)!!!

Primeira entrevista de DOM SÉRGIO como arcebispo de BRASILIA - RÁDIO CN FM by Cleyton Mendes

Curso de História da Igreja na Ceilândia


Para os interessados em conhecer mais sobre o Catolicismo e o seu passado, a Paróquia Nossa Senhora da Assunção realiza, durante três dias, o curso História da Igreja com o tema: “A Transição do Império para a República e Repercussões para a Igreja”.
As aulas acontecem nos dias 15, 16 e 17 de junho, a partir das 20h30, sendo ministradas pelo professor e  Pe. da paróquia, Moacyr Gondim.
Com 1h30min de duração, diários, o curso é aberto, porém direcionado aos paroquianos e alunos de história, e tem por objetivo, segundo o Pe. Moacyr, “fazer a história da Igreja ser compreendida dentro do contexto da história do Brasil”.
Para participar, é preciso realizar inscrição através de telefone ou na secretaria paroquial.   Ao final do curso, será emitido certificado de participação.

Informações:
Local: Nossa Senhora da Assunção
Endereço: EQNP 32/36, Setor “P” Sul – Ceilândia / DF
Telefone: (61) 3377-8296

Corpus Christi: O Sacramento Eucarístico ao longo das ruas da cidade



Em uma Audiência recente com os participantes da Plenária do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, o Santo Padre, o Papa Bento XVI, afirmou: “Em uma sociedade como a de hoje, frequentemente marcada pela secularização, a Igreja tem o dever de oferecer aos homens e mulheres um renovado anúncio de esperança”.
Essa grata missão de testemunhar a fé cristã, com coragem e determinação, é alimentada, renovada e transformada pela Sublime presença de Cristo em nosso meio, por meio do Sacramento Eucarístico. Essa nobre missão é realizada, com zelo e esmero, quando, na Solenidade de Corpus Christi, ocupamos os espaços públicos das nossas cidades, praças, esplanadas ou avenidas e professamos aos nossos contemporâneos que nós somos missionários eucarísticos, arautos da Divina Eucaristia. 
Por sermos membros da comunidade eclesial, sempre que celebramos a Solenidade de Corpus Christi testemunhamos aos nossos vizinhos, aos companheiros de trabalho e de lazer que temos necessidade de adorarmos o Tesouro mais precioso que Jesus nos deixou: o Seu próprio Corpo, Sangue, Alma e Divindade. Por conseguinte, todo fiel cristão que participa da Solenidade de Corpus Christi acompanhando o Santíssimo Sacramento, em procissão pelas ruas da cidade, cantando os hinos eucarísticos e confeccionando os tradicionais Tapetes, concretiza a singular oportunidade de bradar ao mundo que nós fazemos parte do Corpo Místico de Cristo e só podemos dar esse testemunho em comunhão, como um só corpo.
A Solenidade do Corpo de Cristo é uma festa de alegria e, por isso, ao ver e sentir a nossa emoção, a nossa fé e o nosso amor pelo nosso Redentor, mesmo os mais incrédulos poderão afirmar: “Houve uma grande alegria naquela cidade!” (At 8, 8). Os cuidados, os serviços e a entrega que empreendemos na realização e participação da Festa do Sublime Sacramento podem ser oportunos meios que possibilitem aos habitantes de nossa cidade vislumbrar as razões da nossa verdadeira alegria; afinal, quem é alcançado pelo poder transformador da Eucaristia tem a alma transformada em um terreno fecundo, onde a Boa Semente do Evangelho produz generosos frutos. Quando a nossa alma é, de fato, um terreno fecundo de santidade, nós testemunhamos que, graças à contínua participação no Sacramento do Altar, estamos conduzindo Jesus Eucarístico para o nosso trabalho profissional, para os nossos ambientes de estudo e de convivência e para os mais diversos ambientes sociais. Desse modo, como cristóforos, portadores de Cristo, realizamos, a cada novo dia, uma nova procissão de Corpus Christi, pois levamos e conduzimos o nosso amado Redentor para o centro de nossas vidas e de nossa história.     
O renovado anúncio da esperança, efeito direto da reta participação no Corpo dado e no Sangue derramado de Jesus pela nossa salvação, leva-nos a evidenciar que o nosso entusiasmo com a aproximação da Solenidade de Corpus Christi é consequência direta das horas e dos momentos que empregamos nas visitas aos Sacrários e na adoração ao Senhor de todas as coisas. Nosso crescimento na fé e nosso permanente testemunho eucarístico fazem-nos ver que nossa união com o Cristo e a nossa missão eucarística não podem e nem devem se limitar apenas ao dia de Corpus Christi, pois as rosas e as flores que embelezam o Altar e o Tapete de Corpus Christi, no dia seguinte à Festa, começarão a murchar, a perder sua beleza e o seu perfume, mas, quando renovamos nossos encontros com o Cristo Eucarístico, sobretudo aos domingos, em nossas Paróquias e Comunidades, as rosas e as flores eucarísticas da nossa alma não perdem jamais o seu aroma, a sua beleza, a sua grandeza e majestade, perfumando assim a nossa existência com o cheiro da santidade. E não poderia ser diferente, pois a Festa de Corpus Christi leva-nos a expor, escancarar ao nosso próximo, sem medo ou reservas, a questão fundamental de nossa existência: Deus alimenta-nos com o Seu próprio Corpo e quer-nos santos; e essa vontade do Senhor não é uma quimera, um sonho, pois, na Eucaristia, Cristo nos dá os meios necessários para a nossa santificação.
Que neste ano de 2011, na celebração da Solenidade de Corpus Christi, saibamos tomar ou renovar o compromisso firme e duradouro de evangelizar, com novos métodos e expressões, alicerçados pelo Sacramento Eucarístico. No próximo dia 23 de junho, acompanhemos o nosso Redentor, que percorrerá as ruas de nossas cidades e de nossos estados, derramando inúmeras graças e bênçãos sobre o mundo, o nosso país, nossas famílias, nossas comunidades e sobre cada um de nós. Vamos vestidos com roupa de festa para rezar, cantar o sublime Amor, honrar e louvar ao Senhor e professar que todo o aparato exterior da Festa é a simples manifestação das nossas mais puras e santas disposições interiores. Que a Virgem Maria, Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, guie e oriente os nossos passos na enorme tarefa de testemunhar, em Corpus Christi e em todos os dias de nossa existência, a grandeza do dom de Deus renovado e escondido nas Sagradas Espécies Eucarísticas. Assim seja! Amém!
Aloísio Parreiras
(Membro do Movimento de Emaús/Brasília)

Inscrições abertas para XVIII Festival vocacional


O Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Arquidiocese de Brasília, buscando formar e incentivar uma autêntica consciência vocacional, promove o XVIII Festival vocacional, “Teu amor me conquistou”. Que se realizará no dia 21 de agosto de 2011, no Colégio Dom Bosco. O Festival é um concurso de música e de poesia e tem por objetivos:

Aprimorar por meio da arte (música e poesia) a consciência da Vocação de todos os batizados;
Através da música e da poesia, evangelizar em sintonia com a caminhada da Igreja católica.
Dar oportunidade para a juventude e toda a comunidade de se expressarem, seja pela música ou pela poesia, incentivando-os a serem, em nossos dias, um eco da voz de Cristo que continua chamando seus discípulos;
Valorizar pessoas e grupos de nossas comunidades que trabalham com música Cristã Católica;
Promover e intensificar intercâmbios de natureza artístico-cultural.;
Descobrir e valorizar novos talentos e despertar uma cultura vocacional em nossa Arquidiocese.
O XVIII Festival Vocacional tem o caráter de concurso (de músicas e poesias) inéditas e originais que versem sobre um dos temas abaixo:

Vocação/chamado
Seguimento de Jesus Cristo
Missão
Santidade
Podem concorrer no festival autores católicos de Brasília e Entorno nas categorias música e poesia. A fase de inscrição está aberta e vai até o dia 29 de junho. As inscrições podem ser realizadas em um dos seguintes locais:

Livraria Paulinas – Setor Comercial Sul;
Livraria Paulus – Setor Comercial Sul;
Comunidade Shalom – W3 Sul;
Seminário Nossa Senhora de Fátima – Lago Sul;
Rádio Maria – Paranoá.
Mais informações com o Seminarista Luiz Gonzaga nos telefones 9181-4231 / 3366- 9904 ou pelo email: festivalvocacionalbsb@hotmail.com

Confira os regulamentos:

Música
Poesia