Páginas

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Católicos vivem Virgem Maria!!!

A Sé de Lisboa assinalou ontem o feriado do dogma da Imaculada Conceição, proclamado a 8 de Dezembro de 1854. Pio IX declarou então a santidade da Virgem Santa Maria desde o primeiro momento da sua existência. A celebração é vivida de Norte a Sul do País com intensidade por Nossa Senhora da Conceição ser também padroeira e rainha dos portugueses.

Na sua homilia de ontem, o cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, recordou Santo Agostinho ao afirmar que "Maria tem mais mérito por ter sido discípula de Cristo do que por ter sido Mãe de Cristo".

Santo Agostinho afirma ainda com "ousada surpresa", disse D. José Policarpo, que "é mais importante a Igreja do que a Virgem Maria. Porquê? Porque Maria é uma parte da Igreja, membro santo, membro excelente, membro supereminente, mas apesar disso membro do corpo total".

A exemplo do continente, também na Madeira a Imaculada Conceição marca o início dos preparativos do Natal, sendo um hábito para muitos montar no feriado o presépio. Neste período a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima é recebida nas várias paróquias da Madeira.

Em Ponta Delgada, nos Açores, o feriado é conhecido pelo ‘Dia das Montras’, por os comerciantes do centro histórico enfeitarem as suas vitrinas a fim de ser apurado um vencedor.

Um comentário: