Páginas

quarta-feira, 31 de março de 2010

Eucaristia, Fonte de Reconciliação

O Senhor providenciou para que seus discípulos-padres tivessem o seu poder de perdoar os pecados.

A experiência da Eucaristia vivida na participação diária ou semanal da Santa Missa e, onde não é possível, na celebração da Palavra com a distribuição da Sagrada Comunhão, constrói nos discípulos de Jesus uma ânsia sempre mais profunda e de resposta ao amor de Deus e de compromisso de amor com os irmãos e irmãs.

A intimidade pessoal com o Senhor, alimentada ao longo da vida pelo “mistério da fé”, em meio a dificuldades, vitórias, tentações e, por vezes, experimentando a dor da infidelidade, faz-nos sensíveis a um outro sacramento, que é expressão da misericórdia sem limites oferecida pelo Senhor aos que nele buscam salvação: o sacramento da reconciliação ou da penitência, ou ainda, a confissão sacramental.

O Senhor providenciou para que seus discípulos-padres tivessem o seu poder de perdoar os pecados. Eles são verdadeiramente ministros da reconciliação. Aqueles que sabem terem rompido gravemente a comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs, devem buscar a confissão para poderem voltar ao banquete eucarístico.

A nós, sacerdotes, a Igreja pede que sejamos sinais autênticos da misericórdia de Deus, dispondo-nos generosamente ao atendimento das confissões individuais e evitando as confissões e absolvições coletivas, que esvaziam a certeza do perdão e massificam a experiência do amor pessoal a Deus.

O Sacramento da Reconciliação, diz João Paulo II, apresenta-se como um dos percursos privilegiados desta pedagogia da pessoa. Aqui, o Bom Pastor, através do rosto e da voz do sacerdote, aproxima-se de cada um, iniciando um diálogo pessoal feito de escuta, conselho, conforto, perdão. O amor de Deus é tal que, sem falar aos outros, consegue concentrar-se sobre cada um. Quem recebe a absolvição sacramental deve poder sentir o calor dessa solicitude pessoal. Deve experimentar a intensidade do abraço paterno dado ao filho pródigo: “[O pai] correu a lançar-se-lhe ao pescoço, cobrindo-o de beijos” (Luc 15,20). Deve poder ouvir aquela voz timbrada de amizade que o publicano Zaqueu escutou, chamando-o pelo nome a uma vida nova (cf Luc 19,5) (Carta aos Sacerdotes, 2009,9).

D. João Braz de Aviz
Arcebispo Metropolitano de Brasília

CNBB se pronuncia em solidariedade ao Papa nesta quarta-feira

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Geraldo Lyrio Rocha, fará um pronunciamento em todas as TVs Católica do país em solidariedade ao Papa Bento XVI, na noite desta quarta-feira, 31.

A TV Canção Nova transmite o pronunciamento a partir das 19h28min. Clique aqui para acessar a programação ao vivo.

O Pontífice vem sofrendo acusações infundadas da mídia internacional de ter supostamente acobertado religiosos em casos de pedofilia. O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, já indicou que as suposições são falsas através de duas notas oficiais.

terça-feira, 30 de março de 2010

Combater o bom combate - Pe. Fábio de Melo

Neste vídeo Padre Fábio de Melo responde a uma pessoa que pergunta sobre o sentido da expressão usada por São Paulo em sua segunda carta a Timóteo, capítulo 4, versículo 7: "Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé.". Padre Fábio diz que combater o bom combate significa lutar para que o bem prevaleça. Para tanto é preciso manter nossa mente e nosso coração sempre alimentado de coisas boas, que geram a bondade. Do contrário estaremos sendo instrumentos que geram a maldade, que geram divisão, diabólicos.


Padre deve ser documento da Ressurreição, diz secretário vaticano!!!

"Um sacerdote que se conscientize daquilo que faz, conformando a própria existência a Cristo, vence o mundo! E tal vitória é o verdadeiro 'documento' da Ressurreição de Cristo".

É isso que destaca o secretário da Congregação para o Clero, Arcebispo Dom Mauro Piacenza, em uma mensagem dirigida aos sacerdotes de todo o mundo por ocasião das celebrações da Semana Santa.

.: NA ÍNTEGRA: Mensagem de Dom Mauro Piacenza

Dom Piacenza ressalta que os dias pascais são oportunidade para entrar no coração da própria existência sacerdotal, que tem como fim explícito santificar o Povo de Deus e oferecer o Sacrifício Eucarístico.

"Qualquer outra utilização do poder sacramental recebido com a Ordenação é ilegítimo e perigoso, seja para a nossa salvação pessoal, seja para o próprio bem da Igreja", acrescentando que todo o padre é chamado a viver a "perfeição moral".

O secretário do Dicastério vaticano pede, enfim, que todo o sacerdote mantenha-se firme na certeza da predileção do Senhor e renove o seu "sim", especialmente no tempo da provação.

Réplica do Santo Sudário é exposta em Curitiba!!!!

Santo Sudário
Imagem do negativo fotográfico do manto vista pela primeira vez na noite de 28 de maio de 1898
Pela primeira vez na América Latina, acontece uma exposição científica sobre o Santo Sudário - o lençol de linho que, segundo a tradição, cobriu o corpo de Jesus Cristo após sua morte e que conserva Sua imagem gravada no tecido.

A exposição "Quem é o Homem do Sudário" acontece no Palladium Shopping Center de Curitiba (PR) e vai até o dia 30 de junho.

A iniciativa é de um grupo de empresários da cidade, que patrocinou a vinda das peças e, após a exposição, doará o material à Arquidiocese de Curitiba.

Segundo a assessora da mostra, Paula Batista, todos os estudos feitos até hoje no Santo Sudário - o último foi em 2006, com o holograma - serão apresentados na exposição.

O público poderá ver o fac-símile (reprodução fiel) do Sudário que está em Turim, na Itália, as réplicas dos flagelos, da coroa de espinhos e dos pregos feitos em Israel, assim como os hologramas, em tamanho natural da imagem, produzidos pelo cientista holandês Petrus Soons, além de ilustrações, painéis e infográficos que explicam, de forma dinâmica, os resultados do estudo sobre o tema.

Também estão na exibição moedas originais da época de Pôncio Pilatos e uma estátua de bronze que reproduz a posição em que o Homem do Sudário se encontrava quando a imagem foi produzida no pano.

A assessora conta que o Arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti, visitou a exposição no domingo e deu sua benção. Ela explica ainda que já se pensa na possibilidade de levar a mostra para outros lugares do Brasil, mas não há nada confirmado, pois a exposição conta com algumas peças muito pesadas, principalmente a estátua, que é a réplica do tamanho original, e para isso será preciso estudar melhor a logística para que isso aconteça.

O ingresso para a exposição custa R$ 5,00. Estudantes, professores, idosos e doadores de sangue pagam meia-entrada e crianças com menos de 10 anos não pagam. Mais informações no site www.homemdosudario.com.br.

O verdadeiro Santo Sudário está na Catedral de Turim, na Itália, e depois da restauração, feita em 2002, será exposto ao público de 10 de abril a 23 de maio deste ano. O Papa Bento XVI irá a Turim, no dia 2 de maio, para vê-lo de perto.

Música do Dia!!! Sergio Reis - Filho Adotivo

De fato essa é uma das músicas mais lindas que eu já ouvi!!! Bom pra quem é pai escutar e principalmente pra quem é filho!!!

segunda-feira, 29 de março de 2010

Música do Dia!!! Regaço Acolhedor - Kelly Patrícia!!!

Semana Santa: Acompanhe celebrações do Papa na Internet!!!

O portal Pope2You é uma iniciativa do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais (PCCS)
É possível acompanhar ao vivo as celebrações presididas pelo Papa Bento XVI durante a Semana Santa através do sitePope2You.

As transmissões são produzidas e disponibilizadas pelo Centro Televisivo Vaticano e Rádio Vaticana, com apoio técnico da agência H2onews.

Acesse
.: Transmissões ao vivo
.: Calendário das Celebrações
.: Cartões postais
.: Livretos das Celebrações do Tríduo Pascal


O portal Pope2You foi lançado pelo Pontifício Conselho das Comunicações Sociais (PCCS) em maio do ano passado e oferece o serviço pela primeira vez. Os eventos são disponíveis em cinco línguas (italiano, francês, alemão, espanhol e inglês).

Há também uma série de cartões postais virtuais com imagens do Santo Padre por ocasião da Páscoa, que podem ser enviados por e-mail, compartilhados no Facebook ou baixados no próprio computador.

O site do PCCS também disponibiliza os Livretos das Celebrações do Tríduo Pascal.

Os desafios do mercado de trabalho para os surdos

Pensamento do Dia II!!!

"As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável."

(Madre Teresa de Calcutá)

Troféu Louvemos o Senhor 2010

Nos últimos anos, a música católica despontou tanto dentro da igreja como no meio secular, levando para a mídia cantores, músicos e compositores que com seus trabalhos fonográficos mostraram toda a nossa cultura, a nossa liturgia e a nossa maneira de viver o cristianismo.

O prêmio Nacional da Música Católica – Troféu Louvemos o Senhor, surgiu com a finalidade de premiar aqueles que estão envolvidos com a música na igreja católica. Cantores que estão na estrada e tem se despontado na mídia, oferecendo música que evangeliza com qualidade.

A finalidade é mostrar a qualidade do músico católico, a música e a cultura de uma igreja vibrante que transforma e evangeliza com canções que falam da boa nova de nosso senhor e salvador Jesus Cristo. Estamos nos preparando para a segunda edição do prêmio e diante da grande repercussão causada na edição de 2009 o trabalho se torna mais árduo e detalhista, aumenta se a responsabilidade e é nosso objetivo realizar um evento do mais alto nível. Queremos recepcionar, nos estúdios da TV Século 21 cantores, músicos e compositores que abrilhantam os louvores ao nosso Deus.

Dia 28 de abril, estaremos em festa e você é o nosso convidado especial!

Visite o site

Evento na Paróquia São Pedro comemora os 18 anos da Rádio Nova Aliança!!!

É hoje. às 19 horas na Paróquia São Pedro- Taguatinga. O Renovação em Ação comemora 18 anos de NOva Aliança. Esperamos por você.

Morre Armando Nogueira, camisa 10 do jornalismo esportivo brasileiro!!!


O jornalismo está de luto. Foi-se um representante da "camisa 10" na arte de escrever da era de ouro da crônica esportiva. Aos 83 anos, Armando Nogueira morreu na madrugada desta segunda-feira, em sua casa, na Lagoa, no Rio de Janeiro. Há dois anos, Armando lutava contra um câncer no cérebro – que lhe roubou primeiro a capacidade de falar e escrever, duas das atividades que mais prezava.


O velório do jornalista será a partir das 13h desta segunda-feira, no Maracanã. No estádio, foi-lhe dada uma das maiores homenagens pela Superintendência de Desportos da Cidade do Rio de Janeiro (Suderj), que inaugurou o Espaço Armando Nogueira, localizado no acesso à tribuna de imprensa. A foto do cronista aparece ao lado das de outros 72 grandes nomes da imprensa esportiva, como Ary Barroso, Jorge Cury e João Saldanha. O enterro será na terça-feira, às 12h, no cemitério São João Batista. O Governo do Estado do Rio decretou luto oficial de três dias.

CBF estabelece luto oficial de três dias no futebol brasileiro!!!

Padre Juarez de Castro segue os passos de Fábio de Melo!!!


O padre Juarez de Castro é o novo galã da igreja

Padre, cantor, mineiro, bonito e apresentador de rádio e TV, ele está lançando disco novo. Apesar de todas as características levarem a crer, não se trata de Fábio de Melo. O nome em questão é Juarez de Castro, mais um religioso que vem conquistando o mercado fonográfico. Até indicação ao Grammy Latino, em 2006, na categoria Melhor Álbum de Música Cristã, ele conseguiu.

— Nunca tive intenção de cantar. Só queria ser padre. Aí, logo no primeiro CD, aconteceu a indicação. Achei que fosse trote; depois, encarei como uma confirmação de Deus: eu precisava evangelizar por esse caminho — conta Juarez.

Alvo até de um fã-clube, o Nas Asas da Esperança, Padre Juarez, de 40 anos, renega o título de artista e diz que precisa ter “jogo de cintura” com as admiradoras mais afoitas:

— Recebo cartinhas e e-mails com cantadas. As pessoas acabam confundindo os sentimentos. Cabe a mim não alimentar falsas esperanças.

“Luz divina” é o terceiro CD do padre, e chega às lojas com o trunfo de ter uma canção de Roberto Carlos, a que dá nome ao disco.

— Sonhava gravar essa música. Roberto quase não a libera para ninguém — conta ele, que se valeu do fato de ser amigo de Dudu Braga, filho do Rei, para fazer o pedido.

Padre Juarez também regravou “Tente outra vez” (Raul Seixas) e “Monte Castelo” (Legião Urbana).

— Apesar de não serem religiosas, essas músicas têm conteúdo espiritual forte — diz ele, que contou com a parceria dos evangélicos Ed Wilson (ex-Renato e seus Blue Caps) e Assíria Nascimento (ex-mulher de Pelé) em outras duas faixas: — É uma obra ecumênica e eclética.

Pensamento do Dia!!!

"Somos seres finitos

em busca do infinito:
DEUS"


(Pe.Evaristo Debiasi)

Evangelho Quotidiano!!!!

2a-FEIRA DA SEMANA SANTA

2ª feira da Semana Santa

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui

Evangelho segundo S. João 12,1-11.

Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde vivia Lázaro, que Ele tinha ressuscitado dos mortos. Ofereceram-lhe lá um jantar. Marta servia e Lázaro era um dos que estavam com Ele à mesa. Então, Maria ungiu os pés de Jesus com uma libra de perfume de nardo puro, de alto preço, e enxugou-lhos com os seus cabelos. A casa encheu-se com a fragrância do perfume. Nessa altura disse um dos discípulos, Judas Iscariotes, aquele que havia de o entregar: «Porque é que não se vendeu este perfume por trezentos denários, para os dar aos pobres?» Ele, porém, disse isto, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão e, como tinha a bolsa do dinheiro, tirava o que nela se deitava. Então, Jesus disse: «Deixa que ela o tenha guardado para o dia da minha sepultura! De facto, os pobres sempre os tendes convosco, mas a mim não me tendes sempre.» Um grande número de judeus, ao saber que Ele estava ali, vieram, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Ele tinha ressuscitado dos mortos. Os sumos sacerdotes decidiram dar a morte também a Lázaro, porque muitos judeus, por causa dele, os abandonavam e passavam a crer em Jesus.

Da Bíblia Sagrada

Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Guilherme Saint-Thierry (c. 1085-1148), monge beneditino depois cisterciense
Orações para meditar, n°5 (a partir da trad. O.E.I.L. 1985, p. 84 em Bourguet, L'Évangile médité, p. 198 rev.)

«A casa encheu-se com a fragrância do perfume»

Desde a minha infância, não parei de pecar, e Tu não cessaste de me fazer bem. [...] Contudo, Senhor, que o Teu julgamento se transforme em misericórdia. Toma a ocasião do pecado para condenar o pecado. [...] Que o meu coração seja digno do fogo do Teu perfeito amor, que o Seu calor intenso faça sair de mim e consuma todo o veneno do pecado! Que ponha a nu e afogue nas lágrimas dos meus olhos toda a infecção da minha consciência. Que a Tua cruz crucifique tudo o que a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e o orgulho da vida corromperam devido à minha longa negligência.

Senhor, quem o desejar pode ouvir-me e desprezar a minha confissão: que me olhe prostrado como a pecadora aos pés da Tua misericórdia, banhando-os com as lágrimas do meu coração, vertendo sobre eles o perfume de uma terna devoção (Lc 7, 38). Que todos os meus recursos, por mais pobres que sejam, de corpo e alma, sejam usados para comprar este perfume que Te agrada. Espalhá-lo-ei sobre a Tua cabeça, sobre Ti cuja cabeça é Deus; e sobre os Teus pés, sobre Ti cuja ponta é a nossa natureza fraca. Ainda que o fariseu murmure, Tu, meu Deus, tem piedade de mim! Ainda que o ladrão aperte os cordões da bolsa rangendo os dentes, desde que eu Te agrade, pouco me importa incomodar seja quem for.

Ó amor do meu coração, que em cada dia eu verta sem parar este perfume, porque espalhando-o sobre Ti, espalho-o também sobre mim. [...] Concede-me o dom de Te entregar lealmente tudo o que tenho, tudo o que sei, tudo o que sou, tudo o que posso! Que fique sem nada! Estou aos pés da Tua misericórdia, aonde permanecerei, aonde chorarei, até que me faças escutar a Tua suave voz, o julgamento da Tua boca, a sentença da Tua e da minha justiça: «São-lhe perdoados os seus muitos pecados, porque muito amou» (Lc 7, 47).

Como se alimentar bem em meio a correria?


Bento XVI celebra Missa pelo 5º ano da morte de João Paulo II

O Papa Bento XVI preside no final da tarde desta segunda-feira, 29, uma Missa em sufrágio pelo Papa João Paulo II, no quinto aniversário do seu falecimento. A Celebração acontecerá na Basílica de São Pedro, às 18h (locais).

João Paulo II faleceu no dia 2 de abril de 2005, mas este ano a data coincide com a Sexta-feira Santa, motivo pelo qual a Missa foi antecipada.

Na Celebração está previsto que, durante a oração dos fiéis, seja feita esta pequena oração em polonês: “Pelo venerável Papa João Paulo II, que serviu a Igreja até o limite das suas forças, para que, do céu, interceda para infundir a esperança que se realiza plenamente participando da glória da ressurreição”.

Cristãos participam da procissão de Domingo de Ramos na Terra Santa!!!

Cristãos de todos os continentes participaram neste domingo, 28, na Terra Santa, da procissão do Domingo de Ramos, no Monte das Oliveiras.

A celebração, que marca o início das celebrações da Semana Santa, partiu da Igreja de Betfagé, numa aldeia palestina na encosta nordeste do Monte das Oliveiras, sobre a pedra na qual, segundo a tradição, Jesus se apoiou para subir no lombo do jumento, antes de seu ingresso em Jerusalém.

No local, uma comitiva de peregrinos e religiosos de várias Igrejas cristãs se uniu à procissão. Entoando cantos em diversos idiomas, desceram pela corrente de Cedrón até o Portão dos Leões ou de São Estevão.

A entrada, de pedra branca, conduz à antiga cidade de Jerusalém pela Via Dolorosa, caminho percorrido por Jesus desde o palácio de Pilatos até o Gólgota, onde foi crucificado. Neste lugar, hoje se encontra a Igreja do Santo Sepulcro.

Grupos de jovens palestinos com uniformes coloridos animaram a caminhada marchando ritmicamente, enquanto seus vizinhos muçulmanos da localidade apreciaram o espetáculo das janelas e terraços.

“É um dia de glória, de festa e pode-se ver no ambiente que é um dia de alegria no qual o povo lembra esse grande acontecimento, a chegada de Jesus desde Jericó e sua entrada solene em Jerusalém”, disse franciscano Artemio Vítores, padre da Custódia da Terra Santa.

O religioso destacou que uma das partes mais bonitas da procissão é “a chegada ao Dominus Flevit (em latim: O Senhor chorou) onde Jesus chorou sobre Jerusalém e onde os fiéis cantam: 'Alegra-te Jerusalém' e 'Que alegria quando me disseram, vamos à casa do senhor', entre outras canções em lembrança dos antigos peregrinos que vinham à Cidade Santa”.

Os participantes entoaram cânticos e rezaram salmos em árabe, espanhol, inglês, francês e grego, tocando pequenos pandeiros, tambores, violões e violinos.

Dezenas de policiais e soldados israelenses circundaram as ruas pelas quais a procissão passou e helicópteros sobrevoaram a cidade para garantir que tudo transcorresse sem incidentes.

Na vizinha Cisjordânia, palestinos cristãos organizaram um protesto contra a proibição de acesso imposta por Israel, que impede que centenas de milhares de fiéis residentes nesse território ocupado participem das celebrações religiosas da Semana Santa.

Este ano, a Semana Santa cristã coincide com a Pessach, a Páscoa judaica, que celebra a libertação da escravidão no Egito faraônico há 3,5 mil anos e a chegada da primavera.

Papa recorda 25º aniversário do Dia Mundial da Juventude!!!

O Papa Bento XVI presidiu a oração mariana do Angelus deste domingo, 28, na Praça São Pedro com os fiéis e peregrinos. Na mensagem que precedeu a oração, o Papa recordou que hoje se celebra o 25° aniversário do Dia Mundial da Juventude, criado pelo Papa João Paulo II, em 1985, declarado pelas Nações Unidas, Ano da Juventude.

Na ocasião, João Paulo II, comemorando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, deu início ao Dia Mundial da Juventude. Desde então, celebramos essa data no Domingo de Ramos.

O Papa recordou que há 25 anos, João Paulo II convidou os jovens a professarem sua fé em Cristo. "Hoje eu renovo esse apelo à nova geração para que dê testemunho com a força humilde e luminosa da verdade, a fim de que aos homens e as mulheres do terceiro milênio não faltem o modelo autêntico: Jesus Cristo. Entrego este mandado em particular aos 300 delegados do Fórum Internacional de Jovens, que vieram a Roma de todas as partes do mundo, convocados pelo Pontifício Conselho para os Leigos", frisou o Pontífice.

A seguir Bento XVI saudou, em vários idiomas, os peregrinos reunidos na Praça São Pedro, destacando que, neste momento, o nosso pensamento e o nosso coração se dirigem em particular a Jerusalém, onde se realizou o Mistério Pascal.

"Estou profundamente triste pelos recentes conflitos e pelas tensões perpetradas mais uma vez naquela cidade, que é a pátria espiritual de Cristãos, Judeus e Muçulmanos, profecia e promessa daquela reconciliação universal que Deus deseja para toda a família humana. A paz é um dom que Deus confia à responsabilidade humana, para que o cultive através do diálogo e do respeito dos direitos de todos, a reconciliação e o perdão", ressaltou o Papa.

O Santo Padre fez um apelo para que os responsáveis pelo futuro de Jerusalém tomem com coragem o caminho da paz e o sigam com perseverança. Enfim, concedeu a todos sua bênção apostólica.

Bento XVI reflete sobre o seguimento a Jesus Cristo!!!

"Ser cristão é um caminho, ou melhor, uma peregrinação, um caminhar juntamente com Jesus Cristo. Ir naquela direção que Ele nos indicou e indica”. Essa foi a mensagem do Papa Bento XVI hoje, 28, aos fiéis presentes na Praça São Pedro, no Vaticano, para a Celebração do Domingo de Ramos. Centenas de jovens também estiveram presentes para festejar o 25º Dia Mundial da Juventude, celebrado este ano, em cada diocese.

"Mas de qual direção se trata?", perguntou o Papa. É o caminho da seqüela de Cristo. "O ser humano pode escolher a estrada fácil e evitar qualquer esforço. Pode descer a um nível baixo, para o que é indigno, pode enterrar-se no lodo da mentira e da desonestidade, mas Jesus caminha à nossa frente e caminha em direção ao alto", ressaltou o Pontífice.

“Ele [Jesus] nos conduz para o que é grande, puro, nos conduz para o ar sadio das alturas: para a vida segunda a verdade; para a coragem que não se deixa intimidar pelo palavreado das opiniões dominantes; para a paciência que suporta e sustenta o outro. Nos conduz à disponibilidade para com os que sofrem, para com os abandonados; para a fidelidade que está da parte do outro mesmo quando a situação se torna difícil. Nos conduz ao amor – nos conduz a Deus”.

O Santo Padre ressaltou que a liturgia deste Domingo de Ramos nos convida a seguir Jesus Cristo. "Ser cristão significa considerar Jesus Cristo o caminho justo para se tornar homem. Ele é o caminho que conduz à meta, a uma humanidade plenamente realizada e autêntica", ressaltou frisou Bento XVI.

Caminhando com Jesus, "se tornam visíveis as dimensões de nossa seqüela, a meta à qual ele nos quer conduzir, nos levar à comunhão com Deus, a permanecer com Deus. Esta é a verdadeira meta e a comunhão com Ele é o caminho. A comunhão com Ele é estar a caminho, uma permanente ascensão em direção à verdadeira vida", sublinhou o Papa.

Este caminhar com Jesus é também um caminhar com a Igreja, pois nela entramos em comunhão com Cristo. "Preciso ouvir a Palavra de Jesus Cristo e vivê-la na fé, esperança e amor. Assim caminhamos rumo à Jerusalém definitiva e desde agora, de alguma forma, nos encontramos lá, na comunhão de todos os Santos de Deus", disse ainda o Pontífice.

Enfim, Bento XVI fez um apelo em favor da paz na Terra Santa, afirmando que "quando vamos à Terra Santa como peregrinos, vamos também como mensageiros de paz, com a oração pela paz, com o convite a todos para que façam naquele lugar, que carrega em seu nome a palavra "paz", todo possível para que se torne realmente um lugar de paz". O Papa encorajou os cristãos a permanecerem no país de suas origens e a promover nele a paz.

sábado, 27 de março de 2010

Marcelo Duarte concorre a prêmio de Melhor Cantor

O cantor Marcelo Duarte, vocalista da banda Anjos de Resgate, foi um dos indicados do Troféu Louvemos o Senhor, na categoria Melhor Cantor do Ano. A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira (24), no site oficial do prêmio.

Na categoria Cantor do Ano, a escolha do vencedor é feita através dos votos dos internautas no site do Troféu Louvemos o Senhor. Os outros indicados são Batista Lima, Guilherme de Sá, Jonny, Pe. Antônio Maria e Pe. Fábio de Mello.

Vote agora

Outras categorias de voto popular são Música do Ano, Músicas para a Santa Missa, Cantora do Ano e CD Independente. Nas demais categorias, o voto é restrito ao juri escolhido pela emissora.

Vivendo uma renovação no seu ministério, Marcelo Duarte teve uma nova experiência em 2008, assumindo a responsabilidade de ser o vocalista da banda, depois da saída do cantor Dalvimar Gallo. Ano passado, já com uma nova formação, o grupo lançou o DVD Anjos de Resgate – Ao vivo em Brasília, que tem tido uma ótima aceitação por parte do público.

A cerimônia de entrega do Troféu Louvemos o Senhor acontece no dia 28 de abril, na sede da TV Século 21, em Valinhos (SP).

Eucaristia e Vida: Congresso terá Simpósio de Bioética

CEN 2010 contará com um Simpósio de Bioética - inédito até então em um Congresso Eucarístico, que tratará da defesa da vida, abordando temas desde a concepção até a morte natural.


A Igreja Católica reconhece a Eucaristia como fonte e ápice da vida. Ao apresentar o núcleo central da sua missão redentora, o próprio Jesus disse: "Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância" (Jo 10,10). Portanto, uma das dimensões da Eucaristia, que não pode deixar de ser mencionada no XVI Congresso Eucarístico Nacional, é a Eucaristia enquanto pão da vida. Assim, a programação do CEN 2010 contará com um Simpósio de Bioética - inédito até então em um Congresso Eucarístico, nos dias 14 e 15 de maio, que tratará da defesa da vida, abordando temas desde a concepção até a morte natural, não deixando de focar na família e na importância da dignidade humana. Os conferencistas, na sua maioria, fazem parte da Academia Pontifícia para a Vida.

Segundo Pe. Eduardo Peters, presidente da Comissão Arquidiocesana de Bioética e Defesa da Vida e responsável pelo Simpósio, a oração do Congresso Eucarístico nos convida a ser promotores da vida em plenitude. "Portanto, a vida em plenitude passa pela defesa da vida, da família e da dignidade da pessoa. Por isso, um simpósio desses dentro do Congresso Eucarístico", esclarece.

Contas da Carta Encíclica de João Paulo II, Evangelium Vitae, que "o homem é chamado a uma plenitude de vida que se estende muito para além das dimensões da sua existência terrena, porque consiste na participação da própria vida de Deus". Para tanto, cita um dos discursos de Cristo: "O pão que Eu hei de dar é a minha carne que Eu darei pela vida do mundo". (Jo 6, 51).

Contudo, segundo Pe. Eduardo, hoje a vida encontra-se extremamente ameaçada em todos os aspectos. "Por isso, o Simpósio de Bioética tem finalidade pastoral. A ideia é introduzir o tema da defesa da vida e da família no contexto da atividade eclesial em todo País", comenta. Assim, o objetivo último do Simpósio é o resultado posterior a ele. "Queremos despertar nos representantes de cada diocese a necessidade da permanente discussão do tema. Esperamos que, em cada canto do Brasil, sejam criadas comissões dispostas a tratar esses temas e lutar, junto às autoridades constituídas, para que projetos de leis contrários à vida não sigam adiante, por exemplo. Além disso, é por meio das comissões que os casais serão orientados sobre assuntos como planejamento familiar, reprodução assistida, etc", comenta.

Os números não mentem. Segundo os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que todos os anos 46 milhões de mulheres grávidas abortam. Desses, 44% são feitos em clínicas clandestinas. Já no Brasil, o Ministério da Saúde prevê que 1 milhão das gestações terminam em aborto. Além disso, há ainda a luta para que a eutanásia - prática pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurável, já realizada legalmente em alguns países pelo mundo, não seja legalizada no Brasil. E falando numa questão também problemática, pode-se citar o crescimento contínuo dos fins dos casamentos. Segundo a pesquisa Estatísticas do Registro Civil do IBGE, entre os anos de 1984 e 2007, a taxa de divórcios no País aumentou 200%, tornando-se um problema social. O que revela que é matéria de estudo e preocupação da Bioética todos os temas que estão ligados direta ou indiretamente à vida humana, desde a sua concepção até o seu termo natural.

Para a presidente do Movimento Brasil Sem Aborto, Dra. Lenise Garcia, "o que o Simpósio vai fazer é justamente dar uma fundamentação científica, técnica e filosófica para preparar pessoas que possam lutar pela defesa da vida, em sua totalidade". Lenise irá promover uma palestra no Simpósio sobre Pistas de ação para a defesa da vida e da família.


Programação diversificada

Serão dois dias inteiros reservados para a discussão de assuntos delicados e profundamente necessários não só para a comunidade cristã como para a sociedade civil como um todo.
Na sexta-feira, dia 14/5, haverá uma conferência para introduzir o tema, sobre Bioética e sua estrutura, com o professor Dalton Ramos. Em seguida, será promovida uma conferencia sobre o Início de uma vida nova, com a Dra. Cláudia Batista.

Já a tarde do primeiro dia será destinada aos casais e às famílias, com diversos temas: Valor humano da sexualidade; Planejamento familiar; e Filhos: dom ou direito. O "gran finale" do dia será o lançamento do site sobre a vida e a família, em conjunto com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que conterá todas as discussões acerca do tema, levantadas no Congresso. Além disso, a proposta é que o site seja permanentemente atualizado, para que as famílias possam se informar a respeito dos métodos naturais, por exemplo. O endereço do site será divulgado apenas durante o CEN 2010.

O segundo dia (15/5) será iniciado com 'Adoração pela Vida'. O primeiro tema do dia será acerca da Qualidade de cuidados no final da vida, com o professor Daniel Serrão, também membro da Pontifícia Academia para a Vida, que virá especialmente de Portugal para fazer a palestra. Nesse caso, Serrão discorrerá sobre os problemas éticos relacionados com o fim da vida. O tema seguinte será sobre a Queda da fecundidade e o envelhecimento no Brasil. Já o último assunto ficará por conta da Dra. Lenise, que, como citado anteriormente, falará sobre as Pistas de ação para a defesa da vida e da família. O Simpósio encerra-se com o assessor da CNBB, Pe. Luis Bento, que lançará o Diretório Nacional de Bioética.


Inscrições

Ao todo, serão abertas 900 vagas para os interessados no Simpósio de Bioética. Para que elas sejam preenchidas, as fichas de inscrição foram enviadas às dioceses. Então, o Simpósio está aberto para todos os agentes de pastoral, desde sacerdotes, religiosos até todo o povo de Deus. Mas a inscrição é realizada somente mediante as dioceses, que enviarão os delegados escolhidos para o Simpósio. Portanto, segundo o Pe. Eduardo, "os candidatos podem procurar seus respectivos bispos e mostrar o interesse. Já em Brasília, os fiéis devem ir direto aos párocos, que intermediarão as inscrições na capital federal".

quinta-feira, 25 de março de 2010

Pensamento do dia!

“Meu Deus, eu vos amo, e meu único desejo é amar-vos até o último suspiro da minha vida. Meu Deus infinitamente amável, eu vos amo e preferia morrer amando-vos a viver sem vos amar. Senhor, eu vos amo, e a única graça que vos peço é amar-vos eternamente... Meu Deus, se minha língua não pode dizer a cada instante que eu vos amo, quero que meu coração vo-lo repita tantas vezes quantas eu respiro” (São João Maria Vianney)

Dom João Braz de Aviz divulga o CEN 2010 em Aparecida do Norte

Cerca de 30 mil fiéis participaram da celebração transmitida pela TV e rádio Aparecida e TV Cultura.

O arcebispo metropolitano de Brasília, Dom João Braz de Aviz, visitou nos dias 13 e 14 de março o Santuário de Aparecida do Norte, em São Paulo, para divulgar o CEN 2010. Em seu primeiro dia de visita, Dom João celebrou uma missa na Basílica que leva o nome da santa mais popular entre os brasileiros. Em sua homilia, o arcebispo destacou que “a Eucaristia é uma realidade que transforma o fiel. Este deve seguir os passos do Mestre no caminho do perdão e do acolhimento sem julgamento”.

A programação do CEN foi divulgada e todos foram convidados a participar desse grande evento da Igreja no Brasil. “As famílias brasilienses se organizam para receber aqueles que estiverem inscritos. Elas também querem mostrar que são erroneamente associadas às práticas desonestas de alguns políticos que, ao se esquecerem do bem comum, buscam servir seus próprios interesses”, destacou Dom João.

No segundo dia de visitas, Dom João concelebrou uma missa com o arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Episcopal Latino Americana e do Caribe (CELAM), Dom Raymundo Damasceno. Cerca de 30 mil fiéis participaram da celebração transmitida pela TV e rádio Aparecida e TV Cultura. Na ocasião, Dom João convidou a juventude para a Vigília Jovem do Congresso. Logo após a missa, o arcebispo de Brasília concedeu entrevista para a Revista Aparecida.

Curso 7 Jovens do Evangelho

A Escola de Evangelização Santo André promove, de 26 a 28 de Março, o curso 7 Jovens do Evangelho e será ministrado pela Comunidade Católica Novo Ardor, de Brazlândia. O retiro é destinado a jovens acima de 15 anos e acontecerá na casa de retiro da capela N. S. do Rodeador, Incra 06, Brazlândia que fica ao lado da Escola Rural do Rodeador, às margens da DF 430.

A taxa de inscrição é de R$ 50,00 e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 8175-9425 com Felipe.

Música do Dia!

Comunidade Recado - SANGUE REDENTOR

quarta-feira, 24 de março de 2010

Via Sacra Planaltina - DF


TV católica dos EUA aposta em sermões 3D


TV católica dos EUA aposta em sermões 3D para atrair público jovem
Iniciativa da rede norte-americana CatholicTV foi inaugurada nesta terça.
Padre diz esperar que mensagem 'entre na sala' do espectador.

O padre Robert Reed, diretor da CatholicTV, apresenta a nova tecnologia aos fiéis Avatares e Chapeleiros Loucos já estão se apresentando em 3D nas salas de cinema, e o ogro Shrek virá em breve. Agora, uma rede de televisão católica nos Estados Unidos está acrescentando padres a essa lista.

O canal CatholicTV estreou programas em 3D nesta terça-feira (23) para tentar tornar a sua mensagem de fé mais vívida. A rede disponibilizou diversos dos programas em 3D na internet, encartou óculos especiais na revista mensal de programação e disse que também pretende transmitir programas ao vivo em 3D.

O diretor da CatholicTV, Robert Reed, afirmou que estava planejando introduzir o 3D na programação bem antes dos sucessos de "Avatar", de James Cameron, e "Alice no País das Maravilhas", de Tim Burton.

"É uma forma de mostrarmos que apostamos que nossa mensagem tem relevância e que usaremos tudo o que for possível para levar essa mensagem às pessoas", disse Reed, cuja rede de televisão atinge de 5 a 6 milhões de lares nos EUA através de diversas empresas de TV a cabo.

Stephen Prothero, professor de religião na Universidade Boston, aplaudiu a CatholicTV por se arriscar com a nova tecnologia na tentativa de atrair um público maior e mais jovem. Mas se os programas em 3D não forem atraentes, pondera, o tiro pode sair pela culatra e reforçar a noção de que a igreja católica está fora de sintonia com seus fiéis.

"Algumas vezes é melhor parecer retrô em 2D do que um mau 3D", afirmou. "Se manter moderno é um alvo difícil de atingir. James Cameron está melhor nisso do que o Papa Bento", continua.

Sem alienígenas azuis

A maioria dos programas da CatholicTV convertidoss para o 3D não é inédita. A intenção, mais do que impressionar, era mostrar ao espectador as possibilidades da nova tecnologia.

A mudança pode ser difícil de perceber, especialmente nos programas em estilo de talk-show do canal, cujo foco são sermões dos padres. O efeito se torna mais visível, por exemplo, na filmagem do rosário no Templo Nacional em Washington, DC, quando a câmera passeia por diversas obras de arte.

O padre Dan O'Connell, que apresenta há duas décadas o programa "We've got to talk" (Nós temos que conversar, em tradução literal), avisou aos espectadores para que não esperem ver alienígenas azuis ou explosões saindo da tela da CatholicTV.

Mas ele reconhece que a experiência em 3D pode reforçar a sua mensagem teológica da idade da pedra. "[A mensagem] vem até o espectador, ela sai da tela diretamente para a sala onde você está", defende O'Connell. "E isso é o que penso ser o fundamental da mensagem da CatholicTV, que Deus vem até nós constantemente."

Fonte: Globo.com

Música do Dia!!!

PAPA ENVIA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DO CARMO AO CHILE!!!

O papa Bento XVI doou uma imagem de Nossa Senhora do Carmo a uma delegação chilena que compareceu à audiência geral de hoje, como forma de transmitir apoio ao país, atingido por um terremoto de 8,8 graus no mês passado.

Saudando em espanhol os integrantes da delegação, entre eles o presidente da Conferência Episcopal Chilena, monsenhor Alejandro Goic Karmelic, o Pontífice explicou que a imagem irá "acompanhar os filhos deste país neste momento de dificuldade". O tremor de terra foi registrado na madrugada do dia 27 de fevereiro na região centro-sul do Chile e deixou cerca de 500 mortos e um prejuízo estimado em US$ 30 bilhões.

Durante a audiência geral, realizada na praça São Pedro, no Vaticano, Bento XVI reiterou a necessidade de proteger a vida "da concepção à morte natural", ao relembrar que amanhã é o Dia da Anunciação do Senhor. "O mistério da encarnação revela o particular valor e a dignidade da pessoa humana. Com todo o coração, me uno aos que mantêm diversas iniciativas a favor do respeito à vida e da promoção da nova sensibilidade social", afirmou o Papa.

Também hoje o Pontífice defendeu que o matrimônio só tem sentido na "relação entre homem e mulher", ao enviar uma mensagem aos participantes do X Fórum Internacional dos Jovens, que está sendo realizado em Roma com coordenação do Pontifício Conselho para os Leigos. "É preciso encorajar os jovens a descobrir a grandeza e a beleza do matrimônio: a relação entre o homem e a mulher reflete o amor divino de maneira toda especial, de modo que o vínculo conjugal assuma uma dignidade imensa", comentou Bento XVI.

Segundo o Papa, "em um contexto social em que muitas pessoas consideram o matrimônio como um contrato que pode ser infringido, é de vital importância compreender que o verdadeiro amor é fiel e possui o dom de ser definitivo".

Papa afirma que "entre fé e ciência não há oposição", mas amizade!!!

"Entre fé e ciência não há oposição. [...] Entre ciência e fé está a amizade, e os homens de ciência podem percorrer um autêntico e fascinante percurso de santidade", garantiu Bento XVI durante a Catequese desta quarta-feira, 24, na Praça de São Pedro.

.: NA ÍNTEGRA: Catequese de Bento XVI sobre sobre Santo Alberto Magno

Ao continuar o ciclo de catequeses sobre a cultura cristã na Idade Média, o Papa destacou a figura do dominicano Santo Alberto Magno, mestre de Santo Tomás de Aquino, com quem "instaurou uma relação de mútua estima e amizade, atitudes humanas que muito ajudam o desenvolvimento da ciência", complementa o Santo Padre.

Santo Alberto se ocupou, além de Teologia e Filosofia, com um amplo leque das disciplinas até então conhecidas, incluindo Física, Química, Astronomia e outras.

"Um homem de fé e de oração, como foi Santo Alberto Magno, pode cultivar serenamente o estudo das ciências naturais [...] porque tudo isso ajuda a alimentar a sede e o amor de Deus. [...] O estudo científico se transforma, então, em um hino de louvor", ressalta Bento XVI.

Com relação ao chamado de Santo Alberto para entrar na Ordem dos Pregadores, o Papa disse: "Muitas vezes, nos anos da juventude, Deus nos fala e nos indica o projeto de nossa vida. Como para Alberto, também para todos nós a oração pessoal, nutrida pela Palavra de Senhor, a frequência aos sacramentos e a orientação espiritual de homens iluminados são os meios para descobrir e seguir a voz de Deus".


Operação cultural

O Pontífice recordou a operação cultural empreendida por Santo Alberto, que acolheu e valorizou o pensamento de Aristóteles - filósofo grego e pagão -, elaborada de modo definitivo por São Tomás.

"Tudo o que é realmente racional é compatível com a fé revelada na Sagrada Escritura. Em outras palavras, Santo Alberto Magno contribuiu para a formação de uma Filosofia autônoma, distinta da Teologia e unida com ela apenas na unidade da verdade".

Assim, o Santo Padre salienta que os homens de ciência também podem percorrer um autêntico e fascinante percurso de santidade. Por fim, Bento XVI convidou a rezar para que não faltem à Igreja teólogos doutos, piedosos e santos, bem como a "sempre configurar-se à vontade de Deus para desejar e fazer tudo, somente e sempre, para a Sua glória".

Evangelho Quotidiano!!!

Quarta-feira da 5ª semana da Quaresma


Ver comentário em baixo, ou carregando aqui

Evangelho segundo S. João 8,31-42.

Então, Jesus pôs-se a dizer aos judeus que nele tinham acreditado: «Se permanecerdes fiéis à minha mensagem, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres.» Replicaram-lhe: «Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém! Como é que Tu dizes: 'Sereis livres'?» Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: todo aquele que comete o pecado é servo do pecado, e o servo não fica na família para sempre; o filho é que fica para sempre. Pois bem, se o Filho vos libertar, sereis realmente livres. Eu sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-me, porque não aderis à minha palavra. Eu comunico o que vi junto do Pai, e vós fazeis o que ouvistes ao vosso pai.» Eles replicaram-lhe: «O nosso pai é Abraão!» Jesus disse-lhes: «Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão! Agora, porém, vós pretendeis matar-me, a mim, um homem que vos comunicou a verdade que recebi de Deus. Isso não o fez Abraão! Vós fazeis as obras do vosso pai.» Eles disseram-lhe, então: «Nós não nascemos da prostituição. Temos um só Pai, que é Deus.» Disse-lhes Jesus: «Se Deus fosse vosso Pai, ter-me-íeis amor, pois é de Deus que Eu saí e vim. Não vim de mim próprio, mas foi Ele que me enviou.

Da Bíblia Sagrada

Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Orígenes (c. 185-253), presbítero e teólogo
Homilias sobre o Êxodo, n° 8 (a partir da trad. Sr Isabelle de la Source, Lire la Bible, t. 2, p. 174)

«Se permanecerdes fiéis à Minha palavra, sereis realmente Meus discípulos; então conhecereis a verdade, e a verdade tornar-vos-á livres»

«Eu sou o Senhor teu Deus que te tirei da terra do Egipto, da casa da servidão» (Ex 20, 2). Estas palavras não se dirigem apenas aos que já saíram do Egipto; dirigem-se sobretudo a ti que as ouves agora, se quiseres sair do Egipto. [...] Reflecte, pois: as coisas deste mundo e as acções da carne não serão essa casa de servidão e, ao contrário, a fuga às coisas deste mundo e a vida segundo Deus não serão a casa da liberdade, conforme o que o Senhor diz no Evangelho: «Se permanecerdes na Minha palavra, conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres»?

Sim, o Egipto é a casa de servidão; Jerusalém e a Judeia são a casa da liberdade. Escuta o que o Apóstolo Paulo declara a este respeito [...]: «A Jerusalém que é do alto é livre; é a mãe de todos nós» (Gal 4, 26). E, da mesma forma que o Egipto, esta província terrestre, é chamada «casa de servidão» para os filhos de Israel relativamente a Jerusalém e à Judeia, que são para eles a casa da liberdade, assim também, relativamente à Jerusalém celeste que é, pode-se dizer, a mãe da liberdade, o mundo inteiro, com tudo o que ele contém, é uma casa de servidão. Houve outrora, para castigo do pecado, uma passagem do paraíso da liberdade à servidão deste mundo [...]; por isso a primeira palavra dos mandamentos de Deus diz respeito à liberdade: «Eu sou o Senhor teu Deus que te tirei da terra do Egipto, da casa da servidão».

Será que ainda dá tempo?


Salmos ao vivo na canção nova - Gravação!!!

Especial Arquidiocese de Brasília 50 Anos



Conheça a história da Arquidiocese de Brasília, do seu nascimento até os dias de hoje, passando pelos seus arcebispos, suas primeiras paróquias e pioneiros, o VIII Congresso Eucarístico Nacional e a importância da Arquidiocese de Brasília para a cidade e o Brasil.

Clique aqui e saiba mais

X Acampamento da Misericórdia



X Acampamento da Misericórdia em Mariápolis, Pe. Bernado – GO. Confira a programação

SABADO 10 DE ABRIL DE 2010

Chegada: a partir das 10:00
Acolhida; animação: 14:00
Santa Missa presidida por D. Afonso: 15:00
Apresentação Dança - Grupo Mariápolis: 16:00
Pregação (D. Waldemar) - Eu lhe darei Água Viva: 16:15
Intervalo: 17:30
Encerramento da Novena: Ir Célia - 18:00
Banho - Jantar:18:40
Show (Lançamento do CD "Caminho Novo" com Roger Naves: 21:00
Encerramento com a Benção do Santíssimo.
Adoração Noturna com equipes e devotos voluntários.


DOMINGO 11 DE ABRIL DE 2010

Levantar: 6:00
Café da Manhã: 7:00
Procissão e Veneração: (Ir Patricia Queiroz): 7:30
Pregação (Ir Viviane Fdm) - "Do Coração Transpassado o Pai se revela": 9:00
Intervalo: 10:30
Pregação (Eliézer Júnior) - "No Coração de Deus encontrei o meu lugar": 11:00
Almoço: 12:40
Animação e preparação para S. Missa (Teatro Irmãs Fdm): 14:00
S. Missa (Frei Inaldo): 15:00
Encerramento: 17:00

Semana Santa 2010

Participe das Celebrações da Semana Santa no Santuário Dom Bosco – 702 Sul presididas por Dom João Braz, Arcebispo Metropolitano de Brasília. Confira os horários.

Domingo de Ramos, dia 28 de março, às 11 horas

Quinta-feira Santa, dia 1º de abril, ás 8 e meia, missa do Crisma; às 19 horas.

Sexta-feira Santa, dia 2 de abril, Celebração da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, às 15 horas.

Sábado Santo, dia 3 de abril, Solene Vigília Pascal com a benção do fogo, proclamação da Páscoa, Benção da Água Batismal e Liturgia Eucarística. Participe e leve sua vela.

Domingo de Páscoa, missas às 8, 11, 18 horas e 19 e trinta.

Celebre e viva a Páscoa do Senhor.
Transmissão de todas as celebrações pela Rádio Nova Aliança 710 AM e 103,3 FM.

terça-feira, 23 de março de 2010

Cerco de Jericó!!!

Jovens se reunirão em Roma para celebrar aniversário das JMJs!!!

Na próxima quinta-feira, 25, os jovens de Roma e das cidades vizinhas se reunirão para celebrar o aniversário do início das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que completa 25 anos no dia 28 de março, Domingo de Ramos.

O convite aos jovens foi feito pelo Papa Bento XVI no último domingo, 21, após a oração do Angelus. O Santo Padre recordou que "estas Jornadas Mundiais da Juventude foram queridas pelo venerável e amado João Paulo II. Por isso o encontro de festa reunirá a milhares de jovens provenientes de Roma e da região do Lácio".

Instituídas por João Paulo II, as Jornadas Mundiais da Juventude têm o objetivo de levar as novas gerações cristãs a entrarem em atitude de escuta da Palavra de Deus, descobrirem a beleza da Igreja e a viverem uma experiência forte de fé.

Paquistão: Cristão é queimado vivo por não se converter ao Islã!!!

Após as inúmeras queimaduras sofridas em um brutal ataque, morreu o motorista cristão de uma rica família da cidade paquistanesa de Rawalpindi que havia sido “queimado vivo” por um grupo de extremistas islâmicos porque tinha se recusado a se converter ao Islã. Foi o que noticiou o jornal online afiliado ao partido cristão local, o Pakistan Christian Post.

Arshad Masih, de 38 anos, tinha sofrido queimaduras em 80% do corpo e segundo os médicos do hospital Sagrada Família, onde estava internado, tinha poucas probabilidades de sobrevivência.

A mulher do cristão agredido, Martha Bibi, disse ainda ao jornal que foi estuprada por alguns policiais do quartel onde foi denunciar o caso. A violência ocorreu diante dos três filhos do casal que tem idade entre 7 e 12 anos. A mulher trabalhava como doméstica junto ao marido desde 2005 em uma família muçulmana de boas condições financeiras.

Nos últimos tempos emergiram alguns desentendimentos por causa da fé cristã que seguiam e porque se suspeitava de um furto ocorrido na casa. Masih recebeu pressões por parte de seu patrão para abraçar a religião muçulmana, mas teria se recusado, como informam algumas agências de notícia.

Nos últimos anos tem se repetido atos de violência contra a minoria cristã paquistanesa, que representa 1,6% da população. As organizações cristãs locais se mobilizaram ontem pedindo ao governo da província de Punjab que puna os responsáveis pelo homicídio e inicie uma investigação sobre a violência sexual ocorrida.

São Bento é auxílio para renovação da Europa, diz Cardeal Bertone!!!

O ideal de harmonia entre vida ativa e contemplativa expresso por São Bento de Núrsia "é sempre de grande atualidade", sobretudo no momento em que se percebe a urgência de "uma renovação ética e espiritual" da Europa.

Assim o secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, sublinhou o valor da mensagem do padroeiro do Velho Continente na celebração da festa litúrgica na manhã de domingo, 21 de março, na Abadia de Montecassino.

Antes de presidir a missa na basílica da Abadia, o secretário de Estado já havia evidenciado como a mensagem beneditina expressa ainda hoje um "acurado apelo à paz". Daí a esperança de que "a Regra de São Bento, guardiã de civilização, justiça, paz e fraternidade para a Europa de hoje e não somente, forme sobretudo os países em conflito entre si e pacifique, em particular, os 'pontos quentes' da terra no Oriente Médio, África e onde há o sofrimento da maioria da população".

Posteriormente, na homilia da Missa, o Cardeal Bertone dedicou sua atenção à realidade específica do continente europeu, denunciando "uma falta generalizada de ética". "Ainda hoje - explicou - a Europa está em busca de sua identidade. Para criar uma unidade nova e duradoura, são importantes os instrumentos políticos, econômicos e jurídicos", mas - acrescentou: "também deve-se suscitar uma renovação ética e espiritual que atinja as raízes cristãs do continente", onde "parece estar se espalhando de modo sutil atitudes anticristianismo radical e mortal".

Por isso, "o grande Abade permanece um professor, em cuja escola podemos aprender a arte de viver o verdadeiro humanismo". No terceiro milênio, urge inspirar-se em São Bento, tomando "consciência de novas exigências e requisitos e reiterar, ao memo tempo, a profunda adesão a valores perenes".

Anteriormente, introduzindo a própria reflexão, o celebrante havia dirigido aos presentes a saudação de Bento XVI e comentado o Evangelho das Bem-aventuranças. Citando alguns escritores medievais, explicou como eles viram no Monte Cassino quase um outro Sinai, de onde um novo Moisés anuncia para os monges e todos os povos a nova Lei de Cristo.

Enfim, definiu a Regra Beneditina como um "código de vida para milhares de discípulos espalhados em todas as regiões do continente e instrumento da Providência para educar as novas nações à fé, oração, ao trabalho, à paz, ao amor".

Ao término da Missa, o secretário de Estado também interveio sobre a carta pastoral do Papa aos católicos na Irlanda - após o escândalo dos abusos sexuais contra menores - desejando que ela seja adequadamente compreendida, "a começar pelos jornalistas e, depois, por todos os destinatários".

Com o cardeal, concelebraram o núncio apostólico na Itália, Arcebispo Giuseppe Bertello, o abade cassinense, Dom Pietro Vittorelli, e os bispos das dioceses vizinhas de Spreafico, Iannone e Loppa. Participaram, entre outros, o chanceler italiano Franco Frattini, o subsecretário da presidência do Conselhor, Gianni Letta, e o vice-presidente da Comissão Europeia, Antonio Tajani.

Entenda por que Igreja faz coleta em prol da Terra Santa!!!

Todos os anos, na Sexta-feira Santa, a Igreja se une em solidariedade à Terra Santa. A coleta que é feita nesse dia é destinada aos projetos e trabalhos da Igreja local.

Assista à reportagem


A Terra Santa, terra da revelação das diversas culturas, patrimônio religioso da humanidade e meta cotidiana de milhares de peregrinos, é também terra de contrastes, por que faltam os sinais da paz, proposto por todas as religiões.

Uma constante situação de conflito e insegurança produzem pobreza econômica e dificuldades sociais. Para muitos faltam as condições indispensáveis como habitação, trabalho e segurança.

O que seria dos lugares santos sem a presença dos cristãos? São, pelo menos, 400 mil cristãos, de todos os ritos, que vivem na Palestina, Jordânia e Israel. O que equivale a 2% de uma população total de 17 milhões de habitantes entre muçulmanos e judeus.

Uma vez ao ano, a Igreja em todo o mundo se une em solidariedade com a coleta em prol da Terra Santa.

A coleta é direcionada às Igrejas Orientais e a custódia da Terra Santa presente há oito séculos no Oriente Médio. Com a missão de guardar os lugares santos, acolher os peregrinos e desenvolver obras apostólicas.

O objetivo da coleta pró-Terra Santa é a de sensibilizar os fiéis do valor da solidariedade para com os católicos presentes na região e promover iniciativas para manutenção dos lugares santos que conservam a memória de Cristo.

Ocasião significativa para expressar comunhão com a pequena comunidade cristã na Terra Santa.

Conduza sua Família em Deus!!!!

Notícia Boa ou será ruim? Arruda não recorre de cassação do mandato!!!

José Roberto Arruda decidiu nesta segunda-feira, 22, não recorrer da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) que cassou na semana passada seu mandato de governador do Distrito Federal. O ex-governador está preso desde 11 de fevereiro por ter tentado subornar uma testemunha de um suposto esquema de pagamento de propinas no governo distrital.

"Recorrer seria prolongar o drama. Acatando a decisão do TRE, responderei os processos como cidadão comum, longe das paixões e dos interesses políticos. Saio da vida pública", escreveu Arruda em uma carta enviada aos seus advogados e protocolada no TRE.

A decisão de não recorrer anula os processos que tramitam na Câmara Legislativa do Distrito Federal --um que trata do impeachment de Arruda e outro que solicita à Casa autorização para abertura de inquérito criminal no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Como Arruda não estará mais à frente do Executivo local, o STJ também não mais dependerá de autorização da Câmara para processá-lo. Ou seja, ao deixar a vida pública, Arruda terá que responder aos processos criminais como cidadão comum. As duas ações penais que o STJ pretendia instaurar contra ele passam agora para a alçada do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), ao qual caberá o julgamento das denúncias feitas pelo Ministério Público (MP).

De acordo com o Ministério Público, Arruda usou notas fiscais falsas para justificar a compra de panetones com os R$ 50 mil que recebeu do ex-secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa. A cena aparece em um vídeo gravado pelo ex-secretário. Além disso, o STJ espera processar Arruda pela tentativa de suborno do jornalista Edson Santos, o Sombra, para que este desqualificasse as denúncias que originaram a Operação Caixa de Pandora. Na operação, a Polícia Federal desvendou um suposto esquema de corrupção que seria chefiado pelo então governador.

Cassação

Na última terça-feira, o TRE determinou a perda do mandato de governador, mas não de seus direitos políticos. Dessa forma, Arruda pode voltar a candidatar-se nas eleições de 2014, algo que seria vetado se sofresse um impeachment.

A decisão do TRE foi baseada em um pedido do Ministério Público Eleitoral, segundo o qual Arruda cometeu infidelidade partidária por ter deixado o DEM na esteira do escândalo. O tribunal considerou não haver justa causa para o pedido de desfiliação do ex-governador do Democratas, que o ameaçava com um processo de expulsão.

A Câmara Distrital já trabalha para a realização da eleição indireta que definirá o novo governador do DF. Tramita na Casa uma emenda que adequa a Lei Orgânica do DF à Constituição Federal, estabelecendo a realização desse pleito. Os deputados preparam também um projeto de lei a ser votado em plenário que regulamenta a eleição indireta.

Coloque Nsra. Senhora no seu namoro!!!

Câmara dos Deputados homenageia Campanha da Fraternidade!!!

A Câmara dos Deputados realiza hoje sessão solene em homenagem à Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 - Economia e Vida. A cerimônia foi proposta pelo deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR).

A campanha foi lançada em 17 de fevereiro pelas igrejas cristãs brasileiras, com objetivo de "ajudar a sociedade a construir uma economia a serviço da vida".

Como aconteceu em 2000 e 2005, é realizada de forma ecumênica pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) e não apenas pela Igreja Católica.

Você está cansado(a) sem lugar pra repousar? Descanse hoje no Coração de Jesus

segunda-feira, 22 de março de 2010

O que é o Sacramento da Eucaristia?

Padre Vagner Baia em Brasília!!!!

Papa pede desculpas às vítimas de abuso sexual!!!

Diante do crescente escândalo, o Papa Bento XVI assina uma Carta Pastoral dirigida à Igreja da Irlanda, totalmente consagrada à «situação dolorosa» provocada pelos escândalos de abuso sexual que atormentam o clero naquele país.

Bento XVI pediu desculpas às crianças vítimas de abuso sexual neste termos: «têm sofrido terrivelmente e eu estou arrependido». «Sinto vergonha e remorso», pode ler-se ainda nesta Carta Pastoral sem precedentes.

Na Carta, o Papa também anunciou uma investigação formal do Vaticano às dioceses, seminários e ordens religiosas irlandesas, afectadas pelo escândalo.

O Papa, e diante de repetidos escândalo de abuso sexual por padres na Igreja Católica, já tinha revelado a sua vontade de que com esta Carta possa «ajudar o arrependimento, cura e renovação».

Nas últimas semanas, o Vaticano tem feito um esforço por conter os danos de uma série de escândalos de abusos sexuais de crianças por padres da Irlanda, Alemanha, Áustria, Holanda, Espanha e Brasil.

Há já reacções na Irlanda a esta Carta Pastoral. Um representante vítimas do abuso sexual clerical diz-se profundamente decepcionado. «Nós sentimos que a carta está muito longe de resolver as preocupações das vítimas», disse Maeve Lewis, a directora executiva do grupo de vítimas «One in Four», à Reuters.

Maeve acrescenta que a Carta do Papa concentra-se na valorização negativa dos padres irlandeses sem reconhecer a responsabilidade do Vaticano.

O documento de Bento XVI também não exige a renúncia do chefe da igreja na Irlanda, o Cardeal Sean Brady, uma exigência deste grupo de apoio.

Acompanhem neste video:

http://diario.iol.pt/artmedia.html?id=1148838&pagina_actual=1&tipo=2&mul_id=13235532

Bento XVI agradece por concerto em sua homenagem!!!

O papa Bento XVI disse hoje, ao agradecer pelo concerto de música clássica apresentado em sua homenagem, que a arte é capaz de comunicar a "beleza, que também é boa e verdadeira, através dos meios sensíveis".

O evento foi realizado por ocasião do dia de São José, o santo que inspirou o nome de batismo do Pontífice alemão, Joseph Ratzinger. Na Itália, é tradição que as pessoas comemorem seus onomásticos.

A peça "As Sete Últimas Palavras do Nosso Salvador na Cruz" foi composta em 1786 pelo austríaco Franz Joseph Haydn e executada hoje pelo quarteto de cordas Henschel e pela meio-soprano Susanne Kelling.

Segundo o Papa, o concerto, apresentado na Sala Clementina do Palácio Apostólico, é "um exemplo sublime de como a arte pode se conjugar à fé".

Bento XVI agradeceu a todos e parabenizou os músicos. Esteve presente à comemoração o subsecretário de Governo da Itália, Gianni Letta.

Por ocasião de seu onomástico, Bento XVI foi saudado hoje por autoridades políticas e eclesiásticas. O presidente italiano, Giorgio Napolitano, enviou a ele um telegrama expressando seus "calorosos votos de felicidade".

Pouco antes do início do concerto, o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, disse que o Pontífice é "um testemunho corajoso no caminho acidentado da história".

Como viver bem a última semana da Quaresma!!!


"Não julgar e não condenar o próximo", pede o Papa neste domingo!!!

"Aprendamos do Senhor Jesus a não julgar e a não condenar o próximo", foi o pedido do Papa Bento XVI, antes do Angelus deste domingo, 21, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

O Santo Padre refletiu sobre o Evangelho deste domingo, da mulher adúltera e as palavras de Jesus: "aquele de vós que estiver sem pecado seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. "Estas palavras estão cheias da força desarmante da verdade, que abate o muro da hipocrisia e abre as consciências a uma justiça maior: a do amor, em que consiste a realização plena de cada preceito. É a justiça que salvou também Saulo de Tarso, transformando-o em São Paulo".

"Deus deseja para nós somente o bem e a vida; ocupa-se da saúde da nossa alma através dos seus ministros, libertando-nos do mal com o Sacramento da Reconciliação, para que ninguém se perca, mas todos se possam converter", acrescentou o Papa.

Neste ano sacerdotal, Bento XVI exortou os pastores a imitar São Cura d’Ars no ministério do perdão sacramental, para que os fiéis redescubram o seu significado e beleza e sejam restabelecidos pelo amor misericordioso de Deus, o qual chega ao ponto de esquecer voluntariamente o pecado para nos perdoar.

O Papa concluiu convidando todos a aprender do Senhor Jesus a não julgar e a não condenar o próximo. “Aprendamos a ser intransigentes com o pecado - a partir do nosso – e indulgentes com as pessoas. Que nisto nos ajude a santa Mãe de Deus que, isenta de qualquer culpa, é medianeira de graça para cada pecador arrependido".

Depois da recitação do Angelus o Papa recordou que no próximo domingo - Domingo de Ramos-, ocorre o 25º aniversario do inicio das Jornadas Mundiais da Juventude, uma criação do Venerável João Paulo II. Por isso, Bento XVI convidou os jovens de Roma de do Lacio a se reunirem na próxima quinta feira, 25, a partir das 19 horas, para um encontro especial de festa.